Autor Tópico: virtualbox ou wine  (Lida 3670 vezes)

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
virtualbox ou wine
« Online: 18 de Junho de 2010, 08:31 »
vejo muitos usuarios fazendo perguntas sobre o wine para rodar o windows, e diante de tantos problemas fico perguntando qual a diferença entre rrodar o windows pelo wine ou roda-lo numa máquina virtual, fico com a impressão de que com a máquina virtual seja mais prático e rápido exigindo menos configurações. é isso? ouentão qual a vantagem ou desvantagem de cada um deles?  ???
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: virtualbox ou wine
« Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2010, 10:46 »
Cara, essa de rodar o windows pelo wine é novidade para mim, mas lá em casa usamos algumas aplicações (softwares) que rodam no windows, pelo wine.
Quanto ao windows completo, isso é coisas para a máquina virtual.
Aproveito até para confirmar se esse negócio é sério: o wine roda o windows ou apenas aplicativos que rodam no windows?
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: virtualbox ou wine
« Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2010, 11:16 »
Acho que ele quis dizer rodar programas do windows pelo wine?
A diferença é a mesma entre laranjas e maçãs... são duas coisas distintas.
O wine tenta interpretar um programa nativo do windows e faz a ligação dele com os recursos do linux... enquanto o virtualbox virtualiza o sistema inteiro, então você estará rodando os programas no ambiente nativo diretamente.

ps: por favor tente não criar posts inteiros em itálico pois fica ruim de ler, dependendo do monitor, da resolução e da cegueira.
Googling since 1999.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: virtualbox ou wine
« Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2010, 12:18 »
desculpe o itálico
quis realmente dizer rodar aplicativos com o wine
a minha duvida é não é melhor rodar no próprio windows numa maquina virtual?
não seria melhor o rendimento
ou é mais pratico ter o wine instaldao e rodar os aplicativos com ele ???
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: virtualbox ou wine
« Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2010, 12:36 »
Em casa, vivemos com as duas opções:
a) rodamos aplicativos do windows no wine - funcionam bem;
b) virtualizamos todo o windows pelo virtualbox - funciona perfeitamente.
Um dia fiz esse questionamento para um colega e em grandes linhas a resposta foi:
"- Por quê brincar com uma boneca inflável (wine e virtual) se, dependendo da necessidade, você pode ter uma namorada de verdade (instalar o windows em outra partição)?"
Fica esse ponto para sua reflexão...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline sot-legend

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: virtualbox ou wine
« Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2010, 12:38 »
Boa tarde amigos,

Vou esclarecer para vocês, o WINE é um programa que serve para rodar aplicativos do Windows enquanto a máquina virtual emula todo o OS. A desvantagem de usar algum programa na máquina virtual é que a mesma tem de possuir no máximo metade da memória ram que a máquina possui, enquanto com o Wine você pode rodar usando toda sua capacidade de memória, por isso é bom você analisar e ver qual dos 2 jeitos é o melhor no seu caso.

Espero ter ajudado...
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: virtualbox ou wine
« Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2010, 17:16 »
a minha duvida é não é melhor rodar no próprio windows numa maquina virtual?
não seria melhor o rendimento
ou é mais pratico ter o wine instaldao e rodar os aplicativos com ele ???

Rodar no próprio windows sempre vai ser mais "fácil" pro programa... no sentido de que o programa vai estar rodando no ambiente nativo dele. Só que, a menos que você tenha um computador muito bom, a virtualização sempre vai ter um desempenho um pouco menor do que se tivesse rodando o windows direto... Então, por exemplo, se fosse rodar um jogo 3D pelo virtualbox, ia ficar muito lento.

Apesar do wine também ter um desempenho um pouco menor do que se estivesse rodando o programa direto no windows, mas ele ainda é um pouco mais rápido que a virtualização... mas por outro lado tem alguns probleminhas de compatibilidade, dependendo do programa.

Então os dois tem prós e contras... vai depender do que você pretende usar.
Googling since 1999.

Offline luquete

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: virtualbox ou wine
« Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2010, 19:20 »
bom, se você quer trabalhar e aproveitar o maximo de recursos que
os dois sistemas oferece e ainda mais, sem que precise
sacrificar tanto o seu HD, usar uma maquina virtual é ótimo. Prefiro o Virtual Box
ou Vmwere

Offline mauricio_luciano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: virtualbox ou wine
« Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2010, 03:56 »
Em alguns casos um dual boot é a melhor solução, como no caso dos jogos ou de algum aparelho que não é suportado no Linux, as vezes a maquina virtual não da conta. E a propósito... o wine é um emulador ou não é?  ::)
« Última modificação: 19 de Junho de 2010, 03:58 por mauricio_luciano »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: virtualbox ou wine
« Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2010, 10:09 »
Em alguns casos um dual boot é a melhor solução, como no caso dos jogos ou de algum aparelho que não é suportado no Linux, as vezes a maquina virtual não da conta. E a propósito... o wine é um emulador ou não é?  ::)

Não é. Nome já diz, é um acrônimo recursivo, Wine Is Not Emulator.

Offline VonNaturAustreVe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: virtualbox ou wine
« Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2010, 10:30 »
desculpe o itálico
quis realmente dizer rodar aplicativos com o wine
a minha duvida é não é melhor rodar no próprio windows numa maquina virtual?
não seria melhor o rendimento
ou é mais pratico ter o wine instaldao e rodar os aplicativos com ele ???

Isso e relativo, quando preciso de algo exclusivo do windows, verifico a princípio se o wine pode executar se ele não puder, eu apelo para o virtual box.

[]'s
Visitem meu blog :)

Offline ricksouto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: virtualbox ou wine
« Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2010, 15:09 »
Eu sou iniciante em linux, é a terceira vez que tento migrar para o linux e finalmente eu achei uma distribuição que me agradou pra valer (Ubuntu Netbook remix 10.04), estou fazendo meus trabalhos da faculdade sem problema algum. Porém abandonar pra valer o Windows eu acho difícil, pois, eu gosto de jogos e na minha opinião o Linux é muito fraco em jogos.

a) rodamos aplicativos do windows no wine - funcionam bem;

Sobre rodar aplicativos no wine, eu já tentei usar o windows live messenger e não obtive exito ainda, porém pelo o que eu vi na internet, há uma lista de softwares que rodam perfeitamente sem praticamente nenhuma perda de desempenho, acho uma solução muito interessante pra quem precisa rodar um aplicativo do Windows.

b) virtualizamos todo o windows pelo virtualbox - funciona perfeitamente.

A questão de virtualização eu achei interessante pelo fato de poder treinar redes e fazer diversos testes. Aqui estou usando o Virtualbox e rodei o Windows Xp e 98 sem problema algum.

Um dia fiz esse questionamento para um colega e em grandes linhas a resposta foi:
"- Por quê brincar com uma boneca inflável (wine e virtual) se, dependendo da necessidade, você pode ter uma namorada de verdade (instalar o windows em outra partição)?"
Fica esse ponto para sua reflexão...

Eu acho interessante manter 2 sistemas no computador, porém só se for o caso de algo que não rode bem em máquinas virtuais ou no wine (no meu caso, jogos), porém, para qualquer outro programa eu acho interessante uma
máquina virtual sim, porque é um saco ter que reiniciar o pc toda vez que precisar usar um aplicativo Windows.

Concluindo, o Linux pelo o que pude ver tem algumas coisas que precisam ser melhoradas (assim como no Windows), mas essas últimas versões estão nota 10, há diversos softwares nativos que são similares e são ótimos, sobre o Gimp eu nunca tentei usar, vou dar uma olhada, caso seja interessante eu abandono de vez o photoshop, pois eu já troquei o dreamweaver pelo aptana.  


« Última modificação: 19 de Junho de 2010, 15:11 por ricksouto »