Autor Tópico: Mais que iniciante  (Lida 5978 vezes)

fabdiniz

  • Visitante
Mais que iniciante
« Online: 04 de Junho de 2006, 18:02 »
Vou instalar o Ubuntu pra mim, quero fazer roda junto com o Windows XP.
Li e reli os tópicos aqui mas ficou dificil pra mim e didático demais algumas respostas.

Primeira pergunta
O que eu tenho que baixar?? E onde encontro?

fabdiniz

  • Visitante
Vamos lá pessoal
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2006, 18:46 »
Eu baixei o Ubuntu Desktop para AMD 64, agora não sei se tenho que colocar em um cd e fazer o boot por ele para instalar ou se posso fazer uma imagem com o Alcohol e instalar por ele.
Nem sei ao menos se o Desktop Ubuntu é o OS.
Quero instalar com o windows rodando, não quero tirar o Windows para ter que instalar, é possível??

AJUDA!

fabdiniz

  • Visitante
Mais que iniciante
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2006, 18:50 »
O que eu uso para particionar sem ter que formatar?

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Instalação
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2006, 18:58 »
Esqueça o Ubuntu Desktop, baixe o Ubuntu Alternate se realmente pretende instalar o sistema operacional em sua máquina com possibilidade de particionar ao seu critério.

Agora, digite no Terminal o comando discriminado abaixo:

Código: [Selecionar]
alan@ubuntu:~$ wget -c http://mirror.cs.umn.edu/ubuntu-releases/6.06/ubuntu-6.06-alternate-i386.iso
Feito o download do arquivo de imagem, agora vamos tratar de instalar o Dapper pelo modo tradicional e com um esquema de particionamento inteligente.

Você já leu alguma vez o guia sobre instalação feito pelo Carlos E. Morimoto? Dê uma olhada no material e aprenda algo sobre o assunto, clique aqui.

Eu vou aguardar você falar quantos HD's estão a sua disposição, o tamanho deles e os sistemas operacionais instalados na sua máquina, atualmente, para poder lhe ajudar mais.

Offline rafaeldp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Mais que iniciante
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2006, 19:33 »
opa arsolto olha vc aki de novo...eheh....bom q bom q vc se dispos a ajudar aki....pq possuo as mesmas duvidas q ele!!!!
AMD 64 2.8ghz
GeForce FX 5500 256mb XFX
Placa Mãe ASUS K8N chipset nforce 3 250gb
Memoria Kingston 512mb
HD Samsung 40gb IDE e 80gb SATA

Offline rafaeldp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Mais que iniciante
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2006, 19:35 »
ahhh cara....foi mal eu te add no msn sem pedir permissao...eh q eu vi q voce entende de linux o bastante para me ajudar a entrar nessa maravilha do mundo linux!!!!
AMD 64 2.8ghz
GeForce FX 5500 256mb XFX
Placa Mãe ASUS K8N chipset nforce 3 250gb
Memoria Kingston 512mb
HD Samsung 40gb IDE e 80gb SATA

fabdiniz

  • Visitante
Re: Instalação
« Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2006, 20:40 »
Citação de: "arsolto"
Esqueça o Ubuntu Desktop, baixe o Ubuntu Alternate se realmente pretende instalar o sistema operacional em sua máquina com possibilidade de particionar ao seu critério.

Agora, digite no Terminal o comando discriminado abaixo:

Código: [Selecionar]
alan@ubuntu:~$ wget -c http://mirror.cs.umn.edu/ubuntu-releases/6.06/ubuntu-6.06-alternate-i386.iso
Feito o download do arquivo de imagem, agora vamos tratar de instalar o Dapper pelo modo tradicional e com um esquema de particionamento inteligente.

Você já leu alguma vez o guia sobre instalação feito pelo Carlos E. Morimoto? Dê uma olhada no material e aprenda algo sobre o assunto, clique aqui.

Eu vou aguardar você falar quantos HD's estão a sua disposição, o tamanho deles e os sistemas operacionais instalados na sua máquina, atualmente, para poder lhe ajudar mais.


Bom, estou baixando o Alternate, e deixei o Desktop de lado por enquanto.
Não tenho terminal porque estou em windows xp, tenho um HD de 80GB e um outro de 10GB que no momento está parado.

Colei http://mirror.cs.umn.edu/ubuntu-releases/6.06/ubuntu-6.06-alternate-i386.iso isto no navegador para começar a baixar.
mas deu que o servidor não foi encontrado.
Vou baixar de outro mirror que o site oficial do Ubuntu oferece.

Eu já li sim o guia :)

No aguardo e trabalhando.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Gparted
« Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2006, 21:04 »
Ok, fabdiniz, gostei de saber que você já leu o Guia feito pelo Morimoto.

O que você quer dizer com HD parado? Significa que não está dentro do computador? Não está acoplado a máquina? Explica direito, fabdiniz!

Você pode instalar os dois sistemas operacionais no mesmo HD, basta dividir o HD em dois, ou seja, particioná-lo. É como se houvessem dois HDs em um, entendeu?

Existe vários programas que criam partições, como o Gparted, sem ter que formatar os discos rígidos, mas eu nunca fiz uso de nenhum deles.

fabdiniz

  • Visitante
Re: Gparted
« Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2006, 21:14 »
Citação de: "arsolto"
Ok, fabdiniz, gostei de saber que você já leu o Guia feito pelo Morimoto.

O que você quer dizer com HD parado? Significa que não está dentro do computador? Não está acoplado a máquina? Explica direito, fabdiniz!

Você pode instalar os dois sistemas operacionais no mesmo HD, basta dividir o HD em dois, ou seja, particioná-lo. É como se houvessem dois HDs em um, entendeu?

Existe vários programas que criam partições, como o Gparted, sem ter que formatar os discos rígidos, mas eu nunca fiz uso de nenhum deles.


Dois HDS, esse de 10GB está dentro da máquina mas eu desconectei os cabos, por isso está parado.
O HD de 80GB quando instalei o windows dividi para 2 partições C e D, na D ficam meus arquivos e na C o sistema operacional Windows.
O que eu devo fazer, usar talvez o Gparted (funciona no windows?) para criar uma partição de uns 5GB para o Ubuntu Alternate?

Estou baixando já o Alternate, está em 12%.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
O modo tradicional
« Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2006, 21:33 »
Aceite minha sugestão: procure o modo mais fácil e tradicional de se fazer as coisas. Faça o backup dos arquivos que lhe interessam através do HD de 10Gb. Depois, instale o Windows no outro HD, novamente, e particione o disco deixando espaço maior para o sistema operacional da Microsoft e menor para o Ubuntu (15Gb é o suficiente, ao menos para mim) e formate o disco rígido.

Agora, instale o Ubutnu Dapper Drake com base na dica de Carlos E. Morimoto em seu Guia referente ao sistema operacional. Caso queira aprofundar seus estudos sobre particionamento, leia o conteúdo deste material produzido pelo sítio FreeBSD Handbook.

Eu não tenho experiência com programas particionadores de discos, por isso, não poderei lhe ajudar no manuseio deles.

fabdiniz

  • Visitante
Re: O modo tradicional
« Resposta #10 Online: 04 de Junho de 2006, 22:22 »
Citação de: "arsolto"
Aceite minha sugestão: procure o modo mais fácil e tradicional de se fazer as coisas. Faça o backup dos arquivos que lhe interessam através do HD de 10Gb. Depois, instale o Windows no outro HD, novamente, e particione o disco deixando espaço maior para o sistema operacional da Microsoft e menor para o Ubuntu (15Gb é o suficiente, ao menos para mim) e formate o disco rígido.

Agora, instale o Ubutnu Dapper Drake com base na dica de Carlos E. Morimoto em seu Guia referente ao sistema operacional. Caso queira aprofundar seus estudos sobre particionamento, leia o conteúdo deste material produzido pelo sítio FreeBSD Handbook.

Eu não tenho experiência com programas particionadores de discos, por isso, não poderei lhe ajudar no manuseio deles.



vou fazer isso então só deixar baixar o Alternate e vou reinstalar o Windows particionando a unidade C em duas, uma para cada OS.
Depois se eu tiver algum problema eu volto aqui ;) obrigada

Offline migraineboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Mais que iniciante
« Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2006, 09:03 »
Não esqueça de converter o HD que vc usará para alocação de arquivos para FAT32, desse modo vc poderá utilizá-lo com ambos os OS, ok?

Offline rafaeldp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Mais que iniciante
« Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2006, 18:18 »
Cara.!!! achei oq eu e vc estamos procurando...como particionar sem formatar....aqui vai um tutorial explicando certinho como ter o Windows e o Linux no mesmo pc!!!! http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=113
AMD 64 2.8ghz
GeForce FX 5500 256mb XFX
Placa Mãe ASUS K8N chipset nforce 3 250gb
Memoria Kingston 512mb
HD Samsung 40gb IDE e 80gb SATA