Autor Tópico: tim web - modem onda  (Lida 2752 vezes)

Offline AdrianoGomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
tim web - modem onda
« Online: 17 de Junho de 2010, 09:05 »
Bom dia a todos, verifiquei e não encontrei nenhum tópico sobre esse assunto, tenho um modem 3g da tim e conecto normalmente depois de ter realizado algumas configurações aqui informadas, mas as vezes cai a conexão e o Ubuntu não encontra o modem, preciso reiniciar o notebook para ser encontrado e conectar novamente.
agradeço desde já

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: tim web - modem onda
« Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2010, 10:06 »
Qual a versão do seu Ubuntu?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: tim web - modem onda
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2010, 14:47 »
Bom dia a todos, verifiquei e não encontrei nenhum tópico sobre esse assunto, tenho um modem 3g da tim e conecto normalmente depois de ter realizado algumas configurações aqui informadas, mas as vezes cai a conexão e o Ubuntu não encontra o modem, preciso reiniciar o notebook para ser encontrado e conectar novamente.
agradeço desde já


Reforço a pergunta do zekkerj e mais qual seu modelo do tim web??

Por que estou perguntando ?

Uso tim web msa501hs e ubuntu 10.04 64bits, acontece o mesmo problema comigo.!!

E ainda não descobri a solução.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline andre.lima

  • Linuxes Games
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Linux Gamer
    • Ver perfil
Re: tim web - modem onda
« Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2010, 16:32 »
 Oi pessoal,

Também vou colocar a net 3G no meu laptop.
Por enquanto o que sei é que tem que baixar uns arquivos no 4shared

 www.4shared.com/file/183881134/688ee65f/driver_tim_ondatar.html

Deixe na pasta meus documentos por enquanto.

Depois vai no synaptic e procura dois arquivos lá e instale-os:

- libusb-dev
- usb-modeswitch

Também dá pra baixar pelo packages.ubuntu.com e instalar pelo instalador de pacotes .deb do Lucid (meu caso).
Neste último caso vc pode baixar de um PC com Windows e salvar num pen drive. Depois leva ao PC com Linux e
instala pelo instalador de pacotes .deb. É só marcar a opção abrir com instalador...
Se instalar pelo site de pacotes não se esqueça de baixar também todas as dependências que estão com bolinha
vermelha na frente. Pelo synaptic é automático o download das dependências pelo que sei... e a instalação também. Mas tem que ter net no linux pra isso...hehehe.

Bom, por enquanto só fiz isso. Ainda vou pegar meu modem. Quando for instalar posto mais informações.
Se alguém tiver mais idéias...
 8)

Ubuntero, UAI!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: tim web - modem onda
« Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2010, 01:26 »
andre, deixa eu te dar uma idéia...

Aliás, essa tal idéia fica como conselho pra todo mundo que usa Linux, não importa há quanto tempo use.

Evitem usar arquivos baixados de fontes não-confiáveis. E por fontes confiáveis, eu considero apenas os repositórios da própria distribuição, e o site do desenvolvedor do pacote.

Definitivamente, 4shared, rapidshare, etc., não são fontes confiáveis. A coisa mais fácil de fazer é meter um rootkit nesses pacotes. Colocados num site que não tem compromisso com a qualidade dos arquivos que fornece, são um prato cheio pra divulgação de pragas.

Desculpa colocar a coisa desse jeito, andre.lima; não estou, de forma nenhuma, te acusando de nada, nunca foi minha intenção.

Mas os modems 3G não precisam de nenhum driver. Tudo que você precisa fazer é dizer ao sistema como lidar com eles; e pra isso, há o pacote "usb-modeswitch", que vai funcionar tanto melhor quanto mais novos sejam os dados de reconhecimento dos modems que vc use.

O repositório traz a parte dos dados atualizada até janeiro deste ano. O pacote do site dos desenvolvedores, se não me engano, está atualizada até maio, pelo menos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline andre.lima

  • Linuxes Games
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Linux Gamer
    • Ver perfil
Re: tim web - modem onda
« Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2010, 08:53 »
Obrigado Zekkerj. Sou um Newbie no Ubuntu. Ainda estou aprendendo. Mas tens razão. Melhor evitar
instalar drivers de fontes não confiáveis.

 ;D
Ubuntero, UAI!

Offline andre.lima

  • Linuxes Games
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Linux Gamer
    • Ver perfil
Re: tim web - modem onda
« Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2010, 09:26 »
O toso51 deu uma ótima dica em outro tópico parecido:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,67965.msg379662.html#msg379662
Ubuntero, UAI!