Dicas para o OpenOffice

Iniciado por Falco90, 16 de Junho de 2010, 12:49

tópico anterior - próximo tópico

Falco90

Assim como no Firefox, o OpenOffice pode ser expandido através de extensões, que podem ser instaladas através do menu "Ferramentas > Gerenciador de extensão". A idéia de implantar o recurso veio justamente do sucesso das extensões do Firefox, por isso o link "Obtenha mais extensões aqui" e outras semelhanças não são mera coincidência.

Você pode ver as extensões disponíveis no http://extensions.services.openoffice.org/. Aqui vão alguns exemplos de extensões úteis. Ao baixar, é importante verificar a compatibilidade, já que muitas extensões funcionam apenas no o 2.x, deixando de lado o 3.0, ou vice-versa:

Sun PDF Import: O OpenOffice inclui suporte à geração de arquivos em PDF desde que o mundo é mundo. Essa extensão complementa os recursos nativos oferecendo também a possibilidade de importar documentos em PDF para edição.
Tabbed Windows: Como o nome sugere, essa extensão adiciona suporte a tabs dentro da janela do OpenOffice (muito similar às tabs do Firefox), o que acaba sendo bastante útil ao editar muitos documentos simultaneamente.
MultiDiff: Embora a compatibilidade com os documentos do Office não seja mais um grande problema, você ainda tem o trabalho de converter os documentos manualmente na hora de salvar. Essa extensão torna o processo mais automático, permitindo salvar o documento em diversos formatos simultaneamente.
OpenOffice.org2GoogleDocs: Permite importar e exportar documentos diretamente para uma conta do Google Docs, integrando o OpenOffice "à nuvem". Um dos pontos fortes dessa extensão é que ela permite que você combine os recursos de edição do OpenOffice e o corretor ortográfico com as funções de compartilhamento do Google Docs.
Writer's Tools: Esta é mais uma extensão que integra o o à web, permitindo traduzir trechos usando o tradutor do Google, fazer busca de significado de palavras em várias referências, fazer backup de documentos por e-mail e assim por diante.

Outra dica é que, por default, o OpenOffice não inclui um corretor gramatical, oferecendo apenas o corretor ortográfico. A diferença entre os dois é que o corretor ortográfico se limita a procurar erros de escrita nas palavras, enquanto o corretor gramatical verifica a estrutura das frases, indicando erros de concordância e outros problemas. Em resumo, o corretor ortográfico avisa quando você escreve "traveção", enquanto o corretor gramatical reclama se você escrever "os travessão".
O melhor corretor gramatical disponível para o o (e o único open-source) é o CoGrOO (http://cogroo.sourceforge.net/), que foi originalmente desenvolvido pela FAPESP.

Fonte: http://www.gdhpress.com.br/blog/dicas-openoffice/

Obs: Tambem deve funcionar no Broffice, e novas dicas são bem vindas.

irtigor

Não uso muito o openoffice, mas tenho instalado o vero (corretor ortográfico: http://www.broffice.org/verortografico/baixar) e o dicsin (dicionário de sinônimos: http://www.dicsin.com.br/content/download.php ).

O único que eu realmente uso é o vero mas é como extensão para o firefox.

Holmes

Oi pessoal,

Gostei das dicas!

vlw fwi, Viva 8)
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

Mikael

Otimas dicas! :)
Deveriam dar mais importância a criação de extensões de qualidade pois foi assim que o Firefox começou a ganhar espaço frente ao Explorer.

alevian

A proposito deste tópico, tenho uma dúvida.

No Mandriva, estou começando a operar com o Sun Builder Report, uma extensão do Open Office.

Acabei de baixar o Br Office, para o Ubuntu Lucid.

No entanto, na tela aparece só o editor de texto, a planilha, o banco de dados e o programa de apresentação, mas não o openoffice.org, que é onde a gente pode configurar o "chamamento" das extensões.

Por outro lado, se eu baixo o Sun Builder Report, ele não consegue abrir.

Alguém saberia como fazer para aparecer o openoffice.org na minha lista de programas do Ubuntu?

Obs.: Fiz a instalação pelo Synaptic, pois tentei de outro jeito e não consegui (não encontrava os *deb!).
Linux User 586375

Mikael

Como assim "chamamento"?
Por que vc não vai no gerenciador de extensão que tem writer, por exemplo?

alevian

Grato!

Entrei no gerenciador de extensões, do Editor de Textos, do Br Office 3.2, fiz por lá o "download" do arquivo e mandei "aplicar".
Agora posso tentar aprender a mexer com relatórios também pelo Ubuntu!

Não sabia que, "puxando" pelo Editor, funcionaria no Banco de Dados.

Imaginei que cada programa gerenciasse suas próprias extensões.

De qualquer forma, se alguém souber como colocar openoffice.org nas opções, apreciaria ainda aprender.
Linux User 586375

irtigor

Citação de: alevian online 03 de Julho de 2010, 19:19
Grato!

Entrei no gerenciador de extensões, do Editor de Textos, do Br Office 3.2, fiz por lá o "download" do arquivo e mandei "aplicar".
Agora posso tentar aprender a mexer com relatórios também pelo Ubuntu!

Não sabia que, "puxando" pelo Editor, funcionaria no Banco de Dados.

Imaginei que cada programa gerenciasse suas próprias extensões.

De qualquer forma, se alguém souber como colocar openoffice.org nas opções, apreciaria ainda aprender.

Clica com o botão direito no menu > selecione a opção "Editar menus" > clica em "Escritório" > clica em "Novo item"

O comando deve ser "openoffice.org" (todo em minusculo mesmo), o ícone, nome e comentário pode ser qualquer um.

Espero que seja isso.

Mikael

Já que estamos tirando dúvidas do Open/Br office, como se faz para numerar as páginas no Writer? dei uma vasculhada mas não encontrei.

platao

Matadoras as dicas, parabens!!!
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

alevian

Bom...

Essa da numeração de páginas eu sei!

Inserir, campos... tá lá!

E você pode, antes, criar um rodapé. E botar o número no rodapé, bem como o total de páginas, que também tá no total de páginas...

Nomalmente, boto:
rodapé
e no rodapé insiro o número da página
seguido de uma barrinha "/"
e do "total de páginas"

Exemplo: 8/20

Boa sorte!

P.S.:  Tentei seguir a dica do colega, clicando com o botão direito, abrindo "menus", mas encontrei apenas Br Office fórmulas" - ainda não é o que procuro. Mas grato pela atenção! E o que importa é que já está funcionando, com ou sem openoffice.org...
Linux User 586375

irtigor

alevian olha de novo e faz passo a passo. "openoffice.org" só está acessível pelo terminal, se seguir o que eu falei você vai criar uma entrada no menu para acesso "visual".

Adriano R.N.

Uma das grandes vantagens desse belíssimo programa é que tem uma ajuda muito robusta, é só saber ler que tem quase tudo na ajuda do próprio aplicativo, principalmente para writer e calc.
Destaco isso pois alguns aplicativos só aprendemos fuçando.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Mikael

CitarBom...

Essa da numeração de páginas eu sei!

Inserir, campos... tá lá!

E você pode, antes, criar um rodapé. E botar o número no rodapé, bem como o total de páginas, que também tá no total de páginas...

Nomalmente, boto:
rodapé
e no rodapé insiro o número da página
seguido de uma barrinha "/"
e do "total de páginas"

Exemplo: 8/20

Boa sorte!

P.S.:  Tentei seguir a dica do colega, clicando com o botão direito, abrindo "menus", mas encontrei apenas Br Office fórmulas" - ainda não é o que procuro. Mas grato pela atenção! E o que importa é que já está funcionando, com ou sem openoffice.org...
Vlwl, pela dica.  :)
O legal do SL é essa troca de favores, conhecimento produzido e reproduzido.

dom diniz

Gente

Estou prucurando uma solução para um probleminha chato. Todos os meus documentos estão com problemas de paginação, tanto os que eu criei antes de atualizar o sistema quanto os que eu crio agora.

Uso o procedimento normal para criação de página ( inserir roda-pé e depois inserir campos > número de página) mas no lugar de aparecerem as páginas aparece a palavra "número de página". Estou tendo dificuldades para resolver esse problema.

Parece que ele ja foi resolvido no OpenOffice 3.2.1, mas no 3.2.0 que é o que vem no ubuntu 10.04 ele ainda persiste e não apareceu nenhuma atulização ate agora.

Alguém tem alguma solução??
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04