Bios setup com problema

Iniciado por teles, 14 de Junho de 2010, 21:36

tópico anterior - próximo tópico

teles

Olá pessoal.
Uso o Ubuntu 10.04 e o Windows XP Sp2 em dual boot.
De repente, de uma hora para outra, ao ligar o computador abre-se a Bios Setup na guia 'Advanced', apresentando uma velocidade de 1500MHz e ao lado um texto em inglês dizendo (mais ou menos isso) que por medida de segurança a computador irá iniciar numa velocidade mais baixa.
Então, eu configuro a bios para a velocidade de 2000MHz, que é a normal para o meu processador, configuro o modo de boot (primeiro boot > drive de CD-Rom, segundo boot > HD, etc., pois havia sido mudado... Inicio uma sessão e tudo bem, em seguida desligo a máquina.
Ao religar o computador, o problema está de volta: abre-se a Bios Setup na guia 'Advanced', etc., etc.
O que estará ocasionando esse problema?
Já troquei a bateria, pois o relógio estava atrasando, mas isso não resolveu o problema.
Uns dias atrás notei que um dos 'coolers' (tenho dois no computador) estava com um ruído estranho. Isso durou uns quatro dias. De repente o problema sumiu.
Será que um desses coolers está avariado e por não refrigerar convenientemente o processador a bios passa a obrigar o computador a trabalhar numa velocidade inferior à normal?
Alguém saberia me auxiliar a resolver esse problema?

asghan

Isso provavelmente tem sim haver com o cooler q tava ruim, o sistema de segurança da Bios ativa a proteção de acordo com a temperatura pq o processador estando em baixo clock não aquece muito poupando-o. Sugiro dar uma olhada nos cooler então e veja se nenhum deles está "travado"
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

acarlosf

a sugestão do nosso amigo asghan e pautavel mas tem a questão das configurações de driver que alterou e esta alteração só acontece se o virus Homem alterar ou por falta de energia que ocorre quando a bateria esta fraca e a CPU e desligada. portanto é bom dar uma lhada na bateria da BIOS tambem, OK

Antonio
ovelarf@hotmail.com

VB5

Uso o Ubuntu 10.04 e o Windows XP Sp2 em dual boot.
De repente, de uma hora para outra, ao ligar o computador abre-se a Bios Setup na guia 'Advanced', apresentando uma velocidade de 1500MHz e ao lado um texto em inglês dizendo (mais ou menos isso) que por medida de segurança a computador irá iniciar numa velocidade mais baixa.
Então, eu configuro a bios para a velocidade de 2000MHz, que é a normal para o meu processador, configuro o modo de boot (primeiro boot > drive de CD-Rom, segundo boot > HD, etc., pois havia sido mudado... Inicio uma sessão e tudo bem, em seguida desligo a máquina.
Ao religar o computador, o problema está de volta: abre-se a Bios Setup na guia 'Advanced', etc., etc.

Este problema nada tem a ver com o Ubuntu, nem com qualquer sistema operacional; é questão de hardware e/ou configuração da BIOS, pois acontece antes da carga do sistema. Trocar a bateria é uma idéia boa e barata, mas aconselho verificar o manual da sua MoBo e as especificações de seu processador. Quase certamente algo (ou alguém, inadvertidamente) mudou as configurações da BIOS.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Andreson Goveia

Já tentou dar um reset na bios??
É só deixar a bateria fora por alguns minutos, ai vai voltar ao default de fábrica, acho que não custa tentar.