Autor Tópico: Meu wine não funciona! =(  (Lida 5844 vezes)

Offline Gleston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Meu wine não funciona! =(
« Online: 14 de Junho de 2010, 00:32 »
gente, toda vez que eu tento utilizar o wine ele dá pau...eu instalei ele e não mexi em absolutamente nada...

tentei rodar o installer do wlm e dá pau, tentei rodar outros arquivos .exe e também dá o mesmo problema...

Código: [Selecionar]
The file '/home/fernando/wlsetup-all.exe' is not marked as executable.  If this was downloaded or copied form an untrusted source, it may be dangerous to run.  For more details, read about the executable bit.
EDIT:

Não sei oq aconteceu...eu olhei pelo forum e baixei o x-wine e botei pra funcionar...ele adicionou algumas configs no meu wine e agora ta funcionando...
continuo dizendo que não entendi oq aconteceu nem sei o porque...MAS, funcionou e é isso q importa :P
« Última modificação: 14 de Junho de 2010, 02:02 por Gleston »

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2010, 11:31 »
É o seguinte, agora é necessário marcar os executáveis do Windows como arquivo executável no sistema de arquivos, da mesma forma que seria feito com os arquivos nativos do Ubuntu.

É possível fazer isso pelo Nautilus mesmo, só clicar em cima do arquivo com o botão direito e selecionar Propriedades depois na aba Permissões marcar a opção Permitir a execução do arquivo como programa.


Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline emulador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2010, 06:54 »
poderiam me ajudar, estou com o mesmo problema, só q, todos meu executáveis estão em uma partição q ambos (Windows e Ubuntu) acessam, e a maior parte deles foram baixados pelo windows.
já tentei alterar as permissões pelo Nautilus, mas ao clicar em marcar como executável a opção é desmarcada, e tbm tentei via terminal com o sudo chmod e mesmo assim não pude alterar as permissões.
obg.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2010, 12:02 »
....todos meu executáveis estão em uma partição q ambos (Windows e Ubuntu) acessam, e a maior parte deles foram baixados pelo windows.
....

Ola,

Como está fazendo provavelmente não irá funcionar. Como cita, esta partição comum deve ser Fat32 ou NTFS, para que o Windows possa ler.

Como o W.I.N.E. não é um sistema operacional, nem mesmo um emulador de sistemas ( W.ine I.s N.ot an E.mulator ), seus executáveis devem estar sediados numa partição Linux, dentro do diretório oculto .wine em sua pasta /home.

Para maiores informações, recomendo a leitura em => http://wiki.winehq.org/

[]'s e bons estudos

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2010, 12:55 »
....todos meu executáveis estão em uma partição q ambos (Windows e Ubuntu) acessam, e a maior parte deles foram baixados pelo windows.
....

Ola,

Como está fazendo provavelmente não irá funcionar. Como cita, esta partição comum deve ser Fat32 ou NTFS, para que o Windows possa ler.

Como o W.I.N.E. não é um sistema operacional, nem mesmo um emulador de sistemas ( W.ine I.s N.ot an E.mulator ), seus executáveis devem estar sediados numa partição Linux, dentro do diretório oculto .wine em sua pasta /home.

Para maiores informações, recomendo a leitura em => http://wiki.winehq.org/

[]'s e bons estudos


Caros amigos, vou ter que discordar do estimado Tota desta vez. Executo arquivos .exe numa partição NTFS com wine normalmente, o que está errado é que ele não está marcando a partição NTFS como executável na hora da montagem do volume.
Também executo jogos instalados na minha partição windows com wine sem problemas! Como você está montando o volume caro emulador? se você postar o seu arquivo /etc/fstab vai ajudar a entender!

Offline emulador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2010, 15:48 »
Caros amigos, vou ter que discordar do estimado Tota desta vez. Executo arquivos .exe numa partição NTFS com wine normalmente, o que está errado é que ele não está marcando a partição NTFS como executável na hora da montagem do volume.
Também executo jogos instalados na minha partição windows com wine sem problemas! Como você está montando o volume caro emulador? se você postar o seu arquivo /etc/fstab vai ajudar a entender!

aqui está meu /etc/fstab:
Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
/dev/sda6       /               ext4    errors=remount-ro 0       1
/dev/sda7       none            swap    sw              0       0

eu re-baixei alguns programas na partição do ubuntu, e consegui mudar as permissões e instalá-los pelo WINE, mas como eles são programas q rodam online, parece q o wine não tem permissão para acessar a rede e então os programas não conseguem se conectar com o servidor, como poderia resolver isto tbm, além do problema citado anteriormente.
obg.

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2010, 16:42 »
Caros amigos, vou ter que discordar do estimado Tota desta vez. Executo arquivos .exe numa partição NTFS com wine normalmente, o que está errado é que ele não está marcando a partição NTFS como executável na hora da montagem do volume.
Também executo jogos instalados na minha partição windows com wine sem problemas! Como você está montando o volume caro emulador? se você postar o seu arquivo /etc/fstab vai ajudar a entender!

aqui está meu /etc/fstab:
Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
/dev/sda6       /               ext4    errors=remount-ro 0       1
/dev/sda7       none            swap    sw              0       0

eu re-baixei alguns programas na partição do ubuntu, e consegui mudar as permissões e instalá-los pelo WINE, mas como eles são programas q rodam online, parece q o wine não tem permissão para acessar a rede e então os programas não conseguem se conectar com o servidor, como poderia resolver isto tbm, além do problema citado anteriormente.
obg.

Sua partição NTFS não está sendo montada no Boot, deve estar sendo montada automaticamente quando você clica em places e tals.
tenta montar ela no boot com permissão de execução. se não souber como fazer usa o comando:

sudo fdisk -l
e posta o nome da partição que vc quer que tenha permissão para execussão, caso você tenha apenas um HD deve ser sdax ou hdax onde x é um numero.

Offline emulador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:52 »
é a sda5

e teria como me ajudar com o erro do wine tbm de não deixar conectar meus programas instalados?

Offline SIDARTA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:18 »
ola pessoal sou novo por aqui. estou retirando o windows de todas as maquinas do meu escritorio e padronizando o ubuntu como so. porem estou com um problema, o internet banking do bradesco so funciona no internet explorer, entao eu baixei o i.e8e fui a central de programas do ubuntu e instalei  o wine tava normal porem e reiniciei meu computador apos instalar a impressora da hp e quando fui abrir o wine a tela de configuraçao tava enorme e nao consegui instalar o internet nexplorer pos nao consigo ver todo conteudo da tela voces poderiam me ajudar.

Offline emulador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:36 »
resolvido o problema dos programas instalados via wine não acessarem a rede, agora só aguardo d como fazer para o ubuntu montar minhas partições do Win logo no boot

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2010, 21:27 »
resolvido o problema dos programas instalados via wine não acessarem a rede, agora só aguardo d como fazer para o ubuntu montar minhas partições do Win logo no boot

então Emulador tenta assim, adiciona isso no final do seu fstab.

Citar
# Partição do Windows
/dev/sda5  /media/sda5  ntfs-3g  defaults  0  0

para isso abra o arquivo com o comando

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
insere o conteudo acima, salva e reinicia o PC, se sua partição Windows for  mesmo a sda5 acredito que o problema estará resolvido.

Offline emulador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2010, 23:05 »
obrigado Lucimgr, agora tá tudo 100%

VLW!

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2010, 20:49 »
obrigado Lucimgr, agora tá tudo 100%

VLW!

Disponha meu amigo!

Apenas se puder edita o titulo do tópico inserindo um [Resilvido] no inicio ou no fim! para efeito de organização xD

Offline emulador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2010, 20:56 »
obrigado Lucimgr, agora tá tudo 100%

VLW!

Disponha meu amigo!

Apenas se puder edita o titulo do tópico inserindo um [Resilvido] no inicio ou no fim! para efeito de organização xD
não tem como, já q não fui eu q criei o tópicp XD

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Meu wine não funciona! =(
« Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2010, 21:11 »
obrigado Lucimgr, agora tá tudo 100%

VLW!

Disponha meu amigo!

Apenas se puder edita o titulo do tópico inserindo um [Resilvido] no inicio ou no fim! para efeito de organização xD
não tem como, já q não fui eu q criei o tópicp XD

É mesmo, nem tinha reparado  xD...
Bom, o Gleston não postou mais, deve ter resolvido....