Ubuntu nao reconhece rede windows

Iniciado por Makecio, 12 de Junho de 2010, 12:41

tópico anterior - próximo tópico

Makecio

Olá pessoal!
Estou com um problema , já tentei de varias maneiras arrumar, mas nenhum deu certo.
Meu ubuntu não reconhece minha rede windows, mas consigo acessar as pasta digitando smb://ip_do_computador
Ate ai tudo bem da pra me virar, mas quando fui instalar impressora que esta compartilhada .
Fui em sistema > administração > impressão.
Simplesmente a opção de adicionar nova impressora não aparece (Fica apagada ) . E aparece a mensagem de status Não conectado

Alguem poderia me dar uma mão?

zekkerj

Instale e ative o CUPS:

sudo apt-get install cups

sudo service cups start

Depois configure a impressora smb://ip-da-maquina-windows/nome-da-impressora no cups. Você faz isso acessando a página http://localhost:631 e seguindo as instruções de instalação.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Makecio

meu cups tava instalado tive apenas que iniciar ele.. Obrigado
Mas ainda nao consigu instala a impressora pois o ubuntu nao detecta nenhuma impressora e nem o grupo de trabalho do windows

o que poderia ser?

zekkerj

Certifique-se de estar no mesmo grupo de trabalho da máquina que hospeda a impressora. Você configura o grupo de trabalho do Samba no arquivo "/etc/samba/smb.conf".

Certifique-se também de estar na mesma sub-rede que a outra máquina.

Note que você não vai "detectar" a impressora, você tem que informar o URL completo dela (smb://ip-da-máquina-windows/nome-da-impressora).
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Makecio

Fui no arquivo smb.conf e mudei o grupo de trabalho e adicionei no cups manualmente na url de conexao da impressora ficou desse jeito.
smb://192.168.0.183/HP Photosmart C4400 series

dai coloquei o driver correspondente a seu modelo certinho... mas na hora de imprimir o estado fica so processando e nada acontece.

o que sera que fiz de errado?

zekkerj

Tem como vc renomear essa impressora, de forma a tirar os espaços do nome dela? Pode ficar tipo assim:

HP_PhotoSmart

Makecio

Obrigado pela ajuda! Consegui... Eu estava colocando o nome da impressora.
Mas era pra colocar o nome do compartilhamento da impressora que era HPPhotos

Por fim ficou assim:
smb://192.168.0.183/HPPhotos

Perfeito! Vlw