Autor Tópico: Migração Mandriva / Ubuntu [Resolvido]  (Lida 4681 vezes)

Offline daniel.malaquias

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Migração Mandriva / Ubuntu [Resolvido]
« Online: 10 de Junho de 2010, 09:00 »
Pessoal, espero que não seja contra as regras, mas afinal, vou acabar falando de duas distribuições linux. Pessoal que me ve já postando há algum tempo, sabe que venho trabalhando e me aprimorando no ubuntu, e tudo vai legal. Estou agora com um notebook Positivo modelo phn, 4Gb e hd 320Gb, porém ele veio com o Mandriva (não sei dizer a versão). Não sei se é uma boa mas estava querendo mudar para ubuntu 10 nele, apesar de ter gostado muito da interface KDE dele, mas algumas coisas estão "pegando estranho" nos meus testes rápidos que fiz, e se alguém puder me ajudar dando algumas esclarecidas sobre o caso (em ordem de importância):
 * Não sei da possibilidade ainda da instalação dos pacotes php/apache/mysql no Mandriva, sei que no Ubuntu deixei tudo rodando legal
 * Ele está com SMPlayer, porém não consegui tocar/ouvir todo tipo de áudio, os vídeos mpeg por exemplo abrem, mas não sai áudio, apenas consegui ouvir tranquilamente arquivos .mp3 e .cad. Seria drivers? plugins? Até fiz uma gravação de vídeo com a câmera, e nada de áudio. :( Meu medo é no Ubuntu ficar na mesma
 * Estou com medo de perder as funcionalidades de coisas que já estão rolando (câmera integrada por ex. - e só tbm..rs)
 * Pessoalmente gostei mais de trabalhar com o Synaptic do Ubuntu do que o gerenciador do Mandriva, neste caso, não sei nada sobre repositórios, programas para distribuições específicas, mas aqui no forum tudo é uma mão na roda que tenho medo de me bater demais com o Mandriva (digamos que o suporte aqui sou eu mesmo)
 * E por fim, a garantia do note me pareceu muito estranha, além de não cobrir nada, eu perco a garantia também se mudar o sistema operacional, não especifica apenas o que ocorre se  for linux/linux... Apesar de ser livre, achei sacanagem limitar a garantia dessa forma. No final, o que poderei fazer é testar as mudanças que quero fazer e se não der nada certo, pego o cdzinho que veio com ele e meto-lhe Mandriva tentando achar o suporte para tudo.

Valew Comunidade, espero que alguém possa ajudar pelo menos em algumas coisas.
« Última modificação: 12 de Junho de 2010, 09:22 por daniel.malaquias »

Offline daniel.malaquias

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Migração Mandriva / Ubuntu
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2010, 18:18 »
Bom pessoal, depois de um dia inteiro de testes, ocorreu o seguinte:
 Tentei instalar o windows 7 para dar dual booting com ubuntu, não deu certo, o 7 simplesmente não fez nada
 Voltei então para o Mandriva que estava no cd que acompanha o notebook, ok
 Coloquei o cd do ubuntu 10 versão 64 bits baixado do site, e nada, dá erro no início e não vai pra frente, versão 32 bits e mesma coisa
 Coloquei o cd do w7 novamente e exclui tudo que era tipo de partição, tirei o cd sem instalar coisa alguma, e voltei para ver o que dava com os cds do ubuntu 10 (versão 64 e 32), e aparece pra mim erro 22 grub... pouts, sei lá o que é isso e o que quer dizer
 Voltei então e peguei o cd com a versão Ubuntu 9 32 bits que instalei no primeiro computador e tasquei nele... pra minha surpresa está instalando. Mas não é a versão 64 bits, e agora, o que faço?? Como faço para trocar o ubuntu que estou instalando na versão 9.xx 32 bits para  a versão 10 64 bits?? Já não sei porque ninguem me respondeu a minha primeira pergunta, será que consigo sucesso com essa? Será que é o ISO da versão 64 que estou baixando que ta dando bode???

Offline Falco90

• Usuário Ubuntu
  • *
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2010, 19:37 »
Nos repositórios do Mandriva tem o VLC, que roda praticamente tudo sem codecs extras. E qualquer coisa tem o forum da comunidade brasileira do Mandriva: http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/
Ele é muito menos movimentado que esse mas sempre tem alguém respondendo

Offline AndreUbuntuGV

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2010, 20:51 »
você pode testar a sua .ISO com o md5 que tem no add/remove do 9 pra ver se tem erros segue abaixo o link da wiki (Documentação - não sei o seu nível de Linux) que explica como usar o md5 e resolve praticamente qualquer duvida que você tenha sobre ele:

http://wiki.ubuntu-br.org/ConferindoMd5

depois posta se deu certo.
"Meu sistema não precisa de janelas afinal ele não tem paredes"

Offline daniel.malaquias

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2010, 08:01 »
Bom pessoal, ubuntu 10 64 bits instalado e passando por atualizações. Consegui aqui no forum mesmo encontrar este link - http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/04/sis-671-672-mirage-3-funcionando-no.html - que já está passando a resolução dos dois problemas que estou tendo agora, a tela embaralhada no início e os drivers de vídeo. Vou levar adiante agora, e depois ver como atualizo a questão para poder ver e ouvir todo tipo de mídia, se alguém souber já de antemão, agradeço muito.

Valew

Offline Carlos Ivan

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Jesus te ama!
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2010, 08:59 »
daniel.malaquias,

eu uso o Mandriva 2010 com o win 7 em note positivo. Roda muito bem e nunca tive problemas.
É uma distribuição, na minha opinião, melhor que o Ubuntu (que tbm uso).
Os problemas que enfrentei com o Ubuntu não tive com o Mandriva, inclusive rodando em dualboot em outro notebook diferente do positivo.
Inclusive cito esses problemas aqui no forum http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65617.msg370868.html#msg370868
Atualmente deixei o Ubuntu de lado e estou usando o Linux Mint 9, uma excelente distribuição.
Formata o note, particiona para win e linux. Instala o win e depois o linux. Faça uma instalação limpa/nova.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

Offline alevian

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2010, 01:37 »
Eu sugiro que você fique com os dois.
Faça a instalação do Ubuntu, sem gravar o gerenciador de inicialização na MBR.
No "passo 7" da instalação há uma opção "AVANÇADO", que permite isso.

O Instalador do Ubuntu bota, sem problemas, lado a lado.
Se quiser deixar os dois em dual boot, pode usar o próprio gerenciador do Mandriva - tem dicas neste fórum e no da outra distro, sobre a configuração. Não muito difícil.
Linux User 586375

Offline daniel.malaquias

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2010, 09:22 »
Desculpe a demora em responder, mas lá vai a minha solução. Realmente segui o conselho do Carlos Ivan e até tentei seguir o que disse o alevian, porém, depois de até conseguir instalar o Ubuntu 10.04 64 bits (sim, eu consegui, com telas embaralhando e tudo), meu note além de tudo é monitor LED com o driver video sis671, e juro que tentei de tudo quanto é forma achar uma configuração do xorg.conf que me desse a resolução que precisava do monitor, mas... Infelizmente não deu. Acabei instalando então o Mandriva 2009.1, lendo os manuais, aprendendo como configurar as mídias e vendo que o mundo linux vive de escolhas e aprendizado. Os codecs de áudio e vídeo estão 100%, os drivers agora estão ok, e o ambiente php/apache/mysql foi tão fácil quanto no ubuntu (estava tão acostumado com o apt-get e agora vem o urpmi tão loko quanto) e está tudo jóia.

Valew pessoal, fiquei com o mandriva mesmo, talvez daqui uns dias quando achem uma solução definitiva para o driver de vídeo, faça o dual booting com ubuntu/mandriva, mas por enquanto, é isso.

Abraço

Obs. Ainda tenho ubuntu 10.04 32 bits em outro desktop com ambiente php também, e acho q vou fazer dual booting com alguma outra distro pra ver qual é! :)

Offline Carlos Ivan

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Jesus te ama!
    • Ver perfil
Re: Migração Mandriva / Ubuntu [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 12 de Junho de 2010, 09:36 »
daniel,

Fico feliz por voce ter encontrado uma distribuição que lhe atenda.

O Forum do Mandriva só tem gente boa, aproveite.

Seja bem vindo ao mundo Linux.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

Offline alevian

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Migração Mandriva / Ubuntu [Resolvido]
« Resposta #9 Online: 12 de Junho de 2010, 17:59 »
Daniel... e se um dia precisar daquele outro $i$TEMA, não se acanhe em rodá-lo na maquininha virtual...:-)...
Acho que se se já fez subir o Ubuntu, em partição separada, com o gerenciador do Mandriva, logo logo conseguirá configurar também o Ubuntu!
Linux User 586375