Autor Tópico: Windows XP e Ubuntu... porrada?  (Lida 7039 vezes)

Franschnell

  • Visitante
Windows XP e Ubuntu... porrada?
« Online: 03 de Junho de 2006, 08:11 »
Olá pessoal
Questões de novato no mundo linux. Tenho o ubuntu parece que ficou instalado mas acontece que está a ocupar algum espaço e eu tenho de o desinstalar. esqueci-me de dizer que tenho o windows xp instalado. Estive apenas a experimentar o ubuntu e fiquei contente com as primeiras impressões.
Questões:
1 - é possível ter o ubuntu e o windows xp a funcionar no mesmo pc? se sim qual é a possibilidade de eu ver ficheiros do windows em especial os mp3?
2 - Como é que se desinstala o ubuntu?
Ja agora muito obrigado pela ajuda que me possam prestar.
Um abração

Offline ars351

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Windows XP e Ubuntu... porrada?
« Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2006, 09:40 »
respondendo...

sim, é possível ter os dois sistemas na mesma máquina.
o sistema de arquivos do WinXP ainda náo é totalmente reconhecida pelo linux, portanto, o ideal seria ter criado uma partção FAT32 para intercâmbio entre os dois sistemas. mas possivelmente o seu winxp tá visualizável em /mnt ou /media. vc só poderá ler os arquivos, sem permissão de alteração.

quando vc instala o ubuntu, vc reparticiona o hdd, reduz a partição windows ou utiliza um outro hdd vazio.
vc não desinstala o ubuntu, vc apaga o ubuntu e terá que reutilizar o espaço em desuso.

terá que reformatar a partição na qual o ubuntu foi instalado e depois tirar o grub ou lilo do MBR
Alexandre Ribeiro
ubuntu 5.10 : : linux registered user #103613
hp pavilion dv4000

PESQUISE, depois PERGUNTE

Offline rafaeldp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Windows XP e Ubuntu... porrada?
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2006, 13:52 »
Aproveitando a sua resposta eu gostaria de saber uma coisa também.....Eu to afim de botar o ubuntu aki em casa...mas eh o seguinte...Eu tenho um HD de 40gb IDE ...com o windows...Vou comprar um HD de 80ghz SATA..aih eu quero fazer o seguinte...fazer o back up das minhas coisas para o HD novo, formatar o antigo e depois devolver pra ele o meu bakc up e instalar o windows...depois criarei uma nova repartiçao nos 120gb de HD q eu terei somando... e botarei o linux...minha irma usando o windows e eu por dual boot usando o linux...mas eu pelo linux tenho como ver meus documentos e musicas da repartiçao do windows????? eh isso q eu gostaria de saber...
AMD 64 2.8ghz
GeForce FX 5500 256mb XFX
Placa Mãe ASUS K8N chipset nforce 3 250gb
Memoria Kingston 512mb
HD Samsung 40gb IDE e 80gb SATA

Offline Dead_Thinker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Dúvida instalação
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2006, 15:49 »
Caras, tenho o winxp no meu HD de 80gb blz, tenho outro de 20 e quero instalar o Ubuntu nele, so fiquei chateado agora que já ia instalar a noite, pq não sabia q não posso acessar meus arquivos no windows, já que é partição NTFS.

1 - Não tem como mesmo?

2 - Como faço pra instalar o Ubuntu tranquilo, pra ficar dualboot tanto ele como o xp e não perder nenhum dado?

Obrigado

Offline Lord_NightMare

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Windows XP e Ubuntu... porrada?
« Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2006, 19:56 »
Vc pode acessar os seus arquivos. A leitura é permitida, o que nao pode é escrever na partição do windows. FLW

Offline plynott

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
Windows XP e Ubuntu... porrada?
« Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2006, 21:55 »
Citação de: "Lord_NightMare"
Vc pode acessar os seus arquivos. A leitura é permitida, o que nao pode é escrever na partição do windows. FLW


Acabei de perder minha partição FAT32, inclusive tenho um tópico à respeito ...
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)

Offline Learjet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Dúvida instalação
« Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2006, 08:17 »
podes ler, não convém é escrever, a escrita já está habilitada, mas eu n confio.

qdo ao primeiro post, tens q dps eliminar o grub ou lilo do MBR, para isso mete o cd do windows faz para reparar e vais ter a uma linha de comandos dps é só escrever FIXMBR (n sei se é assim pq ja n vejo isso ha mto tempo, mas deve ser, senao faz help q tem la o comando certinho).

Offline cabr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Windows XP e Ubuntu... porrada?
« Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2006, 10:03 »
Citação de: "plynott"
Acabei de perder minha partição FAT32, inclusive tenho um tópico à respeito ...


Não etendi o que tem a ver uma coisa com outra. Você não perdeu sua partição por acessar a partir do Ubuntu. Provavelmente vc formatou ela por engano...

cabr

Offline plynott

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
Windows XP e Ubuntu... porrada?
« Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2006, 17:20 »
Não senhor. Perdi mesmo.
Depois que gravei um arquiva na partição do windows a partir do ubuntu,
nem o XP reconhece mais essa partição.
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Windows XP e Ubuntu... porrada?
« Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2006, 18:24 »
Citação de: "plynott"
Não senhor. Perdi mesmo.
Depois que gravei um arquiva na partição do windows a partir do ubuntu,
nem o XP reconhece mais essa partição.


Com certeza tem coisa errada aí, usei e hoje uso uma partição FAT32 com Windows XP por quase um ano sem pau nenhum, com o Ubuntu gravando e lendo de tudo!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Não pode
« Resposta #10 Online: 21 de Junho de 2006, 17:27 »
Vai aí uma grande confusão, não perdeu a partiçao ao escrever porque nem sequer consegue escrever em ntfs ! Para poder escrever é necessário fazer uma alteração que não me parece que você tenha feito...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu