Autor Tópico: "Operações de Arquivo"...  (Lida 4402 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
"Operações de Arquivo"...
« Online: 08 de Junho de 2010, 16:41 »
Há muito tempo venho percebendo que a "operações de arquivo" do Linux/Ubuntu é significativamente mais lenta que se comparada com o Windows. Bem, por que isso acontece? É assim mesmo? Me refiro pro exemplo, ao processo de copiar arquivos de um pendrive pro Linux ou do Linux pro pendrive.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: "Operações de Arquivo"...
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2010, 17:40 »
Aki a velocidade sempre foi igual nos 2 sistemas. Mas tem pendrives e pendrives, uns são mais rápidos e outros mais lentos, independente do sistema.

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: "Operações de Arquivo"...
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2010, 17:58 »
Há muito tempo venho percebendo que a "operações de arquivo" do Linux/Ubuntu é significativamente mais lenta que se comparada com o Windows. Bem, por que isso acontece? É assim mesmo? Me refiro pro exemplo, ao processo de copiar arquivos de um pendrive pro Linux ou do Linux pro pendrive.

Já acho o contrario.
Principalmente que formato meu pendrive que só uso no linux em ext3, bem mais rapido que no win.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: "Operações de Arquivo"...
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2010, 18:19 »
Há muito tempo venho percebendo que a "operações de arquivo" do Linux/Ubuntu é significativamente mais lenta que se comparada com o Windows. Bem, por que isso acontece? É assim mesmo? Me refiro pro exemplo, ao processo de copiar arquivos de um pendrive pro Linux ou do Linux pro pendrive.

Já acho o contrario.
Principalmente que formato meu pendrive que só uso no linux em ext3, bem mais rapido que no win.

A diferença até pode existir, mas aqui sem nenhum aprofundamento nos dois sistema, vai ficar no puro achismo.
Se a intenção é essa, eu acho que a cópia é mais rápida no Ubuntu, mesmo estando formatado em fat32.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: "Operações de Arquivo"...
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2010, 04:23 »
Aqui no windows xp tambem e mais rapido.






Mais e pouca coisa de diferença.





Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: "Operações de Arquivo"...
« Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2010, 10:28 »
Pois pessoal no meu caso o Windows não é um pouco mais rápido que o Linux não, é muito mais rápido mesmo e inclusive, passa é longe de ser "achismo"..."eu acho mais rápido"... não não, é incomparável !!! O Windows é muito mais rápido e queria saber por que isso ocorre. 

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: "Operações de Arquivo"...
« Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2010, 11:45 »
Ainda é achismo. Do dicionário:

Citar
1. Fundamentação de uma ideia, de um conceito, de um julgamento apenas em palpite ou opinião subjetiva, sem qualquer outra base ou evidência.

Se a intenção não é essa, informa os parâmetros* utilizados e o tempo exato da cópia nos dois sistemas, de preferencia usando um série* de baterias.

*Sistema, arquitetura, sistemas de arquivos envolvidos, modelo e marca do pendrive, etc, etc...
**Uma série como a cópia de um grande volume de pequenos arquivos e depois a cópia de um único grande arquivo.

Já adianto que:

-É esperada uma perda no desempenho se a cópia for entre sistemas de arquivos diferentes.
-Se está formatado em NTFS o desempenho, no linux, pode ser pior ainda.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: "Operações de Arquivo"...
« Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2010, 12:19 »
Uma observação. Posso formatar o pendrive pra ext3 por exemplo? Se não me engano é sempre fat32! Igor, não é necessária tamanha acuidade de medidas tendo em vista ser algo que "salta aos olhos", mais tudo bem, reconheço que seus critérios são válidos sim e muitas vezes até necessários pra que se possa provar algo e refutar qualquer dúvida que venha a persistir.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: "Operações de Arquivo"...
« Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2010, 13:19 »
Posso formatar o pendrive pra ext3 por exemplo? Se não me engano é sempre fat32!

Pode formatar para ext2,ext3,ext4 e para qualquer outro sistema de arquivo, basta o s.o. e o aplicativo usado suportar. De resto é o que eu já disse.