Autor Tópico: instalei o dapper... e agora lascou tudo!  (Lida 3113 vezes)

pippe

  • Visitante
instalei o dapper... e agora lascou tudo!
« Online: 03 de Junho de 2006, 01:13 »
Bom galera, curto muito o Linux. E curto ainda mais quando ele funciona...
Gosto do Ubuntu por causa de sua instalação facilitada e a sua configuração voltada para o usuário final.
Mas algumas vezes, essa configuração dá uma certa dor de cabeça... eles facilitam tanto, mas tanto que, por fim, acabando facilitando nada!

Seguinte, eu instalei tudo corretamente a partir do .iso do site do Ubuntu para computadores x86. Alguns problemas (bugs) que notei e gostaria que tivessem uma resposta, agradeço verdadeiramente.

Problema 1:
O meu teclado não funciona bem no Ubuntu, mas acredito que não depende de driver ou de hardware. É um teclado comum, modelo ABNT2 e tem até a tecla do Windows (de tão comum que é).
O problema é com o teclado numérico, aquele que fica à direita. Quando o NumLock está ACESO todas estas teclas funcionam: 7894561230,.<enter>. Porém as teclas /*-+. só funcionam quando a tecla NumLock está DESLIGADA! É bastante estranho pois justamente essas teclas não dependem do NumLock para funcionar.
Alguém tem o mesmo problema? Teste aí...
Tem? Sabe como resolver?

Problema 2:
Esquisito porque o meu Ubuntu "não veio" com o GCC. Não sei bem explicar, mas quando eu dou ./configure em algum script ele simplesmente mostra: "gcc .... no" e volta pra linha de comando dizendo que não tem nenhum compilador candidato. Eu dou um basicão "apt-get install gcc" e ele fala que o pacote não existe! O mais legal é que quando eu vou no Synaptic ele diz que as bases do 3.x e 4.x estão todas instaladas. O que diabo é isso??

Problema 3:
O mesmo caso acima, porém é com o MAKE.

Agradeço se puderem dar uma luz.

Philippe.

pippe

  • Visitante
instalei o dapper... e agora lascou tudo!
« Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2006, 01:55 »
Olá galera, agradeço por todo mundo que olhou o tópico. (Mesmo não respondendo.)
O problema 1 e 2 foi resolvido da seguinte maneira:
Acessei o Synaptic em modo avançado e verifiquei os repositórios. Estranhamente todos os repositórios estavam desmarcados. Marquei todos, salvei e atualizei.
Em seguida todos os pacotes estavam lá de volta. Aproveitei e baixei tudo que tinha direito: gcc, g++, g77, alien, make, etc...


PORÉM
o problema relacionado ao NumLock persiste e incomoda BASTANTE! Alguém tem alguma idéia como consertar isso??

Obrigado.

Offline fabriciolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
instalei o dapper... e agora lascou tudo!
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2006, 11:10 »
hey pippe...
no forum vale postar as criticas e talx..
mas essa que vc mencionou de "eles facilitam tanto, mas tanto que, por fim, acabando facilitando nada! " ... realmente nao da para entender!!

...mas, vc ja experimentou trocar o teclado para se certificar de que nao eh problema fisico ??

att..
[ ]'s
Fabrício Leite Ferreira
msn: fabriciolf@gmail.com
skype: fabricioatphone

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
instalei o dapper... e agora lascou tudo!
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2006, 11:16 »
Cara quanto ao make, se você tive-se procurado no forum, ia achar muitos posts sobre isso e ver que precisave somente do comando apt-get install build-essential
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,