Autor Tópico: Ubuntu 10.4 se conectar no AD Windows, tem como?  (Lida 2640 vezes)

Offline Serj Tankian

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Ubuntu 10.4 se conectar no AD Windows, tem como?
« Online: 07 de Junho de 2010, 13:24 »
Olá amigos. Depois de muitos anos estou de volta ao forum.
Instalei em dualboot aqui no serviço o Ubuntu 10.4. Utilizamos uma rede com AD e windows server 2008 como servidor, utilizo uma conta para logar normalmente no dominio via windows. Preciso saber como configurar minha máquina para poder subi-la no dominio e me autenticar sem maiores problemas.
Vi alguns tutoriais na net, mas não fiquei muito seguro pra fazer de cara. Gostaria de um parecer de vcs. \pode ser?
Abraços.
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.4 se conectar no AD Windows, tem como?
« Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2010, 14:10 »
Vc quer pegar os usuários a partir do AD, né? nesse caso vc tem que instalar o winbindd:

sudo apt-get install winbind

Tem também que se juntar ao domínio (com o comando "net ads join"). Não tenho mais detalhes sobre como fazer isso.

A melhor documentação sobre como fazer isso é o site do projeto Samba --- mas está toda em inglês.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Serj Tankian

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2010, 16:23 »
Vc quer pegar os usuários a partir do AD, né? nesse caso vc tem que instalar o winbindd:

sudo apt-get install winbind

Tem também que se juntar ao domínio (com o comando "net ads join"). Não tenho mais detalhes sobre como fazer isso.

A melhor documentação sobre como fazer isso é o site do projeto Samba --- mas está toda em inglês.

então carinha.
suponha que eu trabalhe na empresa cujo dominio é NA-INFOR, e meu usuario seja nainfor04. No windows é praxe, coloco o usuario, seleciono o dominio e tchum, to dentro.

se eu der:

sudo net ads join NA-INFOR nainfor04

ele me pede a senha do usuario. então eu a digito e ele dá um erro, que agora não me lembro qual é :P

eu queria que fosse como no windows, poder logar direto da caixa de logon já no AD. isso é possivel?

Grato.
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2010, 17:12 »
Sim, é possível. Mas você já leu a ajuda do Samba?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Serj Tankian

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2010, 17:52 »
Sim, é possível. Mas você já leu a ajuda do Samba?
Ainda não. pra falar a verdade, instalei o ubuntu denovo há poucas horas e ta apertado aqui no serviço.
mas vou pegar a documentação na net.