Autor Tópico: espaço nao alocado, tem q formatar?  (Lida 7440 vezes)

Offline dwks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
espaço nao alocado, tem q formatar?
« Online: 05 de Junho de 2010, 02:21 »
ola passoal
instalei o ubuntu com  dual boot em meu notebook so pra fazer um teste!!testei gostei.
mas fiz algo errado al criar as partiçoes e agora meu HD esta com 51gb de espaço nao alocado,
 gostaria de unir esse (espaço nao alocado) a partiçao do ubuntu  isso e possivel?
nao quero formatar pois ja instalei o bluetooth e o leitor biometrico o q nao foi nada facil. so nisso foram duas semanas!



Offline tvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
    • tvieira.net
Re: espaço nao alocado, tem q formatar?
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2010, 03:27 »
Juntar partição que não esteja formata acredito que não dê, você teria que apagar uma partição e juntar as duas não alocadas, aí sim formatar.


Se tiver algum meio de fazer o que quer, eu desconheço.
Tiago Vieira

Movido a Ubuntu 11.10

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: espaço nao alocado, tem q formatar?
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2010, 08:21 »
Usa o remastersys para criar uma cópia do seu sistema, depois de juntar as duas partições você reinstala de novo.
Ubuntu 12.04

Offline dwks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: espaço nao alocado, tem q formatar?
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2010, 18:36 »
entao tenho q fazer uma imagem do ubuntu com o remastersys ou o clonezilla, uma do windows,formatar a maquina e reinstalar?
se for isso ta facil ! porem meu hd tem uma imagem do windows eu gostaria de colocar uma do ubuntu,
digo ter duall boot mas so com a imagem do ubuntu no hd.

como fasso para colocar essa imagem no hd?

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: espaço nao alocado, tem q formatar?
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2010, 21:24 »
Pra que você vai mexer na partição windows? Não é pra juntar uma partição não alocada com a partição ubuntu?
Então cria uma imagem do ubuntu grava em um dvd, dá um boot por este dvd pra ver se tá certo, junta as duas depois dá o boot pelo dvd e escolhe a opção de instalar.
Ubuntu 12.04

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: espaço nao alocado, tem q formatar?
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2010, 21:38 »
acredito que se voce não quiser mexer com instalação novamente, poderia formatar esta partição apenas , como ext 4 , então vc poderia usa-la como um novo diretório criando subpastas para organizar melhor seus arquivos, assim vc manteria todas configurações que vc já suou pra fazer *peço aos amigos mais experientes que me corrijam se eu estiver errado*
boa sorte!
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: espaço nao alocado, tem q formatar?
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2010, 21:56 »
acredito que se voce não quiser mexer com instalação novamente, poderia formatar esta partição apenas , como ext 4 , então vc poderia usa-la como um novo diretório criando subpastas para organizar melhor seus arquivos, assim vc manteria todas configurações que vc já suou pra fazer *peço aos amigos mais experientes que me corrijam se eu estiver errado*
boa sorte!
Olá dwks!
Sou da mesma opinião que o jfulber, você poderia ter uma partição pra guardar dados. Além disso também é possível copiar as pastas da sua /home que contém as configurações de programas, configurações do sistema etc para esta nova partição.

É possível também redimensionar as partições pelo gparted no livecd. Olha esse excelente tutorial:
http://www.simplehelp.net/2008/11/04/how-to-resize-linux-partitions-using-gparted/pt/

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: espaço nao alocado, tem q formatar?
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2010, 22:05 »
AH sim!
Quase esqueço!
O processo de redimensionamento pode ser bastante demorado, vai depender de quantos GB tão ocupando o HD, dos tipos de arquivos nele contido e do 'poder' de processamento do seu computador!  ;)

Quando eu fiz esse processo, redimensionei a minha pasta /home de 5GB pra 10GB(ou algo assim???) e levou cerca de 1h:15min , se bem que ter um lentium 3 deve influenciar 'um pouco'  ;D

(outra razão pra transforma esse espaço vazio na tua /home)

boa sorte dwks   8)

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline dwks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: espaço nao alocado, tem q formatar?
« Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2010, 01:09 »
ola galera!
 jfulber, vc sabe ler pensamento! hehe,nao quero, mas  assim q dominar o ubuntu
volto a fazer uma nova instaçao e adeus windows.

ronaldoRG, quanto a sua pergunta e q eu quero o windows ocupando o menor espaço possivel no hd  por enquanto.
assim pensei faço as imagens e formato dando prioridade ao ubuntu.

bom o primeiro q vou fazer e baixar o  gparted, espero q de certo. logo posto e digo como foi.blz