Autor Tópico: [GRUB 2]Dúvida com Windows XP + Windows 7 + Ubuntu 10.04  (Lida 3780 vezes)

Offline baningoreu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
[GRUB 2]Dúvida com Windows XP + Windows 7 + Ubuntu 10.04
« Online: 03 de Junho de 2010, 18:41 »
Eu tinha o windows XP instalado, depois instalei o 7 em dual boot, até aí estava tudo perfeito. Decidi instalar o ubuntu, pensando que o grub iria substituir o bootloader do windows, mas em vez disso ele ficou em conjunto com o bootloader do windows 7.

EX:

Grub>se selecionar windows ele vai pro bootloader do windows(no qual eu posso bootar o XP e o 7), se selecionar ubuntu ele boota normal(nem tão normal, fica uma tela preta com um underline piscando por uns 30 segundos).


Minhas duvidas são:
1- Tem como bootar o xp e 7 diretamente do grub sem precisar passar pelo bootloader do windows?
e
2- Tem como diminuir o tempo em que o underline fica piscando no boot do ubuntu?

Já tentei adicionar manualmente o xp/7 em /etc/grub.d/40_custom

40_custom é o unico arquivo que eu uso pro grub(sem contar 00_header e 05_debian_theme), o resto eu tirei o bit executável.

Aqui vai o conteudo do 40_custom normal(sem adicionar manualmente nada, foi copiado do grub.cfg original, só modifiquei o nome e a ordem deles)
Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
exec tail -n +3 $0
# This file provides an easy way to add custom menu entries.  Simply type the
# menu entries you want to add after this comment.  Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.

menuentry "Windows Loader" {
insmod ntfs
set root='(hd0,1)'
search --no-floppy --fs-uuid --set a69809d39809a2c3
chainloader +1
}
menuentry 'Linux Ubuntu 10.04 LTS' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
recordfail
insmod ext2
set root='(hd0,8)'
search --no-floppy --fs-uuid --set db0c4e65-3fc6-4314-9be0-a3df6e169a7f
linux /boot/vmlinuz-2.6.32-22-generic root=UUID=db0c4e65-3fc6-4314-9be0-a3df6e169a7f ro   quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.32-22-generic
}
menuentry 'Linux Ubuntu 10.04 LTS (modo de recuperação)' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
recordfail
insmod ext2
set root='(hd0,8)'
search --no-floppy --fs-uuid --set db0c4e65-3fc6-4314-9be0-a3df6e169a7f
echo 'Carregando Linux 2.6.32-22-generic ...'
linux /boot/vmlinuz-2.6.32-22-generic root=UUID=db0c4e65-3fc6-4314-9be0-a3df6e169a7f ro single
echo 'Carregando ramdisk inicial ...'
initrd /boot/initrd.img-2.6.32-22-generic
}
menuentry "Teste de memoria (memtest86+)" {
insmod ext2
set root='(hd0,8)'
search --no-floppy --fs-uuid --set db0c4e65-3fc6-4314-9be0-a3df6e169a7f
linux16 /boot/memtest86+.bin
}

ah, e o 30_os-prober não detecta nada(soh o bootloader do windows)

joseoliveira

  • Visitante
Re: [GRUB 2]Dúvida com Windows XP + Windows 7 + Ubuntu 10.04
« Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2010, 14:11 »
A dar ainda os primeiros passos nesta plataforma colocando agora o "janelinhas" em 2º plano, "parece" que me sucedeu a mesma coisa ao início quando testei o Ubuntu através do wubi; tinha o win XP já instalado, surgiu logo depois o win 7 o qual instalei.
Até aqui tudo aparentemente normal, quando instalei o Ubuntu com o wubi, estranhei a forma como se apresentava a opção de escolha entre os sistemas instalados, mas todos eles funcionavam normalmente! Portanto, sem problemas.
Decidi mais recentemente abolir o win 7 porque para o actual pouco uso que faço do windows, o XP basta..., assim, substituí o 7 por uma instalação normal do Ubuntu 10.04 e até ao momento ambos convivem pacificamente!

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: [GRUB 2]Dúvida com Windows XP + Windows 7 + Ubuntu 10.04
« Resposta #2 Online: 12 de Junho de 2010, 21:30 »
O boot do windows no grub legacy e no grub2 não ocorre por carregamento direto e sim pelo carregamento do próprio bootloader do windows. Assim, se você configurou a instalação do windows em dual boot com outra instalação windows, isso ficou gravado no bootloader da última instalação windows e ao chamá-la no grub, o sistema entende como se o computador estivesse sendo carregado normalmente, a partir do seu boot (O sistema do windows não reconhece as partições linux)

Então, para corrigir isso você deve primeiro desativar a função de dual boot no windows. Depois, será preciso conferir as entradas de menu do grub para cada instalação do windows, especialmente quanto aos números UUID
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Vergiliops

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: [GRUB 2]Dúvida com Windows XP + Windows 7 + Ubuntu 10.04
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2010, 17:56 »
Olá Pessoal!
Eu tinha o Win XP e instalei o 7 em dualboot p/testar. No fim fiquei com o Ubuntu 10.04 no lugar do 7. Formatei a partição dele e instalei o Ubuntu.
Mas agora para entrar no Win XP (só uso p/jogar) eu tenho que selecionar primeiro o boot do windows 7 e depois selecionar o XP.
Eu queria colocar o XP direto na tela de boot do Ubuntu ou ao menos deixar o XP como opção padrão no boot do 7 que não existe mais.
Eu já li alguns tutoriais para remover o boot do 7, mas os mesmos tutoriais dizem que o boot do ubuntu não é compativel com o boot do XP.
Talvez alguém já passou por essa situação e saiba qual o melhor procedimento.
Obrigado
« Última modificação: 23 de Junho de 2010, 18:07 por Vergiliops »