Autor Tópico: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®  (Lida 3822 vezes)

Offline darknesskiller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena".
    • Ver perfil
Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Online: 31 de Maio de 2010, 18:01 »
Olá amigos,

O título do tópico é autoexplicativo, segue o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143067311-cd-do-ubuntu-1004-lts-lucid-lynx-gravado-qualquer-verso-_JM

Procurei no google e li o artigo da wikipédia sobre a GPL, não havia qualquer informação acerca do ato citado acima, se ele fere ou não os termos da GPL. Portanto, gostaria de saber se a GPL autoriza a comercialização do software da forma que está sendo feita no ML e até mesmo de qualquer outra forma ?

Vocês acham isso certo ?

Abraços,

Att,
Igor F.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2010, 18:30 »
Tenho minhas duvidas quanto o uso das marcas registradas Ubuntu e Canonical, mas nada impede você de vender. Existem outros N sites que fazem isso. Software livre não é sinônimo de software gratuito mesmo quando ele está licenciado sob GPL. O problema é mais ético, de pegar um trabalho que não é seu e lucrar em cima sem devolver nenhum retorno, por isso, algumas vezes, os sites que vendem esse tipo de material prometem fazer doações para os projetos.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2010, 20:58 »
essa notícia é antiga aqui no fórum
é furada, ñ comprem e nem usem isso.
vá no site oficial do ubuntu e pegue o seu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2010, 21:59 »
olá amigos...sou da seguinte opinião:
vc pode baixar pela internet, pode pedir um cd gratuito para o desenvolvedor, pode pedir para qualquer amigo que tenha o s.o para grava-lo para vc (eu mesmo faço isso aos que me pedem com o maior prazer)...tudo isso sem pagar nada gastando no máximo o valor de uma mídia.
agora pelo que eu já li por aí não é crime comercializar os cds do sistema.
mas por outro lado não acho que falte informação sobre como conseguir o seu cd.
então o que não entendo é como alguém se presta a comprar por R$10 um cd do ubuntu pelo mercado livre....vejam bem não estou criticando...simplesmente não entendo...acho até que não devem conseguir vender muitos cds pelo mercado livre... e se eu estiver enganado...sorte do cara que tá vendendo afinal ele não obriga ninguém a comprar e tbm segundo a lei do software livre não está pirateando nada.
abraço a todos...!
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2010, 03:20 »
falta de informação é o que mais existe nesse mundo. Tem gente que prefere comprar, pode as vezes ser mais cômodo para elas.

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2010, 08:47 »
falta de informação é o que mais existe nesse mundo. Tem gente que prefere comprar, pode as vezes ser mais cômodo para elas.
beleza amigo....
cara não concordo com você, será que é mais cômodo (nesse caso apenas), entrar no mercado livre, confirmar a idoneidade do vendedor, fazer o lance, fazer o depósito/transferência/pagamento com cartão/etc, esperar o produto chegar e então finalmente instalar
ou
2ª opção:
baixo da internet/gravo cd/instalo.
ou
3ª opção:
peço pra amigo/dou uma mídia a ele/recebo de volta/instalo.
ou
4º opção:
faço pedido para desenvolvedor/recebo sem custo/instalo.
além do mais....
se o cara chegou no mercado livre e comprou o cd, é por que no mínimo já ouviu falar, e se já ouviu falar, uma das primeiras coisas que ele ouviu falar é : linux= de graça/gratuito/free/etc
essa é uma opinião pessoal....lembrando que posso não concordar mas respeito a sua!!!
abraço.
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2010, 10:29 »
Jfulber,

Entendi o seu ponto de vista, mas vou explicar melhor pq as vezes parece mais cômodo, Eu fiquei sabendo de Linux pela net, com amigos do fórum phpbb.com.br. Ninguém além de eu, usava Linux na época. Eu que fui espalhando linux ubuntu para meus amigos, depois de pesquisar e suar muito para entender e testar algumas distribuições. Tive a sorte de ter uma net razoável e poder ficar com o computador ligado por horas ou até dias. Existem usuários que ficam sabendo da mesma forma, e que possuem uma net ruim, ai vc me falaria do site oficial do Ubuntu, que oferece os cd's de graça, só que o cara não tem inglês e nem quer esperar 1 mês. Estão ele  compra. Além disso não são todas as distribuições que oferecem cd's o que dificulta mais a coisa. Então Depósito/transferência/pagamento no mercado livro ou qualquer outro site fica bem mais cômodo.
Mas é claro que outros grupos de usuários com acesso mais fácil as mídias devem preferir outros meios, além disso existem pessoas que compram só para ajudar o site ou os projetos.

Abraço :D

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2010, 14:43 »
Jfulber,

Entendi o seu ponto de vista, mas vou explicar melhor pq as vezes parece mais cômodo, Eu fiquei sabendo de Linux pela net, com amigos do fórum phpbb.com.br. Ninguém além de eu, usava Linux na época. Eu que fui espalhando linux ubuntu para meus amigos, depois de pesquisar e suar muito para entender e testar algumas distribuições. Tive a sorte de ter uma net razoável e poder ficar com o computador ligado por horas ou até dias. Existem usuários que ficam sabendo da mesma forma, e que possuem uma net ruim, ai vc me falaria do site oficial do Ubuntu, que oferece os cd's de graça, só que o cara não tem inglês e nem quer esperar 1 mês. Estão ele  compra. Além disso não são todas as distribuições que oferecem cd's o que dificulta mais a coisa. Então Depósito/transferência/pagamento no mercado livro ou qualquer outro site fica bem mais cômodo.
Mas é claro que outros grupos de usuários com acesso mais fácil as mídias devem preferir outros meios, além disso existem pessoas que compram só para ajudar o site ou os projetos.

Abraço :D
Caro amigo Clebson, continuo com meu pensamento particular sobre o tema, por inúmeros motivos, vou citar apenas um para resumir, eu penso que hj em dia a grande maioria das pessoas que não tem internet rápida, ou são usuários que usam o computador apenas para entretenimento, sem se importar com sistemas operacionais e tbm sem nenhum interesse de maiores conhecimentos em informática, ou se esse não for o caso ele deve conhecer alguém que tem banda larga.....mas considero que esse ponto de vista sobre o acesso a internet pode sim leva-lo a escolher comprar pelo mercado livre ou qualquer outro local que comercialize-o....e no meu post anterior eu não havia pensado nisso e somente fiz essa análise depois de ler seu comentário....mas esse é meu modo de ver e como disse respeito outros modos de se pensar.....viva a diversidade de pensamento e melhor ainda a liberdade de escolha...
grande abraço.


jorge fulber 8)
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2010, 15:18 »
Eu ainda prefiro pedir o cd no site oficial de graça, ou baixar na internet e queimar eu mesmo.

Mas, para quem não tem intimidade com pedidos por internet, ou não tem a possibilidade de baixar e queimar, seja por falta de recursos, conhecimento ou apenas por comodidade, pode ser uma alternativa. Até onde sei não há nada de ilegal no feito.

Só acho que seria muito mais interessante se, ao invés de vender o mesmo CD que pode ser obtido de graça no site da Canonical, o vendedor agregasse algo a mais no seu produto, fazendo um remix do Ubuntu e incluindo aplicações extras de acordo com a personalização solicitada pelo comprador. Lógico, neste caso ele não poderia usar a "capinha" do CD original, já que o software foi alterado, isto configuraria uso indevido da marca Ubuntu.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2010, 15:22 »
Não é só no Brasil que ha venda. Olhem os preços deste site que estava em link no Distrowatch.com

http://www.osdisc.com/cgi-bin/view.cgi/index.html?affiliate=distrowatch.

E concordo com vc glaubergoncalves ..

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2010, 16:44 »
Eu não acho errado vender, e me parece que não e ilegal.




Eu só não compro prefiro esperar 2 meses para meu cd gratis do Ubuntu chegar do que comprar.



Comprei um cd com uma revista do Fedora e o cd não funciona, nem pisando nele  ;D

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #11 Online: 07 de Junho de 2010, 22:56 »
Pessoal, hoje recebi meu CD do 10.04 pelo correio e na embalagem veio escrito algo, em Português, que me chamou a atenção:

Citar
(...)

Contudo, esses CDs são materiais promocionais e não são importados para serem vendidos, uso comercial ou revenda.

(...)

Claro, isto provavelmente está escrito para fins de isenção quanto à taxa alfandegária que pode ser cobrada. Mas acho que deixa clara a política da Canonical em relação à revenda dos CDs enviados pelo Shipit. Daí fica pra consciência de cada um ponderar sobre o que está escrito, no momento que decide revender...

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2010, 00:26 »
Pessoal, hoje recebi meu CD do 10.04 pelo correio e na embalagem veio escrito algo, em Português, que me chamou a atenção:

Citar
(...)

Contudo, esses CDs são materiais promocionais e não são importados para serem vendidos, uso comercial ou revenda.

(...)

Claro, isto provavelmente está escrito para fins de isenção quanto à taxa alfandegária que pode ser cobrada. Mas acho que deixa clara a política da Canonical em relação à revenda dos CDs enviados pelo Shipit. Daí fica pra consciência de cada um ponderar sobre o que está escrito, no momento que decide revender...




O Ubuntu que eu baixo do site parece ser igual o do cd, ou a alguma diferença de hash por exemplo para identificar?



No cd diz que eu posso copiar e dar a quem eu quiser, então se eu der para meu primo ele pode passar para um primo dele que tem uma empresa.


O conteudo eu devo poder copiar e distribuir, o que não poço e pedir os cds originais do Ubuntu de graça e sair vendendo ou usando em uma empresa.



Uma duvida minha: Vamos supor que eu sou dono da Dell, eu posso instalar o Ubuntu em todos os computadores e vender, sem pagar nada a Canonical?

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #13 Online: 08 de Junho de 2010, 00:35 »
Uma duvida minha: Vamos supor que eu sou dono da Dell, eu posso instalar o Ubuntu em todos os computadores e vender, sem pagar nada a Canonical?
Mas meu jovem... é exatamente isso que a Dell faz...  ;) Eles vendem uma versão customizada do Ubuntu pre-instalada em seus computadores, e até onde sei não há pagamento de royalties para a Canonical, pelo menos não pelo software em si.

No mais, é aquela questão de ponderar e ter bom senso...

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sendo vendido no MercadoLivre®
« Resposta #14 Online: 08 de Junho de 2010, 01:32 »
Uma duvida minha: Vamos supor que eu sou dono da Dell, eu posso instalar o Ubuntu em todos os computadores e vender, sem pagar nada a Canonical?
Mas meu jovem... é exatamente isso que a Dell faz...  ;) Eles vendem uma versão customizada do Ubuntu pre-instalada em seus computadores, e até onde sei não há pagamento de royalties para a Canonical, pelo menos não pelo software em si.

No mais, é aquela questão de ponderar e ter bom senso...



Mais a Dell por exemplo não paga para a Canonical dar suporte a seus consumidores?


Pelo que entendo a Dell não precisaria pagar, mais não conheço bem como isto funciona.