Autor Tópico: Compatibilidade de hd externo.  (Lida 3906 vezes)

Offline bpteixeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Compatibilidade de hd externo.
« Online: 31 de Maio de 2010, 15:57 »
Comprei um hd externo da marca ADATA de 500 GB e, por algum motivo, quando o conecto, o ícone do hd não aparece no desktop. Alguém sabe se a versão 10.04 suporta o referido hd? Obrigado pela atenção.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de hd externo.
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2010, 16:33 »
Ola

só plugando o mesmo na usb do seu micro e digitando o comando em terminal
Código: [Selecionar]
sudo lsusb
Ele vai dizer se reconhece ou não, tanto nas versões anteriores como na 10.04.

[],s

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de hd externo.
« Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2010, 16:49 »
No meu caso, comprei um 500GB Seagate e apenas conecta surge o icone na área de trabalho. Não tive que instalar nada.
ET. estou com a última versão do Ubuntu

Offline bpteixeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de hd externo.
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2010, 16:57 »
Ola

só plugando o mesmo na usb do seu micro e digitando o comando em terminal
Código: [Selecionar]
sudo lsusb
Ele vai dizer se reconhece ou não, tanto nas versões anteriores como na 10.04.

[],s

Olá amigo. Desculpe a minha ignorância, mas o que extamente vai aparecer no terminal, após eu digitar este comando, que irá me indicar se o sistema reconheu ou não o hd externo. Obrigado.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de hd externo.
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2010, 20:55 »
Exatamente, abra o terminal(em acessorios) e digite sudo lsusb e cole aqui para o pesoal do forum analizar.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline bpteixeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de hd externo.
« Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2010, 12:26 »
Exatamente, abra o terminal(em acessorios) e digite sudo lsusb e cole aqui para o pesoal do forum analizar.

Olá meu amigo.

Foi isso que apareceu:

Bus 002 Device 004: ID 0a5c:2039 Broadcom Corp. Bluetooth Device
Bus 002 Device 003: ID 045e:0039 Microsoft Corp. IntelliMouse Optical
Bus 002 Device 002: ID 0a5c:4500 Broadcom Corp. BCM2046B1 USB 2.0 Hub (part of BCM2046 Bluetooth)
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de hd externo.
« Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2010, 12:40 »
ola

Só confirme que o hd estava plugado numa porta Usb e que a luz do case estava acesa quando executou o comando.

[],s

Offline bpteixeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de hd externo.
« Resposta #7 Online: 01 de Junho de 2010, 12:57 »
ola

Só confirme que o hd estava plugado numa porta Usb e que a luz do case estava acesa quando executou o comando.

[],s

Ele estava plugado e o led indicador estava aceso.
Conversando com um amigo ele me disse que se eu não usar uma extensão 2.0 eu não vou conseguir que o sistema reconheça o hd. Será que pode ser isso?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de hd externo.
« Resposta #8 Online: 01 de Junho de 2010, 13:27 »
sim e não.

as portas usb 1.0 não fornecem os 500mA para energisar um hd, neste caso é necessario o uso de duas portas, comum nos cabos de hd externos de 2,5", ou com auxilio de fonte externa.

os cases de hd de 3,5" ( os grandes) estes ja vêm com fonte externa.

As portas Usb 2.0 ja fornecem os 500mA, dispensando o cabo duplo.

Satisfeito o requisito de energia, tanto faz ser 1.0 ou 2.0, pois o protocolo 2.0 prevê a compatibilidade, apenas a velocidade dos dados é que varia.

[],s

Offline bpteixeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de hd externo.
« Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2010, 14:09 »
sim e não.

as portas usb 1.0 não fornecem os 500mA para energisar um hd, neste caso é necessario o uso de duas portas, comum nos cabos de hd externos de 2,5", ou com auxilio de fonte externa.

os cases de hd de 3,5" ( os grandes) estes ja vêm com fonte externa.

As portas Usb 2.0 ja fornecem os 500mA, dispensando o cabo duplo.

Satisfeito o requisito de energia, tanto faz ser 1.0 ou 2.0, pois o protocolo 2.0 prevê a compatibilidade, apenas a velocidade dos dados é que varia.

Meu amigo,

Muito obrigado. Tenho certeza que vou conseguir resolver com estas informações. Volto a dar notícias pra dizer como ficou.

[],s

Offline bpteixeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de hd externo.
« Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2010, 09:47 »
sim e não.

as portas usb 1.0 não fornecem os 500mA para energisar um hd, neste caso é necessario o uso de duas portas, comum nos cabos de hd externos de 2,5", ou com auxilio de fonte externa.

os cases de hd de 3,5" ( os grandes) estes ja vêm com fonte externa.

As portas Usb 2.0 ja fornecem os 500mA, dispensando o cabo duplo.

Satisfeito o requisito de energia, tanto faz ser 1.0 ou 2.0, pois o protocolo 2.0 prevê a compatibilidade, apenas a velocidade dos dados é que varia.

Meu amigo,

Muito obrigado. Tenho certeza que vou conseguir resolver com estas informações. Volto a dar notícias pra dizer como ficou.

[],s

Veja o que aconteceu:

quando eu conectava o hd nas portas USB frontais ou no hub (que também estava conectado em uma das portas frontais) a luz da case acendia, mas o hd não funcionava. Sempre que eu fazia isso eu usava uma extensão. Decidi deixar a extensão de lado e conectá-lo diretamente na porta frontal. Também não funcionou. Quando eu resolvi conectar na porta de trás com extensão ele também não funcionou. Mas funcionou quando eu conectei na porta de trás sem extensão. Só que é impossível usar o mesmo sem extensão, já que o cabo que vem com a case é extremamente curto. Fui então no centro do Rio e comprei um cabo maior com duas entradas usb em uma das pontas e uma micro usb na outra ponta (o mesmo cabo que vc me indicou). Quando usei esse cabo conectei as 2 entradas de uma ponta nas portas frontais e a micro usb no hd. Continuou sem funcionar. Fiz isso nas portas de trás (conectando as 2 entradas usb na torre) ele, então, funcionou. Decidi, uma hora, desconectar o cabo mais fino de uma das pontas que estava conectada na porta de trás. O hd continuou funcionando. Depois dessa longa explicação tenho umas perguntas:

Por que quando eu usava uma extensão e conectava na porta de trás o hd não funcionava?

Por que quando eu conectava as duas portas de uma das pontas nas entradas frontais ele não funcionava já que, teoricamente, eu estaria satisfazendo os requisitos de energia?

Mais uma vez muito obrigado pela atenção.