Vírus no Wine

Iniciado por Inmortus, 31 de Maio de 2010, 10:44

tópico anterior - próximo tópico

Inmortus

Pessoal, uma dúvida.
Sou inciante em linux, tenho o ubuntu 10.04 e gostaria de saber se instalando o Wine, minha maquina corre o risco de pegar algum vírus do windows.

Obrigado a todos.

Abraços!

overlock@

Citação de: Inmortus
Pessoal, uma dúvida.
Sou inciante em linux, tenho o ubuntu 10.04 e gostaria de saber se instalando o Wine, minha maquina corre o risco de pegar algum vírus do windows.

Sim, Dentro do painel de configuração, clique em "Drives > Autodect". Isso faz o winecfg criar a configuração que permite que os programas Windows acessem arquivos dentro do seu diretório home e em outras pastas do sistema.

O diretório home é geralmente visto dentro dos programas Windows com o drive "H:" e o diretório raiz aparece como o drive "Z:", mas você pode personalizar a lista, ativando apenas os diretórios que quiser que os aplicativos dentro do Wine possam acessar. A única pasta obrigatória é a pasta ".wine/drive_c" dentro do home, que é vista pelos aplicativos como o C:\.

É importante ter um pouco de cautela ao compartilhar os diretórios, pois assim como roda aplicativos, o Wine é também capaz de rodar muitos vírus, que podem contaminar arquivos dentro das pastas, ou até mesmo deletá-los, assim como faria em uma máquina Windows.

Para os mais precavidos, uma dica é usar um login separado para executar os aplicativos, isolando os aplicativos Windows potencialmente perigosos da sua conta principal. Para isso, você precisa apenas criar a conta usando o "adduser" e usar o "sux" para chavear para ela, como em:

Você pode ver mais detalhes de como configurar >>> O Wine Aqui , Dúvidas é só perguntar !!!
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Inmortus

Obrigadão, amigo. Vou tomar as precauções que vc citou.

Inmortus

Acabei ficando com medo e desinstalei o Wine. Não quis correr o risco.

HelderC

É apenas questão de bom senso, você não precisa desinstalaro Wine por medo de virus.
Basta você reparar na procedência dos programas que vai executar.

queensman

eu ja testei uma vez, instalei um programa com virus no wine, deu pau apenas no wine, de resto nada mudou, o sistema ficou normal, eu havia instalado o xbmc, do site superdownloads, eu usava o biglinux4.2