Autor Tópico: Senha root no ubuntu 10.4  (Lida 4391 vezes)

Offline Homem_da_selva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 211
    • Ver perfil
Senha root no ubuntu 10.4
« Online: 30 de Maio de 2010, 18:50 »
Boa noite a todos!...

Sou usuario de linux há algum tempo e uso o mandriva 2010.0. Nessa semana resolvi instalar o ubuntu 10.4. Durante a instalaçao optei pelo particionamento que diz manter o ubuntu e mandriva lado a lada no mesmo hd. Percebi que o ubuntu nao solicitou a criacao de uma senha root, pedindo apenas a criacao da senha de usuário. Estou necessitando entrar no grub.crg para fazer uma alteracao de forma a ter o ubuntu e mandriva em dual boot, porém nao sei como entrar no terminal como root, pois nao sei qual é essa senha. Peço aos amigos aqui me me de essa dica pois pretendo manter o ubuntu e mandriva em dual boot.

Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: Senha root no ubuntu 10.4
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2010, 18:54 »
Use o sudo e a senha que vai pedir será do seu usuário.
Exemplo no terminal:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /boot/grub/grub.cfg

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Senha root no ubuntu 10.4
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2010, 19:35 »
No ubuntu o root é bloqueado por segurança, sendo que usuários pertencentes ao grupo admin podem realizar todas as tarefas destinadas ao root.

Como disse o colega jeflui você pode usar o sudo antes dos comandos no terminal, informando a sua senha, e assim executará os comandos sem problemas.

No ambiente gráfico você usaria o gksudo, bastando para isso digitar Alt + F2 e comando desejado, precedido logicamente do gksudo.

Para mais informações leia o texto (do wiki do ubuntu): O que é "Root" e "Sudo"? Por que usar e como usar
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Cientista_Louco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 206
    • Ver perfil
Re: Senha root no ubuntu 10.4
« Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2010, 19:59 »
Boa noite!...

Obrigado pessoal... Consegui realizar os ajustes necessarios depois das dicas fornecidas.

Fico-lhes muitos grato.