Instalção gadgets google (.tar.bz2)

Iniciado por Iraquiano, 29 de Maio de 2010, 19:43

tópico anterior - próximo tópico

Iraquiano

Bom galera eu instalei o Linux Ubuntu agr pouco na VirtualBox e como não conheço muito bem o Linux precisava de uma ajudinha para instalar os gadgets desse link: http://www.baixaki.com.br/linux/download/google-gadgets.htm lá no baixaki está explicando como instalar, mas sou leigo no Linux não sou muito bom de mexer no terminal então eu gostaria que explicassem passo a passo essa instalação

Obs: Tentei seguir os passos como está explicado no baixaki para instalar mas não consegui então gostaria que alguém explicasse bem explicado.

PS: Na instalação do Ubuntu 10.04 diz que ele foi feito para ser fácil mas é muito complicado, o Windows é muito mais simples, qualquer coisa que for fazer no Linux tem que mexer naquela b**ta do terminal.

Lamento pelas pessoas que têm o Linux instalado em seu PC e que não entendem nada de computador e nem querem entender.
Sorte minha que se eu comprar algum pc que venha com Linux eu sei formatar e colocar um Windows 7 Ultimate.

Antes de mais nada já agradeço pela boa vontade com que muitos têm em ajudar os outros.

livre1

Baixa o pacote deb do site do Google ou use a versão livre que tem nos repositorios.

Cláudio Novais

Olá Iraquiano,

Mexer no Ubuntu é realmente MUITO SIMPLES! Aliás, digo-lhe mais, acho muito mais dificil utilizar o Windows, mas isso são outras conversas que são facilmente provadas estatísticamente. O problema está no facto de você estar mentalizado de uma forma "à lá Windows". Não pense que estou a dizer que está redondamente errado, que não está! Eu já passei por isso! Quase todo nós passamos por este momento que achamos que isto é tão complicado, mas na verdade é tudo muito simples, apenas funciona de maneira diferente!

Quanto à instalação de programas, na verdade, é bem diferente do Windows. Enquanto que em Windows, você precisa de ir descarregar à internet e fazer todos os passos de instalação (todos aqueles next next next next install), em Ubuntu a coisa é diferente. Em Ubuntu você diz-lhe: "olhe instale-me este programa" e o Ubuntu vai à internet, faz download da melhor versão para o seu computador, instala-a e põe imediatamente pronta a ser utilizada, sem ser preciso reiniciar como nas maior parte dos casos é preciso em Windows.

Isso tudo pode ser feito através do Centro de Software Ubuntu que você encontra logo no menu Aplicações. Então se você quer instalar as Google Gadgets, abra essa aplicação e, no canto superior direito da janela tem uma caixinha que serve para pesquisar programas. Nessa caixa escreva o que você quer, neste caso "google gadgets" e irá aparecer imediatamente o que você realmente procura. Bastará então clicar no botão Instalar e ele fará tudo automaticamente, aliás, se precisar de bibliotecas extra, que o programa em questão dependa, ele faz download e instala automaticamente.

Todo este processo se aplica a qualquer outra aplicação! Raras são as aplicações que você precisa de instalar que não seja através deste processo. Por exemplo, aqui tem uma outra forma de instalar as Google Gadgets:
http://ubuntued.info/como-ter-os-google-gadgets-no-ubuntu

Como vê, ambas as maneiras fazem exactamente o mesmo e se quiser nunca precisa de utilizar "aquela b**ta do terminal" como você referiu! Esse processo que você encontrou na internet é o processo antigo, o processo que assustava toda gente sempre que entravam no mundo Linux. A nova era chegou e passa pela utilização destes sistema que acredite ou não, é MUITO SIMPLES, procure por estatísticas e verá!

Novamente, não pense que estou a criar algum conflito, que não estou! Apenas lhe peço que experimente o Ubuntu durante umas semanas e verá que a simplicidade e os automatismos são enormes, o que faz do Ubuntu um sistema mais amigo do utilizador que o Windows.

Espero ter ajudado!

Abraços,
Cláudio Novais.

Iraquiano

Muito Obrigado Cláudio, não sabia que era possível fazer a instalação desse jeito descomplicado, eu gostei do Linux mas como todos dizem e é verdade no começo é muito complicado aos usuários do windows migrarem para o Linux que bom que eu estou expirimentando ele na máquina virtual para talvez depois eu usar ele realmente, mas no meu noteboook acho que é impossível instalar o Linux, já tentei instalar Windows XP nele e não da certo, a instalação nem começa, mas acho que para dar certo tenho que fazer o download dos drivers para windows XP no site do fabricante passar para um cd e na hora da instalação pedir para carregar drivers e carregar os drivers para windows xp e aí acho que daria certo mas não tem drivers para Linux no site do fabricante então não deve dar certo. No momento uso Windows 7 Ultimate, ele veio com vista e eu formatei e instalei Windows 7.
Obrigado me ajudou bastante!

RonaldoRG

Essa fase de transição para alguns é dolorosa mesmo.
Gostei da explicação de Cláudio Novais, simples fácil e direta.
Agora Iraquiano você tem que usar o Ubuntu de verdade pra você ver as potencialidades dele.
Quanto ao notebook pesquisa sobre o erro ou posta ele aqui no forum que o pessoal te ajuda. Eu mesmo uso o ubuntu no notebook.
Siga os concelhos de Cláudio Novais que você vai gostar do ubuntu. Abraço.
Ubuntu 12.04

Cláudio Novais

Iraquiano, em princípio você não deve ter qualquer problema de maior relativamente a drivers do Ubuntu. o Ubuntu actualmente está muito completo ao nível de drivers que hardware actual.

Recomendo, por isso, que meta o cd e arranque pelo live-cd do UBuntu e o experimente! A única diferença é que como será pelo CD, será mais lento que o normal, de resto poderá experimentar todas as suas potencialidades e assim saber se é compatível com o seu hardware ou não, se precisa de drivers extra ou não (que acredito que não precise, pois o Ubuntu é realmente muito automático!).

Obrigado RonaldoRG (;