Localizar programas... Como ??

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 26 de Maio de 2010, 18:05

tópico anterior - próximo tópico

JoaoDamasceno.ufc

pessoal, como faço pra localizar uma pasta específica? Por exemplo, quero colocar os equalizadores pro Audacious e o site dizia pra eu criar a pasta eq.preset dentro da pasta .audacious. No entanto, sequer consegui localizar essa pasta !! rsrsrs... inclusive cliquei Ctrl+H pra exibir todos os arquivos e não tinha o ".audacious", evidentemente que tenho o programa instalado, então onde está este programa pra que eu possa colocar a pasta dentro dele ??!?!?

overlock@

Olá JoaoDamasceno.ufc,

Você fez esse procedimento em que diretório ??? foi assim ???

cd /home/$USER/
ls -a

Se não existir essa pasta, crie com o mkdir ou com o botão direito do mouse dentro da pasta (pelo modo gráfico) e crie a pasta /.audacious e depois a /eq.preset 
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

JoaoDamasceno.ufc

entendo, porém, se eu tenho o programa Audacious instalado aqui na minha máquina, a pasta .audacious deveria existir também não?! É isso que me deixou com dúvida, cadê essa pasta? encontrando a pasta, tudo bem, crio a tal eq.preset. Obs: Pra localizar as pastas eu fui pelo nautilus mesmo tipo: Locais>Pasta Pessoal>Ctrl+H (pra listar tudo), então vi vários programas, menos o audacious !!!

irtigor

Citação de: JoaoDamasceno.ufc online 27 de Maio de 2010, 14:17
entendo, porém, se eu tenho o programa Audacious instalado aqui na minha máquina, a pasta .audacious deveria existir também não?!

Não, a pasta de configuração local é criada, basicamente, se existe alguma configuração local feita.

Xterminator

Hmmmmm Vamos ver, verifique se existe um diretório chamado .config
tem?

PS:Vamos se atualizar pessoal, não é só usar o sistema
poxa, a tendência é que as configurações/dados e etc... dos programas fiquem centralizados em diretórios especificos
e como sempre eu indico, fiquem de olho em
http://www.freedesktop.org/wiki/Specifications
aqui o link para a especificação de diretórios.
http://standards.freedesktop.org/basedir-spec/basedir-spec-latest.html

JoaoDamasceno.ufc

ôpa... existe a pasta .config sim, e inclusive tem a pasta audacious dentro dela !!!

Darcamo

Antigamente o "padrão" era que programa criava uma pasta oculta (com um "." na frente) com o nome do programa onde armazenava todas as suas configurações. Isso fazia com que fosse fácil achar onde os arquivos de configuração de um programa ficam. Hoje em dia os programas passaram a criar essas pastas para seus arquivos de configuração dentro da pasta .config então é sempre bom procurar nela também.

Lembre-se que como esses programas (Audacious, nesse caso) são rodados pelo usuário comum então eles só podem gravar arquivos na pasta do usuário [1].

[1] Na verdade também pode gravar na pasta /tmp, por exemplo, mas em geral você pode ter certeza que os aquivos de configuração devem estar na sua home (a menos que seja alguma configuração para todos os usuários, mas aí é outra história).

rodrigo.gnu