Compartilhar internet Ubuntu 10.04 / Win 7

Iniciado por alysson_smyle, 26 de Maio de 2010, 10:30

tópico anterior - próximo tópico

alysson_smyle

Olá,

Estou com um grande problema! Não consigo compartilhar minha internet com o Ubuntu 10.04.

O problema é o seguinte... Eu tenho um PC com o Windows 7 instalado. Ele está conectado à internet 24 horas e não precisa de login e senha pra acessar, ou seja, o modem já está roteado. Eu tenho um roteador que compartilhava internet com o meu notebook que possuia Windows Vista. No Vista eu não tinha problemas para compartilhar a rede, ou seja, eu colocava o cabo de rede e pronto, já estava conectado, não tinha necessidade de configurar nada. Então o Vista começou a dar problema e então decidi instalar o Ubuntu 10.04 para testar. Como sou novato no Linux/Ubuntu pensei que seria simples conectar à internet a partir do meu roteador pré-configurado. Talvez seja simples, porém já pesquisei em vários lugares (Google, Fórum do Ubuntu BR, Fórum do Ubuntu, Fórum da Comunidade Linux Brasil, entre outros) e não obtive sucesso.

Então decidi fazer o cadastro aqui nesse fórum e perguntar a vocês, utilizadores experientes do Ubuntu, se poderiam me ajudar a realizar essa tarefa aparentemente fácil.
Relembrando minha situação:
Tenho Windows 7, quero compartilhar internet com Ubuntu (eu consigo compartilhar arquivos, porém não a conexão com a internet), tenho modem roteado, tenho roteador e tenho um notebook com Ubuntu 10.04 sem acesso wireless, somente com fio.

Desde já agradeço com a colaboração de vocês,
Abraço!

Alysson.

zekkerj

Citarporém já pesquisei em vários lugares (Google, Fórum do Ubuntu BR, Fórum do Ubuntu, Fórum da Comunidade Linux Brasil, entre outros) e não obtive sucesso.

Então decidi fazer o cadastro aqui nesse fórum e perguntar a vocês, utilizadores experientes do Ubuntu, se poderiam me ajudar a realizar essa tarefa aparentemente fácil.
Hã? Eu ainda acesso sua mensagem a partir do fórum Ubuntu-BR...

Citaro modem já está roteado
CitarTenho Windows 7, quero compartilhar internet com Ubuntu (eu consigo compartilhar arquivos, porém não a conexão com a internet), tenho modem roteado, tenho roteador e tenho um notebook com Ubuntu 10.04 sem acesso wireless, somente com fio.

Execute o comando "sudo dhclient eth0 &". Confirme se a máquina consegue pegar IP com o comando "ifconfig eth0".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

alevian

Tive esse mesmo problema... Depois de rotear o modem, perdi a possibilidade de navegação pelo Ubuntu. Curioso que, na mesma máquina, tanto Debian como Mandriva, que antes davam mais trabalho começaram a acessar automaticamente a internet.

Assim como o colega que criou o tópico, vi dicas no fórum Hardware.

Foi útil a solução apontada no blog do Alexandro Prado, segundo ele encontrada aqui mesmo neste fórum:
http://alexsandroprado1.blogspot.com/2010/05/ubuntu-1004-e-o-acesso-internet-em.html

Com o gedit, alterar uma palavra na última linha do etc/network/interfaces:

de:  iface eth0 inet manual
para: iface eth0 inet dhcp

Foi tiro e queda!

P.S.: Não sei se estão de acordo, mas embora este e outro tópico sobre praticamente o mesmo assunto sejam bastante antigos, fiz questão de acrescentar a dica agora, pois pode ser útil a futuros consulentes.
Linux User 586375