Usar wireless no teste do cd e usá-lo depois de instalar ubuntu?[Resolvido]

Iniciado por mairadr, 25 de Maio de 2010, 08:18

tópico anterior - próximo tópico

mairadr

Eu acabei de realmete conhecer o Ubuntu (já tinha ouvido falar de amigos, mas só agora realmente me interessei)
Fiz um cd de intalação do novo 10.04.
Optei por experimentar antes do proprio cd sem alteraçao no pc.
Não consegui fazer o wireless funcionar. -  ???
Eu sou super iniciante e tem um monte de coisas q eu não sei. Meu wireless apresentava já um problema com o Vista, que não consigo resolver (limited conectivity/unundentified network)
Achei q mudando o OS meu problema se resolveria (visto q é uma incopatibilidade do Vista), mas como não consegui fazer funcionar o wireless no teste de rodar o Ubuntu do cd, fiquei com medo.
Minhas questões são: Se eu realmente instalar o Ubuntu, muda qqer coisa? Há probabilidade de funcionar, ou é exataente a mesma coisa da versão usada diretamente do cd???
Se ainda assim eu quiser mudar meu OS, como fazer funcionar o wireless no Ubuntu 10.04??

clcampos

É difícil saber se o wireless pode vir a funcionar porque não sabemos qual é o wireless né.

Assim poderia descrever seu hardware.

Se você instalar o Ubuntu é bem possível (quase certo) que ele ficará igual ao LiveCD, mas também existe a possibilidade de instalar os componentes certos para fazer funcionar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Vandré

É difícil saber...

Em um laptop aqui tive problemas com placa wireless no Ubuntu 9.10; mas só instalei alguns ítens (backports modules) que funcionou bem.

Quando vc instala "de verdade" no PC, vc atualiza o Kernel, e com isto ele dá um suporte a maior números de drivers. O que pode funcionar.

Sugiro que se vc tiver espaço no HD, faça o teste e instala o Ubuntu com as atualizações.

agente100gelo

Normalmente a wireless é instalada automaticamente.
Em poucos casos basta instalar um pacote adicional (meu caso - processo bem simples).
Em outros casos é necessário compilar os drivers (processo mais trabalhoso).
Em outros é possível emular os drivers do Windows.

Para saber qual é a saída, no LiVE-CD, vá em Aplicativos > Acessórios Terminal
Digite o comando:

lspci

Coloque o resultado aqui.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Alyssonrei

primeiro vc vai usar seu note na conecção via cabo que ja vem instalada, ai vc baixa as atualizações, no Sistema - Administração - Gerenciador de atualizações, depois de tudo atualizado, vc reinicia o pc. ai vc vai em Sistema - Administração - Drivers de Hardware (ou drivers de terceiros) - ai vc instala e ativa la sua placa wirelles... prontinho, funcionando... lembrando que ele vai pedir para vc colocar uma senha de utilização, nã é a senha da sua rede não, aconselho a usar a mesma que vc colocou como root. abx.
Alyssonrei

clcampos

Citação de: mairadr online 25 de Maio de 2010, 12:41

Eu não sei se é isso que vc quer saber, mas aí vai:
Realtek 8185 Extensible 802.11b/g Wireless Device

Meu processador é:
Intel dual-core.
Meu windows é vista home premium 32bit

Memoria Ram 2G

Minha placa video é ati radeon xpress 200m

Meu pc é um Gateway.
E meu hd é de 100G
HTS (....etc) ATA device.

Enfim, não sei mesmo se são essas as informações q vc quer.
Obrigada por responder e pela prestabilidade, agradeço muitissimo mesmo, pois quero muito mudar mas sou muito iniciante...
De qqer modo vou tentando as outras dicas também!

Depois posto o que acontecer!..
Até breve..

mairadr respondendo aqui a MP que me enviou (afinal o fórum serve para compartilhar informação) posso te dizer sobre a minha experiência com tal hardware.

Eu tinha instalado em meu PC o Ubuntu 7.10 e essa semana resolvi diminuir bem os fios lá em casa, assim sai e comprei a placa wireless mais barata que encontrei, que foi uma encore com  chipset RTL8185L.

Cheguei em casa, espetei a placa na máquina e instalei o Ubuntu 10.04 LTS. Ao final da instalação ele reconheceu de cara a placa, e navegou sem problemas, porém enquanto o windows apresentava 100% de sinal, no ubuntu não passava de 16%.

Pesquisei um pouco e cheguei a essa dica aqui, e achei ela muito fácil, mesmo precisando do terminal e de compilar o pacote baixado.

Hoje a placa apresenta sinal bem melhor, esta em aproximadamente 70%, sendo que eu só estou sentindo uma demora no reconhecimento das redes (cerca de 1 minuto), mas conversando com o autor do tópico (via o próprio tópico) vi que o problema é apenas comigo, mas não tive ainda tempo para pesquisar.

Se for seguir as dicas apenas tome o cuidado de instalar alguns pacotes, que são essenciais a compilação, e execute o comando abaixo, retirado do excelente tópico Instalação de Programas no Ubuntu, criado pelo colega de fórum pinduvoz.

Citarsudo apt-get install build-essential fakeroot gcc alien make linux-headers-`uname -r` checkinstall

Aproveitando sugiro que leia ao menos a primeira mensagem do tópico do pinduvoz, que é bastante didático e ajuda muito aos novatos no mundo linux.

Minha sugestão é a mesma do Alyssonrei, que é desfragmentar o disco, instalar o Ubuntu em uma partição própria, atualizar todo o sistema via outra conexão e testar para ver se o wireless foi reconhecido, caso contrário siga as dicas do blog que passei.

[]'s e boa sorte!

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

mairadr

Obrigada a todos! (especialmente Cristiano, pela última dica resolutiva!!)

Segui as instruções e meu wireless tá funcionando!

Agora é aprender o resto...
;D

clcampos

Tá funcionando perfeito?

Poxa, só comigo que tá demorando para achar as redes?... Esse final de semana eu pesquiso sobre isso.

E fico feliz em ajudar.

Qualquer dúvida estamos aqui sempre prontos a ajudar.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!