Autor Tópico: [GRUB2] 2x O.S Windows/ 1x Linux  (Lida 2120 vezes)

Offline tayronvaz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
[GRUB2] 2x O.S Windows/ 1x Linux
« Online: 14 de Maio de 2010, 08:26 »
bom dia,

estou com dificuldade para entender um pouco o grub2, e no caso estou com um probleminha chato demais.
possuo em meu hd os seguintes s.O:

Win7
winServer 2003
ubuntu Server 10.04

no meu caso eu ja tinha o win 7 a bastante tempo no hd, adicionei ontem o windows server 2003 enterprise edtion logo ocorreu que perdi o boot do windows 7, assim não podendo acessar em dual boot os dois, e logo em seguida instalei o ubuntu server 10.04 para adicionar o grub e usar os 3(pensando eu que iria resolver o problema do boot entre os dois sistemas windows", o que ocorreu foi que o grub2 reconheceu no loader "windows 7 (loader)" mas quando eu clicava ele entrava no windows server 2003 como antes, ou seja o windows server 2003 sobreescreveu a mbr do win7, assim n ão podedendo eu acessar a partição do win7.

tentei utilizar o comando sudo update-grub mas ele não mudava a tabela e a iniciação continuava o mesmo.
tentei adicionar manualmente editando somente o /boot/grub/grub.cfg e adicionando la no _40 que são os custom e salvando, adicionei linhas para iniciar o windows 7
mas não foi.

depois recuperei pelo console de erros do windows 7 a mbr do win7 com os comandos "bootrec.exe /fixboot" e "bootrec.exe /fixmbr"
assim o windows 7 voltou a iniciar sozinho sem dual ou grub, então recuperei o grub 2 por um live-dvd do ubuntu 10.04.
agora o windows 7 funciona como deveria no grub, mas agora o windows 2003 server sumiu e também não entra quando eu adiciono manualmente a linha no grub.cfg
e se eu executo depoi um grub-update fica voltando pro padrão com o windows 7 e minha entrada custom some.

ou seja se eu recupero a mbr do win7 ele apaga a do 2003, e se eu recupero do win2003 ele apaga a do win7 e não consigo inicializar os 3 ao mesmo tempo.


alguem tem uma solução para isso?

a tabela está +/- assim

sda1 = partição primaria de 100mb de inicialização do windows 7 que ele por padrao cria.
sda2 = aonde fica o sistema em si do win7
sda3 = se eu n me engano uma partição de dados ntfs
sda4 =logica extendida pra abrir as outras partições logicas
sda5 = a partição do win2003 server
sda6 = swap
sda7 = a partição do ubuntu server.
sda8 = /home

ou seja o que posso fazer pra que esses sistemas windows não fiquem se sobreescrevendo na mbr?

ter que instalar primeiro o win2003 e depois o win7 e depois o ubuntu?
isso vai dar um trabalhinho ein se for só essa a solução =/

Offline overlock@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
[GRUB2] 2x O.S Windows/ 1x Linux
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2010, 08:54 »
Qualquer dúvida é só perguntar >>> Recuperando o Grub2 <<<
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Offline tayronvaz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: [GRUB2] 2x O.S Windows/ 1x Linux
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2010, 15:02 »
recuperar o grub não é problema, acredito mesmo que fazendo esses procedimentos os 2 windows não vao rodar juntos ao ubuntu server, ja que os windows estão se sobreescrevendo na mbr na instalação.
logo eu perco querendo ou não a referencia de boot de um dos sistemas, mas eu vou ler com + calma a noite e depois retorno uma resposta melhor.

a questão é adicionar um sistema nessas linhas confusas e ver c irá rodar sem a referencia do boot na mbr.

desde já agradeço.

Offline overlock@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
[GRUB2] 2x O.S Windows/ 1x Linux
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2010, 16:07 »
Humm ,isso com certeza irá ajudar >>> Um help na apresentação do grub2 <<<
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4