Autor Tópico: Problema de configuração de rede - conexão SSH  (Lida 1714 vezes)

Offline antoniobenaion

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Problema de configuração de rede - conexão SSH
« Online: 13 de Maio de 2010, 17:00 »
Pessoal,

Estou montando uma máquina virtual, onde roda o Ubuntu 9.10, para acessar remotamente um servidor LAMP. Já instalei o SSH-server, e este funciona sem problemas. No entanto, só consigo logar na máquina virtual via SSH se houver algum usuário logado nela diretamente no PC onde ela está instalada, do contrário, recebo mensagem de erro do tipo:

[23:26:28]:~$ ssh antonio@xxx.xxx.xxx.xxx
ssh: connect to host xxx.xxx.xxx.xxx port 22: No route to host

Pelo que andei pesquisando, isto é causado pelo fato do Ubuntu desconectar a rede sempre que a sessão do usuário é encerrada na máquina virtual; o que por sua vez seria previamente configurado em algum arquivo de configuração de rede do sistema. Algum de vocês faz ideia de como eu poderia corrigir esta configuração de rede, de modo a poder me logar na máquina virtual mesmo que não haja nenhum usuário logado nela, bastando que a máquina virtual esteja ligada e na tela de solicitação de login e senha de usuário?

Abraço!!!

Offline web2000

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Problema de configuração de rede - conexão SSH
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2010, 17:31 »
Você precisa do GNOME? Acho melhor você instalar o Ubuntu Server (que é feito para isso) ou Debian.

As configurações da rede podem ser definidas em /etc/network/interfaces, como mostra em http://www.gdhpress.com.br/servidores/leia/index.php?p=cap2-3

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2010, 17:50 »
A idéia de fazer a configuração manual do IP é boa, inclusive vai facilitar pra vc pq vc vai ter garantido um IP fixo, toda vez que conectar pra lá.

O Ubuntu server também é uma boa idéia, mas não é necessário; dá pra vc fazer isso no próprio Ubuntu desktop.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline leticiamassa

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2010, 23:02 »
A idéia de fazer a configuração manual do IP é boa, inclusive vai facilitar pra vc pq vc vai ter garantido um IP fixo, toda vez que conectar pra lá.

O Ubuntu server também é uma boa idéia, mas não é necessário; dá pra vc fazer isso no próprio Ubuntu desktop.

Como fazer isso?

Pesquisei a respeito mas esse foi o único tópico que encontrei reportando esse tipo de problema.

Quero deixar um desktop disponível para acesso via ssh sem que nenhum usuário esteja logado. Somente quando o usuário que instalou o ssh-server está logado é que é possível entrar no computador via ssh (não sei se serve a mesma regra para outros usuários com privilégios de sudo).

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2010, 12:55 »
Quero deixar um desktop disponível para acesso via ssh sem que nenhum usuário esteja logado. Somente quando o usuário que instalou o ssh-server está logado é que é possível entrar no computador via ssh (não sei se serve a mesma regra para outros usuários com privilégios de sudo).
Provavelmente você definiu a conexão de rede dessa máquina pelo NetworkManager, e assim ela só fica disponível quando o usuário conecta.

O que você precisa é (a) configurar essa conexão como uma "conexão de sistema" [tem algumas restrições pra fazer isso]; ou então colocar essa configuração no arquivo "/etc/network/interfaces" [é bem simples de configurar, a menos que seja uma conexão wireless].
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D