Autor Tópico: Instalação do HBasic  (Lida 3551 vezes)

Offline CharlesIsChavo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Instalação do HBasic
« Online: 12 de Maio de 2010, 23:54 »
Caros amigos estou iniciando no mundo linux, sou programador, e trabalho com Visual Basic, e descobri HBasic, uma ferramenta muito semelhante ao VB, Pois bem, baixei dois tipos de pacote um (hbasic-2007-2a.tar.bz2) e outro (HBasic-0.9.9a-1.i386.rpm), nao consegui instalar nenhum.
o pacote .rpm, deve ser convertido para .dep, para que eu possa usar o gerenciador de pacotes Synaptic, para isto preciso de outro pacote chamado Alien, o qual eu tambem nao tenho, baixei e não consegui usar, gostaria de saber dos amigos que tem mais experiencia no assunto, uma forma de instalar o Hbasic, um passo a passo, " nao possuo internet na maquina onde quero instalar, ja tentei instalar me logando como root"
o pacote .tar.bz2 foi extraido para uma pasta que criei chamada HBasic, usei o terminal e executei o seguinte comando
# ./configure
a partir dai varios comandos forao executados
na antepenultima linha ficou assim
configure:Error:
Gostaria de saber tambem como colocar um atalho na area de trabalho depois de executada a insntalação
Quer dizer que deu errado?

Fico no aguardo dos senhores.

Offline jrjorro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Instalação do HBasic
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2010, 16:09 »
Você pode usar o gambas2. Tem muitos recursos e uso o basic como estrutura de linguagem.

Boa sorte

Offline Kenny Terra

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2010, 14:23 »
O gambas2 está no repositório, é só instalar.

Offline CharlesIsChavo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2010, 14:06 »
Você pode usar o gambas2. Tem muitos recursos e uso o basic como estrutura de linguagem.

Boa sorte

Agradeço meu amigo, gostaria de usar mesmo o HBasic, enquanto eu nao consigo vou me virao com o XP velho de gerra

Offline irtigor

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2010, 19:21 »
Não vou gerar falsas esperanças, desista! É o melhor que você faz, a ultima versão é de janeiro de 2007 (1152 dias desde o ultimo fix), sabe o que é isso em programação? É um seculo! Mesmo que funcione, não existe comunidade que usa esse troço, não sã. A chance do pacote depender de bibliotecas defasadas é mais do que alto.
« Última modificação: 15 de Maio de 2010, 19:29 por irtigor »

Offline CharlesIsChavo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2010, 00:34 »
Não vou gerar falsas esperanças, desista! É o melhor que você faz, a ultima versão é de janeiro de 2007 (1152 dias desde o ultimo fix), sabe o que é isso em programação? É um seculo! Mesmo que funcione, não existe comunidade que usa esse troço, não sã. A chance do pacote depender de bibliotecas defasadas é mais do que alto.
Agradeço irtigor e repeito tua opinião, so que eu perguntei como instalar o HBasic, nao pedi opnião nehuma sobre usa-lo ou não, se vc souber me ajudar a instalar blz, do contrario agradeço! e muito obrigado.

Offline rudregues

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2010, 00:47 »
CharlesIsChavo, abra o terminal e instale o alien:
        sudo apt-get install alien
 converter com o alien:
        sudo alien pacote.rpm
Depois instalar:
        sudo  dpkg -i pacote.deb

No caso da instalação pelo pacote tar.gz é provável que o erro venha da falta de alguma biblioteca...
Verifique a saída da linha de comando do ./configure e veja qual pacote tá faltando.
Lembre-se também de ler o ''read-me'' para esclarecer mais dúvidas.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.