Interface gráfica nao inicia mais

Iniciado por dex19dt, 12 de Maio de 2010, 23:51

tópico anterior - próximo tópico

dex19dt

Hoje a tarde eu deixei meu Ubuntu 10.4 atualizando alguns pacotes (inclusive pacotes da interface gráfica) e saí.
No período que estive fora houve uma queda de energia e quando voltei liguei o PC e o Ubuntu dava erro dizendo que nao podia carregar a interface grafica normal.
Pesquisei um monte e tentei varias coisas já.
Primeiro reconfigurei o xserver-xorg
ele entra apenas no modo texto e qndo tenta iniciar com startx ou gnome-session ele diz que nao pode abrir a tela.
durante uma das tentativas apareceu algo sobre o kernel do modulo nVidia ou algo assim que estaria com algum erro.
Tenho placa de video nVidia.
Alguem sabe como fazer pra voltar o Ubuntu ao normal?

overlock@

Como que você instalou o driver da nvidia ? pelo gerenciador ou baixou do site da nvidia e instalou ? terá que abrir o xorg.conf e mudar o drive para o vesa ;

sudo nano /etc/X11/xorg.conf

E mude o driver da nvida pelo vesa,

Obs ; para salvar no nano tecle ctrl+o e para sair ctrl+x , reinicie sudo shutdown -r now
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

dex19dt

ok la no xorg.conf aparece as coisas do nVidia e tal
mas o q exatamente eu tenho que mudar pra colocar o Vesa?

overlock@

"Linux User" # 480186 

dex19dt

Ok agora eu consigo entrar no Kde e no Gnome de novo!
mas a resolução da tela é de 800x600 e não da opção que preciso pro meu monitor (1600x900)
tem como colocar uma outra resolução?

jrjorro

desinstala o driver da nvidia e instala de novo.

dex19dt

estou tentando fazer isso ha algum tempo.
como faço através do terminal?
posso desinstalar todos os drivers nvidia sem susto?

Darcamo

Como você mudou para o driver vesa então você não precisa do driver da nvidia. Pode desinstalar sem medo. Claro que em seguida você vai querer reinstalá-lo, já que vesa é o driver mais genérico que tem (o quebra-galho) e por isso você não pode usar resoluções maiores e não tem aceleração 3D.
A reinstalação do driver da nvidia deve ser como foi a instalação na primeira vez.

ptkrr, o seu problema é bem diferente do problema do dex19dt. No caso do dex19dt todo o sistema inicializa normalmente e há problemas apenas na interface gráfica que é no finalzinho. No seu caso, no entanto, houve algum problema na montagens das partições e isso vem bem antes da interface gráfica.

overlock@

Citação de: dex19dt
estou tentando fazer isso ha algum tempo.
como faço através do terminal?
posso desinstalar todos os drivers nvidia sem susto?

Primeiro responda minha pergunta do post 2, para podermos te ajudar melhor ok ?
"Linux User" # 480186 

dex19dt

ok,
quando instalei o Ubuntu (ainda era o 9.10) o próprio sistema abriu uma mensagem dizendo que havia dois drivers proprietários disponiveis pra eu utilizar na minha placa. Eu selecionei aquele que estava identificado como "recomendavel" e foi só.
Agora ja estou com o 10.4 e depois da queda de luz deu esse problema.

A proposito, eu desinstalei pelo synaptics todos os pacotes que continham o termo "nvidia" e depois instalei de novo.

Não deu resultado então pra poder entrar no sistema de novo eu repeti o passo que me foi passado sobre definir o driver Vesa no xorg.conf
Agora quando tento entrar ele diz que o monitor está fora de frequencia.
nem consigo mais iniciar o sistema

to perdidaço =/
tava mto animado com o Ubuntu e praticamente nem usava mais o Windows
agora por causa da queda de luz deu m....

Se precisar de mais informações é só postar ok?
obrigado pela ajuda

overlock@

Citação de: dex19dt
nem consigo mais iniciar o sistema

Você não consegue entrar mais no sistema ? qual o erro que apresenta ? o que acontece ?

Quando você desinstalou o driver da nvida você reiniciou o pc ? quando você instalou novamente apresentou algum erro ?
"Linux User" # 480186 

dex19dt

Quando inicio o Ubuntu aparece a mensagem do monitor dizendo que está fora de frequência.
E só aparece isso, nao tem como fazer mais nada a nao ser reiniciar.
Sim eu reiniciei depois de desinstalar e tbm quando reinstalei.
E ele apresentou o mesmo problema.
Ele exibe uma mensagem dizendo que há erro  e pede se eu quero entrar em modo gráfico de baixa definição apenas para esta sessão, ou se quero corrigir as configurações graficas, ou se quero reiniciar o X.
Já tentei todas as opções mas nao tem jeito.

dex19dt

Existe alguma maneira de fazer uma especie de reparação na instalação do Ubuntu através do LiveCD como se faz no Windows?
A esta altura ja estou perdendo as esperanças numa solução e procuro minimizar os danos....

dex19dt

Bem,
pode-se dizer que o problema está resolvido
formatei o PC e reinstalei o Ubuntu
é uma pena
mas não dava mais pra esperar
obrigado a todos

Maureti

dex19dt
cara vi seu problema agora, pena que já formatou o pc, seu problema seria resolvido de forma simples e rápida da seguinte forma, mas fica ai a dica pra próxima vez, e quanto a recuperação do sistema com o LiveCd é possível sim.

resolva o problema da inicialização com o seguinte procedimento.
entre no Ubuntu pelo live cd
digite " alt + F2 " sem aspas
entre com o comando gksu gparted
com o botão direito do mouse clique na partição que está com problemas em seguida
clique em verificar
espere terminar
leia os logs que serão mostrados
reinicie o sistema sem o live cd e veja se o problema persiste.

geralmente com este procedimento todos os erros são corrigidos.

falow.