O que você pensa sobre a idéia do Ubuntu ficar parecido ao Mac OSX

Iniciado por carlos_mac, 12 de Maio de 2010, 15:22

tópico anterior - próximo tópico

carlos_mac

Gostaria de debater com vocês a idéia que o Ubuntu "adotou" de estar tentando ficar parecido com o Mac OSX.

Se ela é:

Boa, pois o Mac OSX é um bom sistema operacional e o Ubuntu poderia seguir seus passos.

Ruim, pois a Comunidade Livre tem criatividade e capacidade de não só fazer tão bom quanto melhor.

Ou ainda:

Boa, na verdade o Ubuntu não está copiando outro sistema, está apenas seguindo uma tendência.

Ruim, o Ubuntu pode ser taxado como cópia do Mac OSX.

Ioca100

Boa, na verdade o Ubuntu não está copiando outro sistema, está apenas seguindo uma tendência.
Usuário Linux- 449417

Alyscom

O álcool é o photoshop da vida real

Darth Vader

Acredito que o Ubuntu tenha identidade própria, não precisa copiar nada de outros sistemas.
Mas, se assim o fizer, que se esforce para copiar seus pontos fortes, seja lá qual for o S.O.
É como eu sempre digo - todo e qualquer sistema operacional é um meio para um mesmo fim, seja Linux, Mac ou Windows.

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

agente100gelo

Colocou os botões para esquerda - virou Mac? :)

É inegável a simpatia do Mark pelo uso da tela que Mac OSX.
O que vi de ida em direção ao Mac: Botões e aparência dos icones no painel.

Em relação aos botões, há o interesse em colocar botões no lado direito o que não parece nada com Mac OSX.
Nos netbooks há a tendência de usar o menu global.

Cara, não há como fugir. O paradgima do desktop não deixa muita margem. Veja o Windows 7 e o KDE. Tem uma versão do Madriva de 2001 que é a cada do Windows 7.

Sempre haverá comparações.

Quer dizer que o Spaces não é chupado das áreas de trabalhos do Linux?

Sinceramente, estou gostando muito do cuidado estético que o Ubuntu começou a ter. Isto é importante. Mais importante do que se vai parecer com Mac ou Windows.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

velox256

Ué, o cara instala o bagulho e depois bota a cara que quiser no sistema, não? Eu prefiro um visual mais "Windows" mas sem perder as características "Linuxais", heheheh...  ;D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

BrunoPT

Eu pessoalmente acho que o Ubuntu não está a imitar nenhum sistema operativo, acho que o ubuntu nesta versão ficou muito melhor a nivél de aparência e muito melhor na sua funcionalidade especialmente no que tem a ver com redes sociais.
Eu gostei tanto do tema da versão 10.04 que nem o mudei, para mim está exelente e é a melhor versão do ubuntu até agora, quem não gostar pode escolher o tema que quiser já que uma das vantagens do Gnome é ser bastante personalizavél.

clebson

Falco90

Citação de: clebson online 21 de Maio de 2010, 01:39
Convergência evolutiva.
Concordo, mas também não faltou uma boa olhada no que os outros tem de bom.

Antonio Novaes

Ruim, pois a Comunidade Livre tem criatividade e capacidade de não só fazer tão bom quanto melhor.

Acho isso válido apenas para usuários que estão saindo do MAC OS para Ubuntu (por sinal imagino ser poucos em comparação dos que saem do Windows)

Na verdade trocaria a palavra ruim por não é ideal. Na minha opinião o Ubuntu tem que ter sua cara própria. Seguir tendências de interface não acho bom, é como se tivesse trocando de identidade... deixando para trás muito tempo de trabalho e a possibilidade de melhorar sua própria cara (Gnome).

Como um filho do Debian (apelido o ubunut assim) acho que o ubuntu tem feito um bom trabalho em divulgar a interface Gnome para os usuários Desktops, dando ainda a chance de personalizar sua interface para ser parecida com o windows para auxiliar os usuários básicos que usam o PC para uso exclusivo de aplicativos simples como Office, som e vídeo. Apenas dando a eles uma maneira melhor de migra de um SO para outro, por questão de hábito e costume.

Resumindo: Ubuntu tem que ter sua cara.

Quanto a desempenho e segurança é foco de todo sistema operacional. Tenho em mente que o ubuntu está desempenhando em ótima forma a adaptação as necessidades de usuários comuns e ainda para usuários mais avançados.

A única coisa que fico com pé atrás com o Ubuntu é quando surge atualizações e depois de algumas delas (principalmente envolvendo o kernel) faz com que alguns aplicativos não funcione ou alguns hardwares fiquem funcionando parcialmente ou sem funcionar. Mas temos que reconhecer que o fato dos fabricantes pouco colocaborar para isso a comunidade linux tem feito rápidas contribuições para sanar esses poucos casos que ocorrem.

Em suma: Parabéns Ubuntu
Antonio Novaes
Analista de Sistemas

Luis Alberto

Na minha opinião acho que o Ubuntu tem se "inspirado" apenas na arte do MAC OS que, convenhamos, é impecável.
E isso favorece os usuários do Ubuntu: beleza, praticidade e segurança.
Veja bem... essa última versão ta show, mas show de bola mesmo.
Conheci na versão 9.04 e percebi que evoluiu muito no quesito beleza

gui2501

aff..
só por que os botões das janelas estão do lado esquerdo o povo sai falando que o ubuntu ta copiando o Mac..
na minha opnião o ubuntu tem estilo próprio.

alineri

Quando as primeiras telas da versão 10.04 começaram a surgir no twitter, eu de cara fiz esse comentário. Porque é muito evidente essa semelhança.
O Ubuntu trouxe caracteristicas do Mac OS, não para ficar parecido, mas para acompanhar tendências, e isso a Apple entende e está a anos-luz de todos.

O Ubuntu está ficando cada vez mais bonito, polido e bem acabado.

Pra mim, tudo o que vem somar para facilitar a vida do usuário, agregando ainda, elegância, é bem vindo.

PS: Agora, se o menu superior mudasse conforme a aplicação em foco... hummmm, ia ficar show! fala a verdade  ;)
Não tenha medo de ser o melhor. Só os medíocres não são criticados.