Autor Tópico: Ubuntu no vaio vpccw23fx , como resolver?!  (Lida 5502 vezes)

Offline AnthonyNichols

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Ubuntu no vaio vpccw23fx , como resolver?!
« Online: 07 de Maio de 2010, 01:04 »
Ola a todos ,

estou querendo iniciar no sistema UBUNTU e estava quererndo fazer primeiramente , como a maioria dos iniciantes , um dual boot , atualmente uso o windows seven ultimate x64bits , estou tentando instalar no meu computador , ja faz 1 dia , baixei varios ISO , varias versoes , tentei de todas as maneiras , porem , sempre que , apos o boot , que a pessoa escolhe o idioma e aperta em INSTALAR , o meu computador faz como se tivesse desligado , pensei ate que fosse porque era a primeira vez que instalava o linux , mais nao , entrei em contato com o suporte online da sony , e eles me falaram o seguinte.

Bradly_ > The SONY VAIO Notebook Computers are designed specifically to work with the Windows Operating System with which they ship.

Bradly_ > While we have heard that Linux will work on the PC by SONY, SONY has not tested Linux on our VAIO Computer Systems.

Bradly_ > SONY has not designed and is currently not in the process of developing Linux drivers for the Hardware components of our VAIO Computers.

Quer dizer que eu nao poderei instalar o UBUNTU no meu computador ? nao poderei me livrar nunca do windows --`? por favor alguem me da uma luz , obrigado pela atencao desde ja!

Offline e.daniel-ct

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no vaio vpccw23fx , como resolver?!
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2010, 11:16 »
Bom cara isso acontece porque tem um bug no driver da nvidea,  seu computador não parou de funcionar oque acontece é que a saída de vídeo VGA é que esta ativa, para contornar isso, tem uma opção especial na tela de boot do cd, acho que você deve apertar a tecla F6 ou F7 não me recordo direito e marcar a opção nomodeset, um problema é que isso vai acontecer também quando você reiniciar o sistema e for dar boot no HD. Eu estou preparando um tutorial para os sony vaio fique no aguardo um dia, estou tentando contonar um outro problema antes, que é o ajuste de brilho do display.

Esses problemas todos estão ocorrendo porque os drivers da nvidea não estão reconhecendo direito o display da sony, esperemos que isso seja resolvido logo, mas até la vamos contornar isso nós mesmos certo.

Meu notebook é um Sony VAIO CW21fx, que se diferencia do seu unicamente pelo leitor DVD, certo?

Bom os probemas que encontrei foram, o não reconhecimento do display no boot do liveCD, após a instalação antes de ativar o NV e após a instalação do driver proprietário da NVidia, contornados primeiramente com o comando que te passei acima.

O microfone não funcionava, também jã contornado.

O display não tem a opção de ajustar o brilho, problema também causado pelo não correto reconhecimento do monitor, sem resolução por enquanto, apesar de que no forum italiano tem um caminho das pedras para que funcione só que eu ainda não testei.

E por ultimo como uma consequência de ter sanado o problema do display do notebook, perdi as saidas vga e hdmi, que é o que eu vou tentar contornar agora.

Offline AnthonyNichols

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2010, 01:41 »
Andei pesquisando na net e achei isso olha:

For Sony Vaio VPCCW series laptops:

1Download >sonycw.txt< to your "/home/username/" folder:

2Rename "sonycw.txt" to "sonycw.bin"

3Open terminal and paste these commands.

sudo mv /home/your_user_name_here/sonycw.bin /etc/X11/

sudo touch /etc/X11/xorg.conf

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

4Paste this in xorg.conf and then save:

Section "Device"
Identifier "Device0"
Driver "nvidia"
VendorName "NVIDIA Corporation"
Option "ConnectedMonitor" "DFP-0"
Option "CustomEDID" "DFP-0:/etc/X11/sonycw.bin"
EndSection

5Install nvidia-glx-185

6Restart the computer and your done

....
e tem depoimento de varias pessoas dizendo que funcionou normal e tal , sendo que quando eu vou fazer isso , n consigo passar nem do primeiro comando , quando executo ,
Código: [Selecionar]
aparece um texto falando, mv: falta o operando de destino apos 'mv /home/your_user_name_here/sonycw.bin /etc/X11/'

alguem por favor me da uma luz em relacao a isso , :( , eh a unica coisa que falta para meu ubuntu ficar 100% =S

Offline e.daniel-ct

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2010, 15:21 »
O problema ai é que you_user_name deve ser substituido pelo seu nome de usuário.

Offline AnthonyNichols

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2010, 15:45 »
Isso eu sei pow , ja coloquei de acordo com as minhas configs ... so colei assim pq eh como tem no tutorial.

Offline e.daniel-ct

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2010, 15:53 »
Bom criei aqui como avia prometido um tutoria de como proceder,

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66348.0.html

Offline Kilderesobral

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2010, 17:19 »
Andei pesquisando na net e achei isso olha:

For Sony Vaio VPCCW series laptops:

1Download >sonycw.txt< to your "/home/username/" folder:

2Rename "sonycw.txt" to "sonycw.bin"

3Open terminal and paste these commands.

sudo touch /etc/X11/xorg.conf

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

4Paste this in xorg.conf and then save:

Section "Device"
Identifier "Device0"
Driver "nvidia"
VendorName "NVIDIA Corporation"
Option "ConnectedMonitor" "DFP-0"
Option "CustomEDID" "DFP-0:/etc/X11/sonycw.bin"
EndSection

5Install nvidia-glx-185

6Restart the computer and your done

....
e tem depoimento de varias pessoas dizendo que funcionou normal e tal , sendo que quando eu vou fazer isso , n consigo passar nem do primeiro comando , quando executo ,
Código: [Selecionar]
aparece um texto falando, mv: falta o operando de destino apos 'mv /home/your_user_name_here/sonycw.bin /etc/X11/'

alguem por favor me da uma luz em relacao a isso , :( , eh a unica coisa que falta para meu ubuntu ficar 100% =S

-------------------
Infelizmente nao funciona para Ubuntu 10.04 serve apenas para o 9

Offline e.daniel-ct

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2010, 13:29 »
Na verdade este tutorial é a respeito dos modelos da sony independente da distribuição!

Offline Dr_Reinaldo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2011, 18:21 »
Olá pessoal,

Eu estou com o mesmo problema com o meu notebook Sony VPC-CW21FX. Eu procurei ler todas essas mensagens, bem como aquelas
do tópico "Tutorial VAIO PC CW21fx, CW23FX e outros CW no Ubuntu".

No entanto, achei confusas ao ler o histórico porque houve diversas opiniões.

Afinal, qual é o procedimento seguro para resolver esse problema de tela preta ? É baixar o novo drive do Nvidia ? E deverá ser feito após a instalação do Ubuntu 10.10 ? [Lembrando-se de que só consegui ver as telas das páginas do Ubuntu do cd após ter marcado com um X em todas as opções do F6 (eu não sabia que era apenas o "nomodeset")].

Muito obrigado pelas dicas.