Erro no Grub após atualizar para o Ubuntu 10.04

Iniciado por armandozumpi, 06 de Maio de 2010, 07:11

tópico anterior - próximo tópico

armandozumpi

Enquanto estava atualizando para o Ubuntu 10.04, pediram para escolher o Grub sendo que eu tenho dois HD's, um para backup e outro com os sistemas operacionais. Utilizo um dual boot para o Windows XP e para o Ubuntu. Após terminar a atualização, o sistema reiniciou mas apareceu o seguinte erro:

grub loading error: the symbol 'grub_puts_' not found
Grub rescue>

E a partir daqui eu não consigo iniciar nem o Windows nem o Ubuntu.

Gostaria de pedir a ajuda de vcs para resolver este problema. Estou precisando muito usar o PC para terminar um trabalho da faculdade.

Aguardo contato.

compreender

Tem que procurar, mas tem vários artigos de como recuperar o Grub.
Tem que ser no HD onde estava anteriormente o dual Boot. (O Grub)
Depois se aparecer  no inicio automático uma linha que não corresponde ao Kernel instalado muda para a linha do Kernel correto e pressiona "Enter"
Depois resolve o problema de linha com explicado no tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66055.0.html

armandozumpi

O grande problema é que não aparece nenhuma tela para eu selecionar o kernel, aparece só a seguinte mensagem de erro:

Grub rescue>

Então não tem como utilizar a dica que você me passou.

overlock@

Faça o seguinte ;

Inicialize pelo Live CD do Ubuntu, entre no Terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite :

sudo fdisk -l

Para ver a partição que será instalado o grub2.

Monte a partição ;

sudo mount /dev/sd* /mnt

Coloque a partição correta, sda, sdb...

Reinsta-le o grub2;

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Reinicie o computador;
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

armandozumpi

Fiz o download do ubuntu 10.04 no PC do trabalho e gravei em CD, tentei usá-lo para dar um boot e fazer o que o Overlock falou, mas continuou aparecendo a mesma mensagem de erro:

Citação de: armandozumpi online 06 de Maio de 2010, 10:43
Grub rescue>

Ou seja, eu ligo o computador e logo em seguida aparece essa mensagem no prompt e fica nisso, mesmo com o CD.

Aguardo algum contato.

armandozumpi

Pessoal estou realmente precisando de uma ajuda aqui... O computador não sai da tela que eu falei. Pensei até em formatar o HD para reinstalar os OS mas nem isso eu to conseguindo.
??? :'(

matsuoka2010

To com o mesmo problema, e quando tento isntalar o Grub na partição correta pelo terminal me volta esta mensagem

grub-setup: warn: Attempting to install GRUB to a partition instead of the MBR.  This is a BAD idea.
grub-setup: warn: Embedding is not possible.  GRUB can only be installed in this setup by using blocklists.  However, blocklists are UNRELIABLE and its use is discouraged.

o que devo fazer?

Tota

Citação de: armandozumpi online 06 de Maio de 2010, 18:30
Fiz o download do ubuntu 10.04 no PC do trabalho e gravei em CD, tentei usá-lo para dar um boot e fazer o que o Overlock falou, mas continuou aparecendo a mesma mensagem de erro:

Citação de: armandozumpi online 06 de Maio de 2010, 10:43
Grub rescue>

Ou seja, eu ligo o computador e logo em seguida aparece essa mensagem no prompt e fica nisso, mesmo com o CD.

Aguardo algum contato.

Houve uma atualização errada do grub para o grub2 segundo este topico do forum gringo => http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1397629&page=2

Leiam e verifiquem se serve para voce.

matsuoka2010

Não consegui resolver pelo link do fórum gringo!

rola um tuto em português??

matsuoka2010

pelo tópico do forum gringo eu consigo chegar até o código
$ nano /etc/default/grub

mas a janela que volta eu não sei oq precisa ser modificado para instalar o grub  ???

matsuoka2010

Galera, tentei executar todos os códigos que vi nos posts por ai.
Sou totalmente iniciante no ubuntu, migrei do ruindows para ele à uns 4 meses.

Todos os códigos que tentei rodar no terminar para instalar o grub na partição onde está instalado o ubuntu volta a mensagem de erro que eu postei em 2 posts acima.

Após algumas tentativas falhas em instalar o Grub na partição onde está o ubuntu, eu reiniciei e aparecu a lista de sistemas do grub, porém a versão 1.94 beta.

Não sei se essa é a versão correta para o ubuntu 10.04 lts. Já é a segunda vez que isso ocorre, a primeira vez foi do mesmo jeito, tentei executar alguns comandos seguindo os posts e voltava as mesmas mensagens de erro. Após algumas horas de reinicialização esperando o grub funcionar, ele voltou como grub 1.94 beta.

Aí fui ao gerenciador de atualizações, instalei todas e voltou o mesmo erro do grub. Onde aconteceu oq mencionei acima... a mesma coisa que da primeira vez.

Agora minha pergunta: Todas as vezes que eu atualizar o ubuntu 10.04 lts vou ter problemas com o Grub???

executando o

sudo fdisk -l

retorna o seguinte:

Disco /dev/sda: 120.0 GB, 120034123776 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14593 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xd921550f

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *          26       12044    96542617+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2           12045       14593    20474842+   f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda5           12045       14593    20474811   83  Linux

Disco /dev/sdc: 250.1 GB, 250059350016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 30401 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xcaa9bb6b

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdc1               1       30401   244196001    7  HPFS ou NTFS

agora fica minha dúvida sobre as atualizaçõe.

Valeu!

Nossile

Citação de: matsuoka2010 online 07 de Maio de 2010, 16:22

grub-setup: warn: Attempting to install GRUB to a partition instead of the MBR.  This is a BAD idea.

A mensagem informa que você tentou instalar o GRUB em uma partição em vez do MBR, e que isso é uma ideia ruim. Fez algo diferente do padrão na instalação?

Um bom tópico para consultar http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

armandozumpi

Pessoal,

Valeu pela ajuda de vocês!!! Vou tentar esses métodos que vocês enviaram, quando eu terminar eu posto o resultado.

Abraço.

andarilho9

Esse erro aconteceu comigo também. Acho que muita gente está com esse problema na atualização porque, durante a instalação, é perguntado onde quer que seja instalado o grub. O problema é que nessa etapa ele permite que o grub seja instalado no inicio de uma partição (partition boot sector), ao invés de ser instalado no início do disco rígido (MBR, master boot record). Então se você por um acaso escolher a partição ao invés do disco rígido (ex: escolher sda1 ao invés de sda) ele vai instalar o grub nessa partição, e o grub antigo vai perder a referencia. Entao, quando você dá o boot, ele carrega a MBR e lá está o grub corrompido, de antes da atualização. E aí aparece o prompt

grub rescue>

Se você conseguisse dar o boot direto na partição, você veria o novo grub funcionando perfeitamente.

Como resolver? Bem, eu consegui fazer isso com um dual-boot ubuntu / windows xp.

Primeiro você deve recuperar o grub antigo, da MBR. Você coloca um live cd e dá o boot por ele.

armandozumpi, se mesmo colocando o cd live não bootar, é que não está habilitado o cd como primeira opção de boot. Então vc entra na bios do seu computador (normalmente apertando delete quando o computador está ligando). Normalmente aparece uma telinha azul com várias opções, tente encontrar alguma parecida com "boot order" e coloque o drive de cd primeiro. Saia da bios e reinicie, o cd live irá bootar.

No live cd, siga as instruções para reinstalar o grub no começo do hd (e não da partição) aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html.

Matsuoka, você estava recebendo aquela mensagem porque estava tentando instalar na partição, e o correto é na MBR (por exemplo, o correto é instalar em /dev/sda em vez de /dev/sda1).

Provavelmente quando o grub antigo for restaurado, o novo grub (o que foi instalado na atualização) irá aparecer quando você selecionar a partição na qual ele foi instalado. Comigo acontecia isso na partição com windows xp. Para resolver isso, foi só iniciar pelo cd do windows xp, entrar no console de recuperação e digitar esse comando:

fixboot c:

que recupera o setor de boot da partição. Esse console é muito útil, ele pode recuperar o MBR também (mas nesse caso não será necessário se o grub foi reinstalado corretamente).

No windows vista e 7 eu nao sei como reparar MBR/setor de boot da partição.

Espero que tenha sido de alguma ajuda, espero não ter complicado muito...

Abraço!