Erro no Grub após atualizar para o Ubuntu 10.04

Iniciado por armandozumpi, 06 de Maio de 2010, 07:11

tópico anterior - próximo tópico

compreender

No meu caso quando não da o boot de um CD de instalação seja Windows 7 ou Ubuntu é devido ao sistema da bios não estar programado para isso.
Para solucionar isso coloco o CD no leitor, reinicio o computador e durante o reinicio do mesmo clico repetidamente na tecla F11; de là aparece uma tela onde da para escolher o boot ou pelo sistema ou pelo CD.
Escolha via CD e continua instalando.

armandozumpi

Andarilho9,

O meu PC está configurado para dar boot pelo cd, mas quando eu coloco o Live CD aparece uma mensagem dizendo:

error: no loaded kernel

O que pode ser isso?

andarilho9

Puxa cara, agora você me pegou.

Pelo visto ele não conseguiu carregar um kernel, e isso é estranho uma vez que está dando boot pelo live cd...

Qual ubuntu é o seu live cd?

armandozumpi

Andarilho,

Eu gravei um novo Cd do Ubuntu e finalmente consegui dar o boot no PC. Então mandei executar o ubuntu direto pelo Cd e vou tentar recuperar o GRUB através de uns comandos que eu achei.

Agradeço muito pela ajuda.

Volto a postar aqui caso eu ainda tenha algum problema, ou quem sabe a resolução do meu problema.

armandozumpi

Consegui resolver o problema do Linux no Grub através deste método:

Inicialize pelo Live CD do Ubuntu 9.10.
Se esqueceu ou não sabe qual a partição do seu Ubuntu, entre no Terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite :
Código:

sudo fdisk -l

ubuntu@ubuntu-desktop:~$ sudo fdisk -l
password for ubuntu:
Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Identificador do disco: 0x7402e25b
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        4649    37343061    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2            4650        5683     8305605   83  Linux
/dev/sda3            5684       19457   110639655    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda5            5749       19457   110117511    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda6            5684        5748      522049+  82  Linux swap / Solares

Monte a partição : (Troque sda2 pela partição do seu Ubuntu).
Código:

sudo mount /dev/sda2 /mnt

Reinstale o GRUB 2 :
Código:

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Reinicie o computador.

Site: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

Mas ainda permaneceu um problema, o WIndows XP que eu também tenho na mesma partição não está aparecendo no Grub. Eu achei um método para recuperá-lo mas vou precisar do CD do Windows que está com o meu primo, assim que eu tentar eu posto o resultado.

armandozumpi

Pessoal,

Achei um comando para atualizar o Grub para aparecer o Windows:

sudo update-grub

Após executar este comando eu reiniciei o PC e constatei que o Windows aparecia no Grub.

Agradeço sinceramente a ajuda de todos e espero também poder ajudá-los algum dia.

Abração...

armandozumpi

Pessoal,

Achei que o meu problema estivesse resolvido mais estou vendo que não é bem assim. Como falei anteriormente o meu Ubuntu está funcionando legal agora, e até consegui colocar o Windows para aparecer no Grub mas quando fui acessá-lo (Windows) aparece uma tela de prompt com um underline (_) piscando e a CPU fica apitando direto e não entra no Windows.

Além disso ainda apareceu outro problema no Linux. Estava usando ele e de repente a tela apagou e em seguida apareceu uma mensagem dizendo que o Ubuntu estava sendo executado em modo texto e indicando alguma possível problema na placa de vídeo (Não lembro exatamente o que estava escrito na mensagem mas era mais ou menos isso).

Se arrependimento matasse, eu tava mortinho agora. O 9.10 estava perfeito, mas foi só eu resolver atualizar pro 10.04 que começou a dor de cabeça.

Alguém pode me ajudar nesses dois problemas? Desde já agradeço pela atenção (De Novo).

andarilho9

pode ser que o inicio da partição windows esteja corrompida. Se vc quiser, pode tentar o procedimento abaixo, mas ele pode apagar/sobrescrever o grub, e vc vai ter que reinstalá-lo novamente.

tente o seguinte: dê o boot com o cd do windows xp e entre no console de reparos (aperte r na primeira tela). assim que aparecer o prompt de comandos, digite:

fixboot c:

onde c: é sua partição com windows. Tente e depois poste a resposta aqui.

Abraços,

matsuoka2010

andarilho9

Valeu pelas dicas ae! Eu tenho os dois sistemas instalados no mesmo HD com partições diferentes.
Não faço a minima idéia de como o Grub voltou a funcionar. rs... mas o medo de atualizar o ubuntu permanece... vou atualiza-lo agora.. seja oq Deus quiser! rs.