Ubuntu 10.04 LTS: "An error occurred while mouting /home"

Iniciado por fatecano, 01 de Maio de 2010, 10:20

tópico anterior - próximo tópico

fatecano

Atualizei o meu Karmic para o Lucid diretamente pelo gerenciador de atualizações.
Eu sei que esse não é o caminho mais indicado, mas estou sem tempo para configurar tudo de novo do meu jeito.  ;D

Agora aparece essa frase antes da tela de login:

An error occurred while mouting /home

Tem uma opção para pressionar S e continuar.
Só que depois vem essa tela de erro:

Alguém sabe como resolver isso?
Teria que ser pelo Alternate CD ou tem como evitar isso?

Abraços

Polaco

Verifique em usuários e grupos, se você possui as permissões de usuário para administrar o sistema, em caso negativo tente habilitar a conta de root no sistema, pelo terminal:

sudo passwd

Depois digita uma senhe, e acesse a conta de root com o comando su e a senha inserida antes.

Com a conta de root habilitada, você pode abrir o Synaptic sem problema de permissão, bem como dar permissão de sudo para o seu usuário que aparentemente está sem ela. ;)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

fatecano

CitarVerifique em usuários e grupos, se você possui as permissões de usuário para administrar o sistema

Será?
Mas eu sempre tive essa permissão usando a senha do login.
Isso só veio a dar problema depois dessa atualização para o 10.4.

Booom, vamos lá então...

Pelo terminal digitando sudo passwd:

rodrigo@rodrigo-desktop:~$ sudo passwd
[sudo] password for rodrigo:
rodrigo is not in the sudoers file.  This incident will be reported.
rodrigo@rodrigo-desktop:~$

A senha do root eu acabei perdendo e agora estou tentando recuperar. (rsrs)

Com essa senha, entrei no Sistema > Administração > Usuários e grupos para ver se consigo alterar o tipo de conta.
Olha o que apareceu com a nova senha:

Abraço

Polaco

Putz, que droga... algum erro aconteceu durante a atualização da distribuição, ou o teu usuário não foi reconhecido ou está com outro nome, ou problema nas permissões, grupos, ID's, etc. Não sei dizer exatamente.

Mas com a senha de root disponível, seria possível corrigir isso, uma pena que você tenha perdido ela. :(
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

fatecano

Citação de: Polaco online 04 de Maio de 2010, 11:17
Putz, que droga... algum erro aconteceu durante a atualização da distribuição, ou o teu usuário não foi reconhecido ou está com outro nome, ou problema nas permissões, grupos, ID's, etc. Não sei dizer exatamente.

Mas com a senha de root disponível, seria possível corrigir isso, uma pena que você tenha perdido ela. :(

Essa tela aqui não é a nova senha do root que eu acabei de criar?
Pelo menos eu pesquisei para criar outra, conforme esse link.

Sabe de uma coisa?
Venho com esse problema desde o dia do lançamento e até agora não consegui resolver.
Vou aproveitar que estou hoje em casa e fazer a instalação do "zero".

Fazer o que, ne?  :-\

Abraço

Xterminator

Só uma pergunta
sua partição /home foi criada em uma partição separada na instalação anterior?
Parece que há algum problema nas configurações da sua máquina relativo a interface loopback
talvez por isto não esteja conseguindo nada.
Estou deduzindo isto por não enxergar o nome da sua máquina no terminal.

ifconfig mostra, a interface lo carregada?
qual o conteúdo do arquivo /etc/hosts.conf?

São várias perguntas, e creio que a partir delas você consegue sanar seu problema.

fatecano

Citarsua partição /home foi criada em uma partição separada na instalação anterior?

Não, nãooo.
A partição da pasta /home é a mesma!

CitarSão várias perguntas, e creio que a partir delas você consegue sanar seu problema.

Entãooo, só que agora tem um problema: acabei de iniciar a formatação. Hehehe!!  :D
5 dias desse jeito é muita coisa.

Mas valeu ai.  ;D

Abraços e obrigadão mesmoooo

Xterminator

Citação de: rcn online 04 de Maio de 2010, 11:47
Citarsua partição /home foi criada em uma partição separada na instalação anterior?

Não, nãooo.
A partição da pasta /home é a mesma!

CitarSão várias perguntas, e creio que a partir delas você consegue sanar seu problema.

Entãooo, só que agora tem um problema: acabei de iniciar a formatação. Hehehe!!  :D
5 dias desse jeito é muita coisa.

Mas valeu ai.  ;D

Abraços e obrigadão mesmoooo

Sorry kkkkk, eu tenho "quase certeza" que sua interface lo estava parada sem ela muita coisa não funciona.

service cultura_mode start

http://pt.wikipedia.org/wiki/Loopback
http://pt.wikipedia.org/wiki/Localhost

service cultura_mode stop