Ubuntu 9.10 não desliga CPU

Iniciado por Zepa, 28 de Abril de 2010, 10:23

tópico anterior - próximo tópico

Zepa

Ola amigo, sou novo no mundo Ubuntu, estou gostando muito do sistema, mas estou com um problema, ja busquei na net mas nao encontrei uma solucao que resolve-se:

Quando mando desligar o computador, tudo acontece como se tivesse desligado, o monitor apaga, o teclado e o mouse tbm se apagam e ficam inativos, porem, a CPU continua ligada !

alguem me ajude por favor  a resolver esse problema, obrigado

OBS: algumas vezes o monitor ao invez de ficar apagado  fica com um texto com meu login, uma numeracao e as palavras power down !  mas o teclado e mouse ficam inativos .

Zepa

migrei pro 10.4 na esperança de resolver o problema, porem, continua na mesma, quando mando desligar fica na tela com a logo do Ubuntu e nao desliga a CPU, help-me !!!

overlock@

Faça um teste, na hora em que for desligar, entre em modo texto (Ctrl+Alt+F1) e digite seu usuário e sua senha, depois digite;

sudo halt

E me diga se desligou corretamente !!!
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Zepa

overlock

fiz o teste amigo, não desliga não, fica do mesmo jeito com a logo do ubuntu no monitor,  mouse e teclado desativados e a cpu ligada.

(por orientacao de um amigo tbm ja entrei na bios e verifiquei se o despositivo acpm estava habilitado, o mesmo esta )

vale lembrar que no windows desliga normalmente !

Tota

Ola

Digite no seu terminal sudo lsmod

isto irá listar os módulos em funcionamento no sistema

Imprima a relação dos módulos ( ou anote eles num papel )

Volte ao terminal e com o comando sudo rmmod <nome do modulo>

Remova o modulo em questão. ex.:sudo rmmod snd_hda_intel ( vai remover meu modulo de som da placa intel )

A cada rmmod, marque o modulo removido e tente desligar.

Por exclusão você vai encontrar o modulo que permanece travado ao desligar sua maquina.

Sabendo qual ele é, fica fácil procurar no fórum ou na net a solução.

Dica:
Geralmente os módulos com problemas são os de vídeo e os de rede sem fio.

Esta solução dá trabalho mas vai resolver de vez se encontrar o modulo com "pau"

P.S. O comando rmmod não remove permanentemente seus módulos, só na sessão corrente, logo pode fazer sem medo. Ao religar eles voltam.

[],s

Zepa

Tota

eu suspeito tbm da placa de vídeo e fui direto no modulo que faz referencia a vga ( mesmo imaginando se isso nao faria meu monitor apagar )

mas ele nao deixa eu remover esse modulo, dizendo que esta em uso !

se tiver como remover, não vai fazer o vídeo parar ?

Tota

Sim vai.

entre em modo console, <ctrl>+<alt>+F2

Digite seu login e senha, entre como root ( sudo ) e dê o comando gdm-stop.

Vai parar o gnome, tente o rmmod para ver.

Se der a mensagem de erro, continue com gdm-start e volte ao grafico com <ctrl>+<alt>+F7

[],s

Zepa

Tota,

se eu conseguir remover pelo modo de texto, depois eu tento desligar por la mesmo com sudo halt ?

Tota

Sim, e ao religar volta tudo ao normal

Mas aí vocce sabe qual modulo esta emperrando.

Zepa

Ola tota tive que dar uma saída e retornei agora, desde já agradeço pela ajuda !

pois é, nem pelo modo texto ele deixa eu desativar o modulo vga16bf  e vgastate

cada vez tenho mais convicção que deve ser realmente o vídeo que não deixa o ubuntu desligar corretamente !

Tota

Ok, qualquer novidade poste aqui.

Zepa

Tota, pesquisando eu encontrei essa dica :

1 - Abra o terminal e digite:

$ sudo gedit /boot/grub/menu.lst (o editor fica por sua conta)

2 - Com o arquivo menu.lst carregado, procure pela linha do kernel, logo após os dizeres: ro quiet splash, insira o seguinte, ACPI=FORCE.

Reinicie o computador e pronto (pelo menos funcionou no meu micro). Segue descrição do meu equipamento:

* Placa mãe: M810 (não é a XP é a mais antiga)
    * Versão do Ubuntu 7.04

Porem ao abrir o arquivo menu.lst no meu Ubuntu 10.4 o mesmo arquivo encontra-se vazio, então acredito que nessa versão o arquivo referido deve ter outro nome, vc acha que isso pode resolver ?  qual arquivo devo editar no Ubuntu 10.4 para fazer esse teste ?

obrigado mais uma vez !

Tota

faça o teste com o live cd usando as opções de boot, se funcionar, veja o topico do grub2 aqui no forum

Zepa

mesmo com o boot pelo cd ele não desliga !

meu grub acho que esta vazio, pois como eu não queria dual boot ( tenho 2 hds) e prefiro escolher em qual entrar pelo Setup da Matherboard, na hora de instalar o Linux eu desliguei o HD do Windows.

Então nesse caso, sabe me dizer onde ficam as minhas configurações de inicialização para mim tentar edita-las ?

obrigado

asghan

Tenta usar os parâmetros noapm acpi=force , instalei o Ubuntu em uma M810 PCCHPIS, e só desligava dessa forma
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits