Como efetuar Bckup no (Evolution, gaim, firefox...)

Iniciado por Axl_Kurt, 26 de Maio de 2006, 12:20

tópico anterior - próximo tópico

Axl_Kurt

Bom, com o lançamento da nova versão do Ubuntu, irei formatar meu pc e instalar a nova versão, é a maneira mais limpa que posso efetuar essa transição, não gosto de fazer upgrade de uma versão para outra não, só que tem um problema, com irei efetuar meus bckups.

Sei que te isso no fórum, mas esta muito esparço. Assim pergunto:

Evolution
>> Como faço bckup dos meus e-mail gardados, minha lista de contato, minhas tarefas, agenda  e outras configurações que estão contidos no evolution?

Firefox
>> Como faço para realizar o bckup do meu "Favoritos" do meu firefox?

Gaim
>> Como faço bkcup de algumas configurações no meu gaim? Como por exemplo dos apelidos que atribui a cada pessoa da minha lista de contatos?

Planner
>> Como faço bkcup do dos projetos que estão em andamento no planner?

e por ultimo

GnuCash
>> Como faço bckup d omeu controle financeiro?

:arrow: E também é calaro como restaurar esse bckup

Sei que bombardiei com esse monte de perguntas, mas quem tiver a paciencia de responderem? Se indicarem que parte do fórum trata cada uma dessas questões também é de muita valia.

Agradeço desde ja...
Axl_Kurt

cypherbios

Simples cara, num terminal faça o seguinte:

$ tar -cvzf tar -cvf backup.tar.gz ~/*

Isso fará backup de todas as suas configurações de todos os programas, incluindo Evolution, Firefox, Gaim, Planner e GnuCash.

Mas se quiser fazer backup somente das configurações dos programas descritos, faça da seguinte forma:

tar -cvzf backup.tar.gz ~/.evolution ~/.mozilla ~/.gaim ~/.planner ~/.gnucash

Depois para restaurar basta vc descompactar:

$ cd
$ tar -xvzf backup.tar.gz

E então estará com todas as suas configurações como antes ;)

Abraços, T+
Rafael "CypherBIOS" Proença
http://www.cypherbios.org/blog
Desenvolvedor - APTonCD
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece Aqui

Axl_Kurt

Consegui resolver meu problema com essa dica, mas não tem nenhum forma de fazer esse procedimento sem utilizar o terminal não?
Axl_Kurt

agente100gelo

Basta compactar as pastas  do /home/usuario citadas (~/.evolution ~/.mozilla ~/.gaim ~/.planner ~/.gnucash ) através do nautilus e depois extrair na pasta home (~)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Axl_Kurt

Pode sobrepor as que ja estão la que não da pau nos progs não ne? e ainda guarda todos as configurações e e-mails q estiverem guardadas nelas ne?

E se os progs forem versões diferentes, será q da pau?
Axl_Kurt

agente100gelo

Citação de: "Axl_Kurt"Pode sobrepor as que ja estão la que não da pau nos progs não ne? e ainda guarda todos as configurações e e-mails q estiverem guardadas nelas ne?
O ideal é restaurar antes de iniciar o programa pela primeira vez. Ou seja, não existirá a pasta. Se existir algumas pasta, é melhor apagar.

Entre versões recentes, geralmente não existe problema já que os padrões de dados do Linux se mantém estáveis. Se fosse proprietário, sim por questões de mercado, uma versão 1.10 não teria compatibilidade com uma versão 1.11 ;)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Axl_Kurt

Axl_Kurt

tfmoraes

Faça o backup "~.gnome2_private/Evolution" também, neste ficam guardadas algumas configurações.