Autor Tópico: Ubuntu 32 ou 64 bits  (Lida 10811 vezes)

Offline lpds25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Ubuntu 32 ou 64 bits
« Online: 20 de Abril de 2010, 15:03 »
boas
aki tou eu de novo desta feita para relatar a minha odisseia decepcionante com o meu pc fixo
a máquina em questão é esta
http://www.assismatica.pt/detalhe_produto.aspx?produto=Upgrade-ST-9005&idc1=561&seccao1=Computadores%20s/%20monitor&idProduto=166465&catalogotipo=novos
ele roda neste momento windows vista só k eu já tou farto dos erros k dá (erro de video, erro de sistema, travamentos, etc...) e keria pôr o ubuntu. já testei os cds desktop da 9.10 e da 10.04 e o alternate da 10.04 beta2 (k tenho no notebook) mas nenhum se consegue instalar, pk será?
será de os cds serem de 32 bits? n faço a minima o k se passa.
alguma dica?
Utilizador Ubuntu nº 29843

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2010, 15:45 »
Aparentemente tanto faz mas o 32 é mais confiavel que de certo mas geralmente as cpus modernas são de 64 bits

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2010, 16:05 »
A versão de 32 bits pode ser instalada tanto em um maquina 32 como 64.

Offline lpds25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2010, 10:25 »
boas
depois de testes com algumas distros - o último deles com opensuse, também ja testei debian e tres releases do Ubuntu resolvi (por enquanto, pois n estou com muito tempo para explorar o porquê de o pc n aceitar linux) pôr Windows no desktop
no laptop ta a funfar k é uma maravilha...
quase k tenho k fechar os olhos quando estou no pc de tao enjoado k estou do visual hehe
acho tao estranho o catano da máquina n aceitar nada a não ser Windows
« Última modificação: 21 de Abril de 2010, 10:36 por lpds25 »
Utilizador Ubuntu nº 29843

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2010, 05:15 »
[off-topic]Precisa ter uma quantidade relativamente alta de ram(Acima de 3gb) para poder instalar o 64bit??[/off-topic] Estou curioso!! ;D
Para falar a verdade, eu nem sei qual a diferença entre os dois, sera que o 64 roda mais rápido que o 32??


[]'s


Alyscom
« Última modificação: 22 de Abril de 2010, 05:17 por Alyscom »
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2010, 09:19 »
[off-topic]Precisa ter uma quantidade relativamente alta de ram(Acima de 3gb) para poder instalar o 64bit??[/off-topic] Estou curioso!! ;D
Para falar a verdade, eu nem sei qual a diferença entre os dois, sera que o 64 roda mais rápido que o 32??


[]'s


Alyscom

Ele é mais rapido em algumas tarefas especificas. Como por exemplo compilação, compactação e descompactação...

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2010, 19:17 »
Eu tenho só 1gb de ram, será que vale a pena instalar essa versão?? :-X


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline mintuser.again

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Pra quê complicar, se posso facilitar?
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2010, 19:29 »
Eu tenho só 1gb de ram, será que vale a pena instalar essa versão?? :-X

[]'s


Alyscom

Não. Se você instalar a versão 64 bits nesse seu computador, não vai fazer diferença alguma; só vai notar alguma melhora (relativamente na velocidade) se tiver no mínimo 4 GB de ram, e é claro, o processador for AMD64. Se estiver curioso, instale e diga o que achou; mas vou logo avisando que é perda de tempo. Menos de 4 GB: só 32 bits, x86.
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o Software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2010, 21:28 »
Não. Se você instalar a versão 64 bits nesse seu computador, não vai fazer diferença alguma; só vai notar alguma melhora (relativamente na velocidade) se tiver no mínimo 4 GB de ram, e é claro, o processador for AMD64. Se estiver curioso, instale e diga o que achou; mas vou logo avisando que é perda de tempo. Menos de 4 GB: só 32 bits, x86.
Valeu pela resposta! :D
Vou deixar para testar só quando fizer um upgrade no meu PC!


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2010, 07:13 »
Pelo que vc está relatando (e mal, diga-se, pois leva-se tempo pra traduzir o que está escrito, heheheh), isso está parecendo erro de hardware, já que vc está dizendo sobre erros de vídeo e travamentos. Eu ainda prefiro usar o sistema de 32 bits, pois é bem mais compatível e isso não deveria ser problema no uso do Ubuntu, pois a sua máquina é de 64 bits e vc pode usar um sistema de 32 ou 64 nela. Dou como sugestão usar o cd de instalação do Ubuntu Alternate CD, que é o mesmo cd de instalação sem a opção de live, com o instalador em modo texto.

Outra coisa, o quê acontece qdo vc tenta instalar o Ubuntu? Tela preta? Erro? Trava?


boas
aki tou eu de novo desta feita para relatar a minha odisseia decepcionante com o meu pc fixo
a máquina em questão é esta
http://www.assismatica.pt/detalhe_produto.aspx?produto=Upgrade-ST-9005&idc1=561&seccao1=Computadores%20s/%20monitor&idProduto=166465&catalogotipo=novos
ele roda neste momento windows vista só k eu já tou farto dos erros k dá (erro de video, erro de sistema, travamentos, etc...) e keria pôr o ubuntu. já testei os cds desktop da 9.10 e da 10.04 e o alternate da 10.04 beta2 (k tenho no notebook) mas nenhum se consegue instalar, pk será?
será de os cds serem de 32 bits? n faço a minima o k se passa.
alguma dica?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline lpds25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2010, 18:29 »
é da linguagem SMS, meu caro. ainda não consegui utiliza-la apenas no telemóvel...
como tinha dito testei uma versao em alternate (10.04 beta2 pois é a unica que possuo nesse formato) e dá sempre ecrã negro como a noite  :( depois da instalação do sistema ou seja quando vai a carregá-lo para o primeiro boot
isso também acontece com distros da "concorrência" (mas neste caso isso é irrelevante)
Utilizador Ubuntu nº 29843

Offline diogolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #11 Online: 29 de Abril de 2010, 08:57 »
Cuidado, não é preciso ter um processador AMD64. É preciso é ter memória (pelo menos 4 Gb) e também processador (pelo menos um Dual Core)

Citar
Eu tenho só 1gb de ram, será que vale a pena instalar essa versão?? :-X
[]'s
Alyscom

Citar
Não. Se você instalar a versão 64 bits nesse seu computador, não vai fazer diferença alguma; só vai notar alguma melhora (relativamente na velocidade) se tiver no mínimo 4 GB de ram, e é claro, o processador for AMD64. Se estiver curioso, instale e diga o que achou; mas vou logo avisando que é perda de tempo. Menos de 4 GB: só 32 bits, x86.

Offline lpds25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #12 Online: 29 de Abril de 2010, 10:57 »
pois , por isso mesmo
quer o cd de 32 quer o de 64 bits me dão a mesma coisa...  desanimei   :(
Utilizador Ubuntu nº 29843

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #13 Online: 29 de Abril de 2010, 11:29 »
Cuidado, não é preciso ter um processador AMD64. É preciso é ter memória (pelo menos 4 Gb) e também processador (pelo menos um Dual Core)

Qualquer processador de 64 bits serve, AMD ou Intel. Chamam de AMD64 por que foi a AMD que criou. Os Celeron mais modernos são de 64 bits. Em computadores com CPU de 64 bits eu instalo o Ubuntu AMD64 e no resto (computadores mais velhos) eu instalo o i386 (32 bits). Resumindo, os programas normalmente são compilados assim: 32 bits para processadores a partir de 1995; 64 bits para processadores a partir de 2003.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intel_80386
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pentium_Pro
http://pt.wikipedia.org/wiki/AMD64

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 ou 64 bits
« Resposta #14 Online: 29 de Abril de 2010, 14:54 »
A resposta de que só compensa instalar, um SO 64 bits se vc tiver instalado no computador mais 4GB de ram é um erro, a principal diferença do sistema 64bits além de conseguir endereçar mais memória é o fato de ele usar instruções 64 bits em seu processador, não é um tema fácil, de esplicar, mais saibam que um sistema 64 bits leva vantagem em varias áreas sobre um sistema 32 bits, principalmente quando se fala em matemática, claro que uma pessoa que usa apenas o ofice não vai sentir essa diferença, mas uma pessoa por exemplo que vai editar fotos grandes já sente, no ato de aplicar filtros nas fotos por exemplo.