Autor Tópico: As datas no Navegador de Arquivos  (Lida 1612 vezes)

Offline Frank K Hosaka

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
As datas no Navegador de Arquivos
« Online: 14 de Abril de 2010, 06:42 »
Tem muita coisa no Navegador de Arquivos do Ubuntu que lembra o Windows Explorer como os gigantescos ícones, isso é uma coisa que sempre detestei, desde quando a Microsoft inventou o Windows 95. Eu sou do tempo que usávamos o famoso "dir" do DOS, onde você navegava no HD através de uma lista com o nome do arquivo, o tamanho e a data da última alteração.

Para DOSar o Nautilus, eu consegui personalizá-lo para sempre mostrar listas com as colunas tradicionais de sempre. Pedi para ordenar pela data da modificação. Só não sei como modificar o formato da data de "Ter 13 Abr 2010 08:00" para "13/04/10 08:00". Esse negócio de colocar a data da semana e usar o literal do mês, isso não me ajuda. Gostaria de saber como formatar a data exibida no gerenciador de arquivos ou se o usuário do Ubuntu tem que se conformar com o navegador pior que o do Windows pelo tempo que sobra até o fim da sua vida.

Offline jeflui

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: As datas no Navegador de Arquivos
« Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2010, 10:12 »
No nautilus, Editar > Preferencias ,  na aba exibir você escolhe o formato da data.
Seria bom você colocar somente a sua dúvida, essa comparação com Windows não acrescenta em nada ao forum.

Offline Xterminator

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2010, 10:27 »
????
Também achei que a comparação não acrescentou nada a sua pergunta, pelo contrário
mostrou que você nem olhou nas preferências antes de fazer tal comparação.

PS: Antes que digam que a minha resposta também não acrescentou nada ao tópico, só o fiz pois achei
que era necessário pois isto está bem documentado, como sempre procuro mostrar.
http://library.gnome.org/users/user-guide/stable/gosnautilus-439.html.pt_BR

Preferências de exibição

* Guia do Usuário do GNOME
    * Trabalhando com Arquivos
    * Preferências do Nautilus

Uma legenda de ícone mostra o nome do arquivo ou da pasta em uma visão de ícone. A legenda de ícone também inclui 3 itens adicionais de informação sobre o arquivo ou pasta. A informação adicional é mostrada após o nome do arquivo. Normalmente somente um item de informação é visível, mas quando você faz um zoom em um ícone, mais informações são mostradas. Você pode modificar quais informações adicionais são mostradas nas legendas de ícone.

Para definir suas preferências para legendas de ícones, escolha Editar ▸ Preferências. Clique na aba Exibir para exibi-la.

Selecione os itens de informação que você quer mostrar nas legendas de ícone a partir das 3 listas suspensas. Selecione o primeiro item da primeira lista suspensa, selecione o segundo item da segunda lista suspensa, e assim por diante. A seguinte tabela descreve os itens de informação que você pode selecionar:
Informações    Descrição
Tamanho    Escolha essa opção exibir o tamanho do item.
Tipo    Escolha essa opção para exibir a descrição do tipo MIME do item.
Data de modificação    Escolha essa opção para exibir a data da última modificação do item.
Data de acesso    Escolha essa opção para exibir a última data em que o item foi acessado.
Proprietário    Escolha essa opção para exibir o dono do item.
Grupo    Escolha essa opção para exibir o grupo ao qual o item pertence.
Permissões    Escolha essa opção para exibir as permissões do item como três conjuntos de três caracteres, por exemplo -rwxrw-r--.
Permissões em octal    Escolha essa opção para exibir as permissões do item em notação octal, por exemplo 764.
Tipo MIME    Escolha essa opção para exibir o tipo MIME do item.
Nenhum    Escolha essa opção para não exibir informações para o item.

A opção de Formato da data lhe permite escolher como a data será exibida pelo Nautilus.
« Última modificação: 14 de Abril de 2010, 10:32 por Xterminator »

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2010, 10:36 »
Lá vou eu errar também e acrescentar assunto "irrelevante" a este tópico, e digo irrelevante (entre aspas) porque o assunto é oportuno, porém não aqui.

Xterminator e Jeflui concordo com vocês plenamente, fazer comparações com windows, ou então escrever "se não resolver isso vou ser obrigado a voltar ao windows" só me fazem não postar nada nos  tópicos, porque não ajuda em nada, a não ser que a citação ao outro sistema seja necessária para explicar o que se deseja (apesar de achar que não se deve procurar deixar o linux igual ao windows, e vice versa).

Quanto aos usuários criarem tópicos sem ao menos explorarem o software e suas opções é algo muito mais grave. Já vi aqui usuários perguntando coisas que seriam resolvidas apenas clicando em algo usando o botão direito do mouse.

Será que é mais fácil acessar o fórum, procurar uma seção, criar um tópico do que fazer simples verificações primeiro?

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2010, 10:51 »
Sem querer ser "chatinho", às vezes precisamos usar comparações entre dois sistemas antagônicos para passar a idéia do que se quer de forma condensada; lembrem-se que aqui costumamos fazer comparações entre distros de Linux, então não vejo problema em comparações com o Windows desde que tal comparação seja feita em prol do que eu explainei aqui. Além disso, se vivem falando que Linux é liberdade e tal, se o cara quer ter um funcionamento 'quase' Windows, é direito dele dentro da própria filosofia defendida pelos usuários de Linux.

Agora que é uma coisa chata qdo vem um PS aqui no fórum e fala "xi eu num rejouvê êche pobrema eu vô voltá pru uíndows", isso é, dá vontade de falar um "oooda-se" quilométrico, hehehehehe...

Lá vou eu errar também e acrescentar assunto "irrelevante" a este tópico, e digo irrelevante (entre aspas) porque o assunto é oportuno, porém não aqui.

Xterminator e Jeflui concordo com vocês plenamente, fazer comparações com windows, ou então escrever "se não resolver isso vou ser obrigado a voltar ao windows" só me fazem não postar nada nos  tópicos, porque não ajuda em nada, a não ser que a citação ao outro sistema seja necessária para explicar o que se deseja (apesar de achar que não se deve procurar deixar o linux igual ao windows, e vice versa).

Quanto aos usuários criarem tópicos sem ao menos explorarem o software e suas opções é algo muito mais grave. Já vi aqui usuários perguntando coisas que seriam resolvidas apenas clicando em algo usando o botão direito do mouse.

Será que é mais fácil acessar o fórum, procurar uma seção, criar um tópico do que fazer simples verificações primeiro?

Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Frank K Hosaka

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2010, 22:08 »
Peço sinceras desculpas ao fórum por ter comparado desnecessariamente o problema do Nautilus com o Windows Explorer. A minha redação saiu bem infantil mesmo, é sempre a porcaria da pressa, mas eu recebi nas mensagens o que eu mereci, tudo quanto é crítica, menos a solução do meu problema.

A primeira coisa que sempre faço é consultar a ajuda, mas no caso do Nautilus eu só tenho essa resposta, quando clico em Sumário: Não foi possível  carregar a página - A URI solicitada "ghelp:user-guide#gosnautilus-1" é inválida. A ajuda On Line é em inglês, o que não é a minha praia

Como eu não tenho a menor ideia de como postar esse tipo de problema, eu deixei de lado. A minha prioridade é o formato da data. Eu gostaria que aparecesse no formato dd/mm/a, tipo "14/04/10", mas o Nautilus em Editar > Preferências, ele só me dá três opções:

Qua 14 Abr 2010 22:02:57 BRT
2010-04-14 22:02:57
hoje às  22:02:57

Assim, de maneira clara, o que eu queria é que o Nautilus pudesse me oferecer mais uma opção assim: 14/04/10 - os dois primeiros dígitos para dia, o do meio para mês e os dois finais para o ano. Agora, volto a perguntar: isso é possível no Ubuntu, ou só o Windows é que consegue?

Offline jeflui

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2010, 11:13 »
Se em sua primeira pergunta tivesse dito isso, que já tinha visto esses 3 tipos. Não tinha acontecido isso "tudo" aqui, talvez...hehe
Então acredito que seja somente essas 3 opções mesmo. Cheguei a olhar no gconf-editor, somente 3 opções também e nenhuma que possa personalizar. Boa sorte.

Offline Xterminator

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2010, 14:11 »
Aí o buraco é mais embaixo,é um pouco mais complicado, mas ainda assim é possível.
sugiro que você faça uma busca no google por LC_TIME, configuração de locale ou mudar formato da data.

Sem querer fazê-lo desistir, já que você gosta de gerenciadores como no dos
sugiro que dê uma olhada no gnome-commander que é um gerenciador de arquivos para usuários avançados  e tem esta opção usei muito ele nos idos tempos do gnome-1.* ;-)
eis o screenshot da configuração da data.
http://www.nongnu.org/gcmd/ss/opt_format.png
Site
http://www.nongnu.org/gcmd/index.html

Asta la vista baby, e desculpe se fui rude em algum momento.