Autor Tópico: Twinview no Ubuntu 9.10  (Lida 3514 vezes)

Offline cymaddog

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Twinview no Ubuntu 9.10
« Online: 11 de Abril de 2010, 18:58 »
Ola pessoal , liguei dois mnitores aqui no pc, , quando coloco em TwinView modo clone fica legalzinho , mas queria colocar uma tela so para os dois monitores, o problema é q ela estica toda , tipo , quando abro o firefox fika metade da pagina em cada monitor, , as barras de tarefas tambem se esticam para os dois monitores. Tem algum jeito de deixar tudo no mprimeiro monitor e jo ir para o segundo quando eu arrastar para la ? assim como no windows ?

Outro problema é que quando voi salvar alguma configuração no xorg.conf da o seguinte erro : Failed to parse existing X config file '/etc/X11/xorg.conf'!, ai do ok e ele fecha o nvidia-settings, alguem sabe como arrumar esses dois problemas ?

grato

segue um jpg q achei na rede mostrando como quero que fike

http://www.ublug.org/images/my-desk-01.jpg

Offline genaro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Twinview no Ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2010, 11:47 »
Tenta acessar o nvidia-settings com sudo, porque acho que sem isso, o sistema não deixa o programa sobrescrever o xorg.conf.

Offline adrianojbr

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2010, 01:40 »
Ola pessoal , liguei dois mnitores aqui no pc, , quando coloco em TwinView modo clone fica legalzinho , mas queria colocar uma tela so para os dois monitores, o problema é q ela estica toda , tipo , quando abro o firefox fika metade da pagina em cada monitor, , as barras de tarefas tambem se esticam para os dois monitores. Tem algum jeito de deixar tudo no mprimeiro monitor e jo ir para o segundo quando eu arrastar para la ? assim como no windows ?

Outro problema é que quando voi salvar alguma configuração no xorg.conf da o seguinte erro : Failed to parse existing X config file '/etc/X11/xorg.conf'!, ai do ok e ele fecha o nvidia-settings, alguem sabe como arrumar esses dois problemas ?

grato

segue um jpg q achei na rede mostrando como quero que fike

http://www.ublug.org/images/my-desk-01.jpg

Com certeza é possível. Eu fiz isso usando um notebook Acer Aspire 4520 e um monitor LCD xingling. Eu usei o configurador do servidor X da nvidia.

O segundo problema tu resolves com a dica do Genaro. O primeiro problema, vai testando alterar as opções em X Sever Display Configuration. Não posso testar agora, para ver como eu fiz, mas sei que foi aí que eu consegui.

Offline cymaddog

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2010, 22:58 »
Quais opções exatamente amigo , pq tentei de tudo la e nada, ele fica como se os dois monitores fossem um so e abre tudo meio a meio , horrivel , se voce puder dizer quais seriam essads opções ajudaria mto.

Ja quando coloco para duas telas independentes nao vai pq tem q salvar e reiniciar o X e nao consigo salvar o xorg.conf, e ja tentei com sudo , ja ate dei um su root e nada, sempre o msm erro

valeu pessoal

Offline sigur

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2010, 11:12 »
Bom dia, estou usando ubuntu faz poucos dias.
Estou querendo fazer a mesma coisa que o amigo acima. Só que ao usar o tal nvidia settings, dá mensagem de erro dizendo que não possuo drivers e tal.
Já tentei usar o gerenciador de drivers de hardware, mas daí quando reinicio diz que precisa rodar em low resolution.

Sei lá. Alguma dia de como proceder desde o início, me certificar de qual placa nvidia uso, de que de fato ela suporta isso, que possui driver atualizado, etc....

agradeço desde já.

Offline slkslk

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2010, 11:34 »
Esse erro no configurador da nvidia é facil de resolver. Grave o ficheiro para a directoria /tmp/xorg.conf e depois faz
Código: [Selecionar]
sudo mv /tmp/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf
Não é brilhante, mas funciona. Quanto ao problema do firefox. Eu tenho na minha empresa uns 5 pc em twinview incluindo o meu. Só vi isso acontecer uma vez, mas penso que não tem a ver com o driver. Garantam só que têm o driver recomendado nos drivers proprietários.

Depois no conf. da nvidia no xserver display configuration/configuration coloquem twinview. picam o 1º monitor no esquema que aparece e colocam posição absolute +0+0, resolucao auto. picam o 2º monitor e colocam absolute +1360+0 (no meu caso, sendo que 1360 é a minha resolução horizontal máxima do 1º monitor). Escolhem qual dos monitores será o primário.

Depois disto não deverão ter problemas.

Um abraço a todos
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8