Autor Tópico: Suporte a escrita em partições NTFS  (Lida 10087 vezes)

LKRaider

  • Visitante
Suporte a escrita em partições NTFS
« Online: 23 de Maio de 2006, 17:40 »
Finalmente me registrei aqui no forum Brasileiro!
Aqui vai meu tutorial (já postado no forum em inglês) de como habilitar suporte a escrita em partições NTFS (mas com certas limitações).

Atenção! Se você é iniciante no Linux, note que o suporte a escrita no Linux ainda é EXPERIMENTAL e NÃO COMPLETAMENTE FUNCIONAL! Não espere ter o mesmo nível de compatibilidade do que com outros sistemas de arquivos! Se tiver a opção, procure utilizar a FAT32 para acesso de arquivos entre Windows e Linux.

Tendo dito isto, o suporte atual é perfeitamente seguro (leia-se: seus dados não irão sumir) se seguidas as instruções corretamente.

Esta primeira parte é somente para usuários do Breezy. Usuários do Dapper já possuem os pacotes necessários.
----
I - Instale as dependências
Código: [Selecionar]
bash:~$ sudo apt-get install libfuse2 fuse-utils

II - Obtenha o pacote ntfsprogs
Nota: Você estará baixando diretamente dos repositórios do Dapper, portanto é seguro instalar estes pacotes.
III - Instale os pacotes
Código: [Selecionar]
bash:~$ sudo dpkg -i libfuse2_*.deb fuse-utils_*.deb ntfsprogs_*.deb libntfs8_*.deb
----

Instruções para o Dapper e o Breezy daqui em diante:
Nota: você pode mudar as instruções "gksudo gedit" pelo seu editor preferido (ex: "sudo nano")

1 - Adicione o módulo 'fuse' na lista de módulos a serem carregados
Código: [Selecionar]
bash:~$ echo fuse | sudo tee -a /etc/modules

2 - Crie um grupo de usuários que terá acesso à partições ntfs
Código: [Selecionar]
bash:~$ sudo addgroup ntfs
A resposta do comando vai mostrar algo assim:
Código: [Selecionar]

Adding group `ntfs' (1002)...
Done.

Anote o GID do grupo (o número que aparece depois do nome do grupo), pois ele pode ser diferente em cada máquina e nós vamos precisar dele.

3 - Edite o arquivo fstab que irá montar as partições ntfs
Código: [Selecionar]
bash:~$ gksudo gedit /etc/fstab
Adicione uma linha deste tipo:
Código: [Selecionar]

/dev/hda1    /media/hda1    ntfs-fuse    auto,gid=1002,umask=0002,succeed_chmod,locale=pt_BR.UTF-8    0    0

Note o uso do GID do grupo que criamos antes, e o valor umask que permite acesso de escrita somente para o dono (root) e o grupo (ntfs), mas permite acesso de leitura para todos.
Você poderia usar um valor umask=0007 para impedir qualquer acesso de usuários que não estejam no grupo ntfs, por exemplo.
O locale é para permitir acentuação e outros caracteres da lingua portuguesa nos arquivos das partições ntfs.

4 - Adicione usuários ao grupo ntfs
Código: [Selecionar]
bash:~$ sudo adduser nome_do_usuário ntfs
Mude onde diz nome_do_usuário para um usuário real do seu sistema. Faça isto para todos usuários que você quer que tenham acesso de escrita à partições ntfs.

5 - Corrija o bug #29865 do pacote linux-ntfs:
Código: [Selecionar]

bash:~$ sudo rm /sbin/mount.ntfs-fuse && sudo ln /usr/bin/ntfsmount /sbin/mount.ntfs-fuse


----
Se você reiniciar agora, as partições terão acesso de escrita para os usuários que você colocou no grupo ntfs.

Se quiser que as mudanças tenham efeito sem reiniciar, execute estes comandos:
Código: [Selecionar]
bash:~$ sudo modprobe fuse && sudo umount -a && sudo mount -a
Você terá que fazer logout de todas as sessões dos seus usuários para que o novo grupo seja habilitado (fazer logout da sessão gráfica e depois fazer login de novo normalmente é o suficiente).

----
O suporte é meio limitado, principalmente para apagar arquivos já existentes (às vezes apagas, às vezes não), e criar muitos arquivos (10+) dentro de uma pasta. Nos meus testes funcionou bem para escrever em arquivos já existentes.

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Suporte a escrita em partições NTFS
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2006, 19:00 »
mto bom !

nao vou utilizar pois tenho uma particão FAT32 que sao as minhas musicas , tanto por winquanto pro linux , mas bmto bom ! o tutorial !
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Claudio Rojas

  • Visitante
Suporte a NTFS
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2006, 22:59 »
Boa noite, eu sou usuario iniciante e esta distro foi a que mais se adecuou as minhas necessidades.

LKRider eu utilizo duallboot com win. xp pro tudo em ntfs, entao para min sua dica foi muito util, eu a segui como receita de bolo e funcionou 100% menos por um pequeno detalhe, no Ubu(ntu os HDD apareciao nos locais, agora eles so aparecem em computador, mas em preto e quando tento acessar me aparece a seguinte mensagem

mount: de acordo com mtab, /dev/hda1 já está montado em /media/windows
mount falhou

vc poderia me ajudar a solucionar esse pequeno detalhe.

O outro seria que eu compartilhe os arquivos de e-mail do thunderbird para ficar acessivel nos 2 sistemas, mas no linux diz que eu n tenho acesso a escrita, sendo que eu atravez do nautilus eu tenho.

A sua dica funcionou ate nos meus HDD em sata raid, so foi um pouco dificil achar dicas de como montar elas.

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Suporte a escrita em partições NTFS
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2006, 11:03 »
o problema cara, é nessa linha:

Citar
/dev/hda1    /media/hda1    ntfs-fuse    auto,gid=1002,umask=0002,succeed_chmod,locale=pt_BR.UTF-8    0    0


que, no seu caso deveria estar assim:

Citar
/dev/hda1    /media/windows    ntfs-fuse    auto,gid=1002,umask=0002,succeed_chmod,locale=pt_BR.UTF-8    0    0


=)

Offline ivandroconradi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
  • User Ubuntu 8186
    • Ver perfil
    • Wiki Ivandro
Suporte a escrita em partições NTFS
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2006, 14:31 »
Ola amigo,

A parte  5 - Corrija o bug #29865 do pacote linux-ntfs:
Código:

bash:~$ sudo rm /sbin/mount.ntfs-fuse && sudo ln /usr/bin/ntfsmount /sbin/mount.ntfs-fuse

Retorna tal erro para mim...

ivandro@ubuntu:~$ sudo rm /sbin/mount.ntfs-fuse && sudo ln /usr/bin/ntfsmount /sbin/mount.ntfs-fuse
rm: imposível remover `/sbin/mount.ntfs-fuse': Arquivo ou diretório não encontrado
ivandro@ubuntu:~$
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?
Comece aqui http://wiki.ubuntubrasil.org/ComeceAqui
http://wiki.ubuntubrasil.org/Ivandro_Conradi

bootstrap

  • Visitante
Re: Suporte a escrita em partições NTFS
« Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2007, 21:50 »
 Quando instalei o ubuntu 7 criei uma partição para dados no final da instalação não tinha privilégios de escrita,  como não tenho grandes conhecimentos de linux não consegui resolver a situação, instalei o kurubin 7 foi  facil escrever nas partições ntfs ou não, inclusive num disco externo usb fez o mount automáticamente com previlégios de escrita  :P tive pena gostava do ubuntu

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Suporte a escrita em partições NTFS
« Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2007, 22:15 »
Quando instalei o ubuntu 7 criei uma partição para dados no final da instalação não tinha privilégios de escrita,  como não tenho grandes conhecimentos de linux não consegui resolver a situação, instalei o kurubin 7 foi  facil escrever nas partições ntfs ou não, inclusive num disco externo usb fez o mount automáticamente com previlégios de escrita  :P tive pena gostava do ubuntu

bootstrap experimentou usar o automatix? Lá tem uma opção Automatix read/write NTFS and FAT32 Mounter e basta clicar nela e depois em instalar.

Mais fácil não tem jeito.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Suporte a escrita em partições NTFS
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2007, 18:41 »
vou complementar esta dica depois que tirei a conclusão que chego com o ntfs-3g após instalar pela segunda vez:

quando vc estiver tentando instalar o nfts-3g, nao importando qual o tutorial, desde que vc tenha feito tudo  certo , SE aparecer esta mensagem:
Código: [Selecionar]
NomeDoUsuario@NomeDoUsuario-desktop:~$ sudo ntfs-3g /dev/hda1 /media/hda1
$LogFile indicates unclean shutdown (0, 0)
Failed to mount '/dev/hda1': Não há suporte à operação
Mount is denied because NTFS logfile is unclean. Choose one action:
   Boot Windows and shutdown it cleanly, or if you have a removable
   device then click the 'Safely Remove Hardware' icon in the Windows
   taskbar notification area before disconnecting it.
Or
   Run ntfsfix version 1.13.1 on Linux unless you have Vista.
Or
   Mount the NTFS volume with the 'ro' option in read-only mode.

faça isto:

1 - após fazer sudo ntfs-3g /dev/hda1 /media/hda1 com a partição desmontada, reiniciei o seu computador no window$, e então reiniciei no Ubuntu, monte a partição no terminal, e irá funcionar.

testado e aprovado.

eu nao uso window$ Vista, o xp que uso(o anterior à minha formatação, e agora também), quer ser reconhecido como Vista nao sei porque.

boa sorte galera!