Ubuntu conecta com problemas, mas Window$ e Mac funcionam

Iniciado por G@be-san, 06 de Abril de 2010, 15:14

tópico anterior - próximo tópico

G@be-san

Finalmente tomei a decisão de matar o Window$ vista do meu Sony Vaio e coloquei o Ubuntu. As primeiras semanas foram um mar de rosas, mas logo me apareceu um problema que me mato para tentar resolver e não consigo.

Estou gerenciando uma rede de uma pequena empresa. Todos na empresa usam PC´s com Window$, enquanto eu na minha sala uso apenas Ubuntu, tanto em meu Notebook, quanto em meu Desktop. O que acontece é o seguinte: todas as máquinas que usam Ubuntu falham direto na conexão com a internet, ou conectam lento demais, tanto por cabo, quanto pela rede wireless. A rede conecta perfeitamente, mas a internet só em raras vezes. Porém todos os PC´s com o Window$ e os Mac´s conectam sem problema algum.

Uso como roteador um Linksys WRT160N V3, com DHCP automático. Rodei os seguintes comandos pelo Terminal (no caso conectado pela rede sem fio pelo Vaio):

#lshw -C network
  *-network
       description: Wireless interface
       product: Wireless WiFi Link 5100
       vendor: Intel Corporation
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:02:00.0
       logical name: wmaster0
       version: 00
       serial: 00:21:5d:d3:fe:44
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list logical ethernet physical wireless
       configuration: broadcast=yes driver=iwlagn ip=192.168.0.12 latency=0 multicast=yes wireless=IEEE 802.11abgn
       resources: irq:30 memory:99900000-99901fff

#route -n
Tabela de Roteamento IP do Kernel
Destino         Roteador        MáscaraGen.    Opções Métrica Ref   Uso Iface
192.168.0.0     0.0.0.0         255.255.255.0   U     2      0        0 wlan0
169.254.0.0     0.0.0.0         255.255.0.0     U     1000   0        0 wlan0
0.0.0.0         192.168.0.1     0.0.0.0         UG    0      0        0 wlan0

#ifconfig
wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:21:5d:d3:fe:44
          inet end.: 192.168.0.12  Bcast:192.168.0.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::221:5dff:fed3:fe44/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:8100 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:6020 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:4177290 (4.1 MB) TX bytes:902495 (902.4 KB)

Já tentei vários tutoriais pela internet, até aqui no Fórum, mas nada adiantou. Preciso trabalhar com a internet nesses PCs e não quero regredir!! Rwindow$ nunca mais!!

Agradeço quem puder ajudar um pobre iniciante no mundo dos pinguins... ;)
Um dia acordei de minha prisão e pulei da Janela. Achei a Liberdade. Valeu Linux!!!

franktcj

e o DNS?
manda o saida desse comando ai

cat /etc/resolv.conf

zekkerj

O driver iwlagn é bom, não deve ser ele o motivo do problema.

Posta a saída do comando

iwconfig wlan0

pra gente saber como tá o sinal dessa conexão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

G@be-san

Respondendo aos dois:

cat /etc/resolv.conf
# Generated by NetworkManager
nameserver 192.168.0.1

iwconfig wlan0
wlan0     IEEE 802.11abgn  ESSID:"DTI_MOZ2" 
          Mode:Managed  Frequency:2.437 GHz  Access Point: 00:25:9C:3F:CA:4A   
          Bit Rate=0 kb/s   Tx-Power=15 dBm   
          Retry  long limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:off
          Link Quality=70/70  Signal level=-31 dBm  Noise level=-82 dBm
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:0   Missed beacon:0

Mas eu não creio que o problema possa estar com a wireless do notebook. Consigo me conectar com perfeição em qualquer rede sem fio, exceto nessa. O mesmo acontece se eu conectar via cabo. Já troquei o roteador, eu usava um outro da Linksys, e agora coloquei o WRT160N V3, mas o problema permanece.

O problema pode ser de DNS, mas se for, como eu faço para corrigir?
Um dia acordei de minha prisão e pulei da Janela. Achei a Liberdade. Valeu Linux!!!

zekkerj

CitarBit Rate=0 kb/s   Tx-Power=15 dBm

CitarMas eu não creio que o problema possa estar com a wireless do notebook. Consigo me conectar com perfeição em qualquer rede sem fio, exceto nessa. O mesmo acontece se eu conectar via cabo. Já troquei o roteador, eu usava um outro da Linksys, e agora coloquei o WRT160N V3, mas o problema permanece.

mas é... precisa ver pq vc está pegando esse bitrate. Já tentou mudar a posição do note, com relação ao roteador?

Eu pessoalmente não acredito que seja DNS; mas vc pode testar algumas coisas. P.ex., editar o arquivo /etc/resolv.conf, e substituir o IP "192.168.0.1" por "208.67.220.220" ou "8.8.8.8", e ver se o comportamento de sua máquina muda.

Só esteja atento que em qq reconexão, o valor anterior do DNS vai retornar (mesmo que seja só uma atualização do lease do DHCP).
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

G@be-san

Hum, vou tentar isso. Eu tentei mudar o DNS, colocando o endereço que meu provedor aqui em Moçambique passou, mas eu não mudei pelo resolv.conf, mudei pelo gerenciador de rede. Vou tentar dessa forma e posto o resultado mais tarde. Vou conectar ele pelo cabo e rodar os mesmos comandos para verificar essa questao do Bit-rate, para ver se continua a mesma coisa.

G@be-san

Ah, esqueci de falar. O Router fica praticamente ao lado do PC... Acho q vou tentar mudar ele de lugar, mas o que me deixa bolado mesmo é que o outro PC que usa Ubuntu, ligado por cabo, falha a internet sempre que meu Note falha também. Eles passam uns 10 min conectados, daqui a pouco os dois caem ao mesmo tempo, ficando online somente o Skype (às vezes nem isso!). Enquanto isso, os PC's com Rwindow$ e os Mac's permanecem normais.

Estou bolado, tenho certeza que é alguma configuração a fazer no Ubuntu mesmo, só preciso saber qual.... Vou tentar o editar resolv.conf

zekkerj

A edição do resolv.conf é equivalente ao uso do Gerenciador de rede, com a diferença que este último faz a mudança permanente.

Acredito que o problema esteja justamente nesse servidor DNS do seu provedor, pois a configuração do roteador normalmente faz com que as consultas DNS enviadas a ele (192.168.0.1) sejam redirecionadas para o IP fornecido pelo seu provedor.

Se vc consegue alterar pelo Gerenciador, continue usando ele. Apenas, em vez de usar o DNS do seu provedor, use um dos dois que eu te passei, isso deve resolver definitivamente.

G@be-san

Olha, demorei um pouco aqui para responder por falta de tempo mesmo.

Fiz o seguinte: instalei o Ubuntu 10.4 LTS para ver se era um problema do 9.10. Não era. Tentei ligar diretamente o cabo do Modem no PC. Ficou perfeito, sem problemas; a internet não ficou fora um segundo. Pode ser incompatibilidade do Router Linksys com o Ubuntu, sei lá...

Ainda não sei o que pode ser, mas será que eu posso colocar um PC antigo com Ubuntu server instalado e usar ele como Router? Não sei se existe essa possibilidade, mas se houver, agradeceria se alguém respondesse. Quero trocar toda a rede da empresa para Ubuntu, estou cansado de formatar PC por causa de vírus. Só não fiz ainda por causa desse problema.

Enquanto isso, vou me conectando com uma internet mais lenta que uma tartaruga paraplégica no Ubuntu, enquanto os pcs com Rwindow$ vão voando com uma net rápida....

Agradeço quem puder me dar um help.

G@be-san

Olha, encontrei um tutorial interessante aqui para trocar o Firmware do meu Router por um baseado em Linux. Pode ser que resolva o meu problema, posto aqui assim que tiver testado.

http://gutocarvalho.net/mediawiki/index.php?title=Instalando_DD-WRT_v23_no_linksys_WRT54G_v6.0

Se funcionar, eu posto o resultado aqui. Mas se alguém ainda tiver outra dica será bem-vindo...

zekkerj

Guto, faça dois testes por favor.

1) Desabilite o ipv6 na sua máquina e teste a navegação.

sudo -s
echo 1 > /proc/net/sys/ipv6/conf/all/disable_ipv6

2) Diminua o MTU da conexão e teste a navegação.

sudo ifconfig wlan0 1420

G@be-san

Zekkerj, fiz isso e não adiantou. Afinal, o problema não estava mesmo no meu Vaio, estava no equipamento da rede.

Como eu disse estava com duas conexões com a internet, sendo que em uma, o router estava configurado para conectar via pppoe (ADSL), e o outro pegava com o DHCP as informações do modem. No router do ADSL, eu me conectava normalmente à internet (mais lenta q uma tartaruga paraplégica :-X), mas no outro, dava o dito problema (os dois roteadores são iguais).

Bom, numa dessas de mexer nas configurações o router, eu acabei resetando o router errado e perdi o login e senha do ADSL, então liguei para a operadora e eles colocaram as informações da conexão dentro do modem mesmo, para que evitasse um futuro engano semelhante ;D.

Nisso, configurei este outro router também com DHCP automático (já que a conexão pppoe está sendo feita no modem), e ele começou a dar o mesmo problema que o outro em máquinas linux. Depois de dar um berro na frente do computador e ter vontade de defenestrar ambos os routers, resolvi o problema assim: peguei uma máquina que eu estava para configurar como proxy (com o maravilhoso Ubuntu Server 10.4 e SQUID), e a estou configurando para agir como router também, ligando o modem diretamente em uma das placas de rede, e usando a outra para compartilhar a conexão com toda a rede. Meu objetivo é trocar as máquinas da rede para linux, tanto pela estabilidade, quanto pela economia.

Creio que quando ficar pronto, deve funcionar, afinal estou apanhando para configurar o servidor em modo texto, mas eu chego lá ;). Qualquer coisa, perturbo vcs de novo :D

Valeu mesmo e obrigado pela ajuda!! Eu sou fã dessa comunidade!! Linux Forever!

PS: O Ubuntu 10.4 Lucid tá demais!! Quem ainda não fez o upgrade, eu recomendo!

zekkerj

Tente configurar os endereços do OpenDNS (208.67.220.220) e do Google (8.8.8.8) no roteador, na configuração do DHCP. Assim vc vai configurar suas máquinas clientes pra pegar esses servidores automaticamente. Eles são muito bons e disponíveis.