Autor Tópico: Micro tutorial - cartão de visita no Inkscape.  (Lida 10905 vezes)

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Micro tutorial - cartão de visita no Inkscape.
« Online: 06 de Abril de 2010, 11:05 »
Pessoal, procurei algo relativo ao assunto no fórum e não achei nada, a não ser uma dúvida minha antiga referente ao isso e que tem algo a ver com o que vou passar aqui.
Se eu postei na sala errada peço desculpas e que o tópico seja removido para a sala correta, se for necessário.

Talvez o mini-tuto que vou passar seja meio besta e/ou óbvio, mas como não achei nada na net que seja prático quanto a essa questão, resolvi compartilhar. Se puder ajudar um ou dois usuários já me sentirei satisfeito.
No Corel há a opção de 'etiquetas', lá pode-se criar qualquer tipo de etiqueta.
No Inkscape não temos essa opção, mas a ferramenta Clone dá conta do recado muito bem, com alguns poucos cliques.

_abra o Inkscape  e no menu 'arquivo' selecione 'novo' > A4;
_crie um retângulo de contorno fininho cinza claro ( abrir-se-á uma barra com o nome 'definição', coloque a medida em 9 x 5 cm ou 318 x 177 px, que é o tamanho padrão dos cartões de visita ) e posicione-o no canto superior esquerdo da documento;
_dê um zoom e crie o layout do seu cartão dentro do retângulo
_depois de finalizado o layout, selecione todos os objetos inclusive o retângulo e dê um ctrl + g para agrupar tudo num só objeto;
_feito isto , vá ao menu 'editar' , na opção 'clone' > 'clonar em ladrilhos';
_ nesta janela não há muito o que se fazer , somente altere a opção 'linhas e colunas' colocando 5 para linhas e 2 para colunas ( seria algo como criar tabelas nos editores de texto, com a dierença de que a ferramenta clone pode clonar qualquer objeto em vários opções diferentes de simetria );
_agora clique em 'criar' e pronto - uma folha de A4 com cartões pronta para ser impressa e cortada;

Se o posicionamento dos cartões não ficou correto , basta selecionar todos e dar um ctrl + g, agrupar tudo e mover para a posição correta dentro da 'folha' de A4.

Espero que este simples tuto possa ajudar outros usuários , principalmente os que não estão familiarizados com o Inkscape ainda. Sei que é possivel criar cartões com vários outros programas, mas como o Ink é, na minha humilde opinião, o melhor programa de desenho vetorial para Linux, fica aí a minha pequena contribuição.

Abrç.
« Última modificação: 06 de Abril de 2010, 17:22 por Darth Vader »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Micro tutorial - cartão de visita no Inkscape.
« Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2010, 13:21 »
Sem dizer que dá pra fazer a mesma coisa (etiquetas, cartão de visita, etc) no Open Office...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Micro tutorial - cartão de visita no Inkscape.
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2010, 14:07 »
Gostei do tutorial. Bem simples e direto. Ainda me ajudou com uma opção que não conhecia (clonar em ladrilhos), que vai me poupar muito ctrl+c/v

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Micro tutorial - cartão de visita no Inkscape.
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2010, 14:44 »
Sem dizer que dá pra fazer a mesma coisa (etiquetas, cartão de visita, etc) no Open Office...

sim, mas p/ se ter mais recursos um programa de desenho especializado em vetorial é superior, eu aqui faço assim e procuro finalizar produções num editor de página (scribus).
se for lidar c/ separações de cores, programas específicos são os mais indicados.

parabéns pelo tutorial darth vader
« Última modificação: 06 de Abril de 2010, 14:46 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Micro tutorial - cartão de visita no Inkscape.
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2010, 17:12 »
É o costume de fazer as coisas com determinado programa, aí qdo vc vê uma outra possibilidade até com mais recursos, até criar coragem e experimentar (ou mesmo aprender) leva um tempo, hehehehe...  ::)


Sem dizer que dá pra fazer a mesma coisa (etiquetas, cartão de visita, etc) no Open Office...

sim, mas p/ se ter mais recursos um programa de desenho especializado em vetorial é superior, eu aqui faço assim e procuro finalizar produções num editor de página (scribus).
se for lidar c/ separações de cores, programas específicos são os mais indicados.

parabéns pelo tutorial darth vader
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Micro tutorial - cartão de visita no Inkscape.
« Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2010, 17:15 »
Sem dizer que dá pra fazer a mesma coisa (etiquetas, cartão de visita, etc) no Open Office...

É vero, mas eu acho o visual do Inkscape mais clean e mais organizado.  Acho o Inkscape muito melhor e mais completo para mexer com vetores que o Gimp, o Karbon14, o Xara para Linux , o Open Draw etc.
Digo isso para quem quer fazer algo realmente personalizado.
Se for pra fazer um cartão bem simples, só com texto e algumas firulas coloridas o Draw dá conta do recado tranquilo.

É o costume de fazer as coisas com determinado programa, aí qdo vc vê uma outra possibilidade até com mais recursos, até criar coragem e experimentar (ou mesmo aprender) leva um tempo, hehehehe...  ::)

hehe é verdade, mas o mini-tuto serve até como 'porta' de entrada para quem nunca teve contato com desenho vetorial OU que ache que não existe 'vida' fora de programas como Corel e afins (resguardadas as devidas proporções, claro. O Ink não é um Corel - pelo menos ainda - mas é muuuuuuito completo. ).

Fora que o Inkscape é f..., ô programinha arretado, tchê! hehehe

Abrçs

« Última modificação: 06 de Abril de 2010, 17:20 por Darth Vader »

Offline King

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Micro tutorial - cartão de visita no Inkscape.
« Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2011, 16:45 »
Atravez de uma pequena ajuda se evita maiores stress, parabéns!!! \o/
Eu gostei muito de seu tópico!

Velox256, no Open Office é possível fazer "vetores" na qualidade do Inkscape? (dúvido)

"texto e firulas coloridas" ficam ótimos até no Open Office.
Já Vetores de qualidade profissional em Software Livre, recomedo Inkscape, sem dúvida!

Não haveria sentido algum, deixar de produzir um vetor de qualidade no inkscape, e tentar alcançar o msm no OpenOffice.
Seria o mesmo que deixar de fazer um belo cartão de visita no Corel Draw,
para fazer uma tosquera de cartão no Microssoft Word. =D

Heheheee...
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2011, 12:52 por King »