Autor Tópico: Acelerar o boot (parte 2)  (Lida 6273 vezes)

Offline tds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Acelerar o boot (parte 2)
« Online: 22 de Maio de 2006, 23:50 »
Ae, hoje pela hora do almoço baixei uma distro nova chamada Arch Linux e hoje a noite instalei no meu pc (que está encostado), não vou falar do AL por não ser o assunto do tópico mas não pude deixar de notar como o boot dele é rápido se comparado ao Xubuntu, pois é, como eu acho o X O distro resolvi deixar ele mais rápido (ainda) e consegui :)

-- Estou levando em conta que vocês já possuem o sysv-rc-conf instalado --

01. Abram o terminal e digitem: sudo sysv-rc-conf
02. Procurem pelas linhas: gdm e usplash desabilitem as 2 (desmarquem elas)
03. Agora vocês precisam arrumar o grub: sudo gedit /boot/grub/menu.lst (gnome) ou sudo kwrite /boot/grub/menu.lst (kde) ou sudo mousepad /boot/grub/menu.lst (XFCE)
--- Achei melhor colocar o editor padrão de cada distro para facilitar pra todo mundo ... claro vocês podem usar o vi que na minha opinião é o melhor :P
04. Procurem pela linha: kernel /boot/vmlinuz-2.6.15-23-686 root=/dev/hda1 ro quiet splash (o de vocês deve ser o 386) basta apagar esse splash do final e salvar o arquivo

Agora quando vocês iniciarem o pc ele vai abrir direto no terminal aí para acessar o gnome/kde/xfce usem o startx

-- Outra dica (essa dada pelo i3dmaster) --

01. No terminal digitem: sudo editor-de-texto /etc/inittab e procurem por:

1:2345:respawn:/sbin/getty 38400 tty1
2:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty2
3:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty3
4:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty4
5:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty5
6:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty6

Agora comentem (coloquem o #) na frente da linha 4-5-6

1:2345:respawn:/sbin/getty 38400 tty1
2:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty2
3:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty3
#4:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty4
#5:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty5
#6:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty6

Pronto! Só salvar o arquivo. Pra quem não sabe o que é VTS dá uma lida no wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_terminal)

02. Vocês se lembram dos "serviços" que vocês desabilitaram no sysv-rc-conf? Se não vão lá e anotem no papel todos os que não estiverem selecionados (sem o X em nenhum quadrado)

Com os nomes anotados digite no terminal: cd /etc/rc0.d ; ls K* - isso vai listar todos os arquivos que contém a letra K no nome, agora vocês precisam mudar o nome de todos aqueles que vocês desabilitaram, exemplo: K00ppp para k00ppp (só mudar do K maiusculo para minusculo):

sudo mv K00ppp k00ppp

Quando acabarem digitem: cd ../rc6.d ; ls K* - e façam a mesma coisa aqui.

A explicação para isso é que quando você desliga ou reinicia o pc ele vai parando todos os "serviços" que começam com a letra K mas como você já desabilitou eles não a necessidade disso então fazendo isso você ganha tempo :). Ah... quando vocês ativarem o "serviço" pelo sysv-rc-conf tem que mexer aqui também mudando de k (minusculo) para K (maisculo).

Depois dessa mexida, já estou dentro do XFCE em 20-25+- segundos (desde dá hora que ligo o pc até está abrindo o FF). Ah, pra o pessoal que pensa "se quer rapidez usa o gentoo/arch" já usei (no caso do arch estou usando) e de boa pra o meu dia-a-dia o Xubuntu é mais do que suficiente e não custa nada deixar ele mais a minha cara :).