Autor Tópico: Dica para renomear arquivos.  (Lida 3189 vezes)

Offline J4P0N315

• Usuário Ubuntu
  • *
  • # J4P0N315 #
    • Ver perfil
Dica para renomear arquivos.
« Online: 31 de MAR?O de 2010, 11:41 »
Bom dia, galera do fórum! :)

Gostaria de saber se existe uma maneira mais fácil de renomear os arquivos no bash, de acordo com a situação abaixo:

O nome do arquivo é ABC_teste e preciso renomeá-lo para teste.
Para executar o rename, eu faço o seguinte comando: "mv ABC_teste teste".

Uma maneira fácil seria apagar somente a parte ABC_. Alguém sabe como fazer isto???

Desde já, agradeço a atenção de vocês! :D
Por enquanto, um mero iniciante...

Offline musinet

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Dica para renomear arquivos.
« Resposta #1 Online: 31 de MAR?O de 2010, 11:56 »
Japoneis,

Creio que a sua dúvida não se refira a mudar somente o nome de um único arquivo, não é mesmo? Provavelmente você esteja necessitando renomear arquivos em lote.

O caminho é o mv, mesmo. Mas se for o caso e renomear um lote de arquivos, podemos trabalhar um script usando recursos de bash combinados com editor de texto. Isso ajudaria você?

Offline J4P0N315

• Usuário Ubuntu
  • *
  • # J4P0N315 #
    • Ver perfil
Re: Dica para renomear arquivos.
« Resposta #2 Online: 31 de MAR?O de 2010, 19:18 »
Primeiramente, gostaria de lhe agradecer pela resposta, musinet.

Não. Não estou precisando renomear um lote de arquivos. Na verdade, não consegui escrever um bom post sobre a minha dúvida.
A minha situação era a seguinte (era, pois para solucionar este problema de maneira mais fácil, eu acabei apelando para a interface gráfica, coisa que eu não queria, pois no meu estudo eu foco no shell):

Eu tinha alguns arquivos espalhados em diversos diretórios, e dentro destes diretórios eu queria renomear alguns arquivos aleatórios, mas todos tinham o mesmo prefixo.Por exemplo, ABC_teste, ABC_file, ABC_make e etc. A minha tarefa era apenas tirar o prefixo ABC_. Por exemplo: o arquivo ABC_make deveria se  chamar make. Para fazer esta tarefa, eu fazia o seguinte comando: mv ABC_make make.

Como eu não podia errar o nome desses arquivos nem F#D$&#@, resolvi apelar para a interface gráfica, mesmo. Só clicar em F2 e dar um delete no prefixo! :)

Essa era a minha tarefa e gostaria de saber se existe uma maneira mais fácil e segura de executá-la. Creio que a criação de um script não é viável, uma vez que não é uma tarefa que eu irei executar várias vezes. Ou é?

Muito obrigado pela atenção! :)
Por enquanto, um mero iniciante...