Autor Tópico: [Resolvido] Onde encontro descodificador .mp3?  (Lida 8059 vezes)

Offline Lopesmaio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ubuntu 10.10 ... CS2D nick - DoUbLe_kIlLeR
    • Ver perfil
[Resolvido] Onde encontro descodificador .mp3?
« Online: 31 de MAR?O de 2010, 07:47 »
Boas, ainda sou relativamente novo no mundo Linux, e uso o Ubuntu 9.10.

Como sou do tipo de pessoa de ouvir muita música, uma das primeiras coisas que fiz após a instalação do Ubuntu foi passar as minhas músicas guardadas na Pen-Drive para a pasta de músicas do Ubuntu. Mas depois reparei que precisava de um descodificador .mp3. Não o pude instalar ali directamente porque a rede em minha casa é rede wireless e o meu adaptador (o computador em que instalei Ubuntu é fixo) deixou de funcionar e só me resta um portátil com Windows, mas ainda assim não sou capaz de encontrar um descodificador. Agradecia que alguém me disponibilizasse um link para que eu pudesse descarregar um descodificador (se possível, pois eu ainda sou novo nisto e ainda não conheço isto tão bem assim).
« Última modificação: 28 de Abril de 2010, 14:04 por Lopesmaio »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #1 Online: 31 de MAR?O de 2010, 07:59 »
Dá uma olhada aqui:

Citar
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41675.0/topicseen.html

Nada como uma procurada no fórum, não?



Boas, ainda sou relativamente novo no mundo Linux, e uso o Ubuntu 9.10.

Como sou do tipo de pessoa de ouvir muita música, uma das primeiras coisas que fiz após a instalação do Ubuntu foi passar as minhas músicas guardadas na Pen-Drive para a pasta de músicas do Ubuntu. Mas depois reparei que precisava de um descodificador .mp3. Não o pude instalar ali directamente porque a rede em minha casa é rede wireless e o meu adaptador (o computador em que instalei Ubuntu é fixo) deixou de funcionar e só me resta um portátil com Windows, mas ainda assim não sou capaz de encontrar um descodificador. Agradecia que alguém me disponibilizasse um link para que eu pudesse descarregar um descodificador (se possível, pois eu ainda sou novo nisto e ainda não conheço isto tão bem assim).
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #2 Online: 31 de MAR?O de 2010, 08:17 »
Como é novato tem desculpa  ::), mas tente sempre procurar um pouco no forúm, para permitir que quem quer ajudar se concentre nas questões que ainda não foram resolvidas. Tenho a certeza absoluta que isto já foi respondido n vezes...  ;) Só assim o forúm consegue ser eficaz a tantas questões.

De qualquer modo e em resposta à sua pergunta, o ubuntu só vem com suporte base para formatos sem direitos de autor, por questões legais. No caso audio penso que é o OGG. Para rodar ficheiros com direitos proprietários, por ex. MP3, tem de fazer no terminal o seguinte comando

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras
Para mais informações sobre este tema pode consultar a seguinte página

https://help.ubuntu.com/community/RestrictedFormats

“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline Lopesmaio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ubuntu 10.10 ... CS2D nick - DoUbLe_kIlLeR
    • Ver perfil
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #3 Online: 31 de MAR?O de 2010, 09:13 »
Caro amigo slkslk, eu tentei usar esse comando na consola, mas ele diz que não foi capaz de detectar ou instalar qualquer coisa... Quanto a esse link, lá está outro link para eu obter uns pacotes (acho que é isso) mas quando eu clico nele o navegador diz que não é capaz de abrir a página.

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #4 Online: 31 de MAR?O de 2010, 10:43 »
Poste qual é o erro que lhe dá em concreto quando tenta instalar o ubuntu-restricted-extras.

Cumps
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline Lopesmaio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ubuntu 10.10 ... CS2D nick - DoUbLe_kIlLeR
    • Ver perfil
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #5 Online: 31 de MAR?O de 2010, 14:03 »
A única coisa que ele diz é : Impossível encontrar o pacote ubuntu-restricted-extras


Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2010, 05:25 »
Isso é de certeza um problema nas fontes. Faça assim:

Sistema -> Administração -> Fontes de Aplicações (Software Ubuntu / Transferíveis a partir da internet)

e no meu caso tenho as 4 primeiras opções ligadas. Penso que é a 4ª opção (software restringido por copyright ou questões legais) que é a que abre o driver do mp3, mas de qualquer modo parece-me que para o utilizador "normal" as 4 primeiras opções é importante estarem ligadas. Depois faça

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Cumprimentos
« Última modificação: 01 de Abril de 2010, 05:27 por slkslk »
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline Lopesmaio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ubuntu 10.10 ... CS2D nick - DoUbLe_kIlLeR
    • Ver perfil
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2010, 05:52 »
OK obrigado vou tentar isso mas eu n sou utilizador normal sou administrador do computador. Lembre-se também que a minha ligação à internet naquele computador não está a funcionar, isso não vai impedir nada do que disse?
« Última modificação: 01 de Abril de 2010, 05:54 por Lopesmaio »

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2010, 08:26 »
Pois, sem internet é que não consegue mesmo instalar esse pacote...  :P

Vai ser mais aborrecido. Tem de fazer download no do windows e passar por pen ou assim o ficheiro .deb de
Código: [Selecionar]
http://packages.ubuntu.com/karmic/i386/ubuntu-restricted-extras/downloade escolha o mirror mais próximo. Eventualmente poderá ter de instalar as dependências constantes em
Código: [Selecionar]
http://packages.ubuntu.com/karmic/ubuntu-restricted-extras
Para instalar o deb no ubuntu tem de copiar o deb que gravou no windows para por ex. a directoria /tmp. Depois faça
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i /tmp/ubuntu-restricted-extras.deb
Com sorte fica logo tudo a funcionar e não há dependencias. Se houver terá de fazer download de todas e fazer a instalação manual.

Infelizmente não conheço modo mais simples de fazer isto, porque na verdade o que lhe falta não é o programa mas os "drivers". Imagine no windows em vez de fazer download do programa, fazer download das dll's do sistema e instalá-las manualmente... O comando que lhe dei fazia tudo isto de modo automático, assim vai ser muito mais duro.

Cumps
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline Lopesmaio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ubuntu 10.10 ... CS2D nick - DoUbLe_kIlLeR
    • Ver perfil
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2010, 18:15 »
Fiz isso, mas o resultado foi o mesmo....

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2010, 19:35 »
Bem amigo, depois de muito procurar achei isto

http://hacktolive.org/wiki/Ubuntu-restricted-extras_offline_installer

Penso que assim vai-se safar. Do que li, e o unico metodo razoavel de o fazer sem internet. Como nunca tentei fazer instalacoes offline nunca pensei que fosse tao dificil fazer algo que aparentemente e simples...

Boa sorte  ;)
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline Lopesmaio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ubuntu 10.10 ... CS2D nick - DoUbLe_kIlLeR
    • Ver perfil
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2010, 17:49 »
Peço desculpa por ter passado tanto tempo sem vir dizer nada, mas já está tudo a funcionar de novo, já obti um novo adaptador de internet sem fios e tudo voltou ao normal. Também já comprei um computador novo (portátil) onde instalei o Ubuntu pelo Wubi (experimentei o 10.04 Beta1, depois o Beta2 e o Release Candidate). Acho que está mesmo muito bom, e assim que lançarem a nova versão final (dentro de 2 dias, 27-04-2010) eu vou experimentar pelo Wubi. Depois vou instalar definitivamente substituíndo o Windows (do qual estou mais farto a cada dia que passa...).

Mas, a todos os que tentaram ajudar : Muito obrigado!

Offline Lopesmaio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ubuntu 10.10 ... CS2D nick - DoUbLe_kIlLeR
    • Ver perfil
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2010, 17:49 »
Acho que o tópico está preparado para ser fechado.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2010, 18:38 »
Ola,

Apenas o usuário que iniciou um tópico pode fechá-lo.

basta clicar em editar na aba do primeiro post ( o de abertura do tópico ) e adicionar ao título o texto ( Resolvido )

[],s

Offline Lopesmaio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ubuntu 10.10 ... CS2D nick - DoUbLe_kIlLeR
    • Ver perfil
Re: Onde encontro descodificador .mp3?
« Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2010, 14:00 »
Ah, ok, obrigado e peço desculpa pela ignornacia, é que estou habituado aos fóruns em que os administradores e/ou moderadores é que podem fechar os tópicos.