Autor Tópico: Problema de Som  (Lida 3503 vezes)

Offline Xedoc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Problema de Som
« Online: 31 de MAR?O de 2010, 00:44 »
Boas pessoal.

É o seguinte, comprei um mini portátil da toshiba, o NB200-134, apaguei o windows 7 e instalei o ubuntu 9.10. Fui obrigado a instalar a partir de uma pen porque isto não tem leitor de cd/dvd

O problema é que isto algumas vezes quando reinicia o sistema, encrava quando aparece aquele simbolo do ubuntu e só recomeça se der uns clickes e uns " Enter "

Mas o principal problema é que isto não dá som, tem tudo no máximo, Até pensei que fosse falta de codecs só que liguei os meus auscultadores ao pc e já deu som, ou seja, só consigo ouvir com auscultadores. Por isso não pode ser avaria da placa de som. Por isso alguém me sabe explicar qual é o problema e como contornar a situação ?

Obrigado.

Offline Lopesmaio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ubuntu 10.10 ... CS2D nick - DoUbLe_kIlLeR
    • Ver perfil
Re: Problema de Som
« Resposta #1 Online: 31 de MAR?O de 2010, 06:40 »
Se consegue ouvir tudo bem com os auscultadores e o problema, é mesmo óbvio, não vem da placa de som, talvez o problema seja mesmo das colunas do computador.

Offline Xedoc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Problema de Som
« Resposta #2 Online: 31 de MAR?O de 2010, 11:01 »
Mas com o Windows consigo ouvir pelas colunas.

Em si o Ubuntu está a dar problemas...

Ligo o computador e o sistema demora mais de 10 min a iniciar e algumas vezes nem inicia.

A unica maneira de o fazer arrancar de maneira normal é andar a mexer com o rato de um lado para o outro.

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Problema de Som
« Resposta #3 Online: 31 de MAR?O de 2010, 11:07 »
Testa o Ubuntu 10.04 Beta (versão para netbook)
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,60512.0.html

Offline Xedoc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Problema de Som
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2010, 00:22 »
Já testei, continua a dar o mesmo problema, deu um erro também quando iniciou depois de fazer o restart normal da instalação. Apareceu para iniciar o generic qualquer coisa normalmente ou pelo recovery mode, eu fui pelo normal e apareceu a shell e dizia:

[    2.21.525614]  Journal commit I/O error.


Offline Xedoc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Problema de Som
« Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2010, 01:04 »
Bem, não fiz nada no computador mas pelo menos já não demora a arrancar sem precisar de carregar no enter algumas vezes. " Arranjou-se sozinho " Mas ainda assim não dá som pelas colunas.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problema de Som
« Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2010, 10:18 »
Já testei, continua a dar o mesmo problema, deu um erro também quando iniciou depois de fazer o restart normal da instalação. Apareceu para iniciar o generic qualquer coisa normalmente ou pelo recovery mode, eu fui pelo normal e apareceu a shell e dizia:

[    2.21.525614]  Journal commit I/O error.



este erro é em seu HD. necessário passar um fsck /dev/sdax onde x é a partição de seu Ubuntu.

Quanto ao som, existe em dicas e truques um tutorial meu  a respeito do pulse audio

ou ir em sistema=> preferencias => som e verificar as opções ( eu estou já com o  10.04 e removi o 9.10 , são diferentes)

Verificar no teclado o atalho para cancelar o som das colunas e verificar se está operativo.

Pelo menos sua placa Intel esta ok.... ( do outro post )

Offline martinho_junior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Problema de Som
« Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2010, 10:36 »
Olá Xedoc,

Já vi muitas pessoas com esse tipo de problema, inclusive eu fui uma delas.
O que ocorreu comigo e com outros usuários é que o som estava baixo, mesmo aparecendo no máximo no gerenciador.
Então, faz o seguinte: vá no Synaptic (Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic) e instale o ALSA Mixer. Esse programa vai te dar mais recursos para aumentar o volume do som.
Depois que instalei esse aplicativo, vi que meu som estava realmente baixo, mas estava funcionando. Foi só aumentar o volume e pronto.

Escrevi dois artigos no meu site sobre esse poblema:
http://ubuntulinuxbr.blogspot.com/2010/02/problemas-com-som-no-ubuntu-910.html
http://ubuntulinuxbr.blogspot.com/2009/11/problemas-com-som-no-ubuntu-910-karmic.html

Espero que isso ajude. Qualquer problema poste sua resposta aqui para podermos ajudá-lo

Junior
Junior

Offline Xedoc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Problema de Som
« Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2010, 21:46 »
Afinal, o netbook não arranca sempre, depende, umas vezes arranca rápido, outras não arranca.

Quanto ao som, já segui os tutoriais, instalei o Alsa Mixer, e reparei que estava já tudo no máximo. O som do pc não está trancado. Continuo sem entender porque é que não funciona.

Offline Xedoc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Problema de Som
« Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2010, 13:22 »
O suporte do Utulizador " Tota " funcionou. Obrigadão

Offline Xedoc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Problema de Som
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2010, 17:54 »
Afinal não funcionou, o meu sistema atrofiou logo a seguir e nunca mais arrancou. Tive de reinstalar o linux -.-
« Última modificação: 06 de Junho de 2010, 20:31 por Xedoc »