Autor Tópico: Montar servidor de testes  (Lida 4468 vezes)

Offline thiagorabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Montar servidor de testes
« Online: 30 de MAR?O de 2010, 09:24 »
Bom dia pessoal,

Pretendo fazer um servidor caseiro em casa para me aprimorar meus conhecimentos em Linux e testar coisas de linux e projetos próprios.
A idéia é aprender configurar e gerenciar um servidor linux.
Talvez fique uma coisa super avacalhada e tal... Mas gostaria da opinião de vocês para ver se seria possível fazer o que estou querendo...

Minha situação é a seguinte:
Comprei um notebook e vou transformar meu ex-desktop em um mini-servidor "só pra brincar mesmo".
Eu gostaria de fazer tudo nesse server...
Samba, terminal de impressão, dns.
Inclusive gostaria de ter nele OracleXE, PostgreSQL e MySQL para testar aplicações que precisaram funcionar em mais de um banco.
E para as aplicações gostaria de usar Java com JBoss e PHP com Apache.
Gostaria também de hospedar dois sites nele, com dominios .com.br.
E é claro... antes que eu me eskeça, se rolasse um cvs ou subversion nele, seria fenomenal também...
Esse servidor será acessado em rede local e externamente (quando eu estiver na facul).

Não sei se isso é loucura fazer isso nem se funcionaria de fato. Mas a idéia não é ter um servidor da NASA em casa, e sim aprender a mexer com isso.

Eu já trabalho um pouco com Linux. Embora não tenha mto a manha.
Não estou pedindo para que vcs me entreguem tudo de mão beijada, até pq assim eu nao aprenderia nada. Mas eu gostaria pelo menos de um ponta pé inicial, o que pesquisar e tal.
Um ponto de partida. Por exemplo: Eu não tenhu um ipfixo, e ouvi dizer que isso é necessário, existe algum jeito de contornar esse problema?
Como eu poderia acessar meu computador remotamente então?

Procurei alguns topicos sobre servidores caseiros, mas todos sempre falavam de um caso específico, e nao consegui projetar o caso dessas pessoas na minha situação.

Detalhes adicionais: O computador em questão é um pentium dual core com 2gb de ram e 250gb de hd e uso um roteador dlink dir-600 pra compartilhar internet(8mb) la em casa.

Então. Por onde começo? Alguem sugere algum artigo, tópico, turotial que possa ajudar?

Ps.: Desculpa pelo texto de 200 linhas.

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Montar servidor de testes
« Resposta #1 Online: 30 de MAR?O de 2010, 20:29 »
Primeiro. Comece aprendendo a usar o DynDNS... ele roda um aplicativo, que conecta em um site, vc escolhe um DNS e ele fica sendo seu, cada vez que vc se conecta na internet ele atualiza seu ip, para seu dominio bater com o ip.

segundo: recomendo instalar um ubuntu desktop normal, depois instalar um "virtual box/vmware server" para que você possa criar varios computadores... e fazer uma mini rede. Criando um dns, dhcp, firewall, etc... etc... Cada um em uma vm separada.... como tua maquina é parruda. se tu botar 256 de ram em cada ubuntu server ai... fica uma beleza.

terceiro:  configure seu modem adsl, para que possa acessar externamente. No meu, tenho que adicionar virtual host. pelo menos libere as conexões ssh.

quarto:  enjoy... como é uma vm... salve snpshot, quando for modificar. se estragar, é so deletar a vm e instala outra. ou voltar um snapshot.

quinto: use o google, pra linux, tudo tem ensinando como instalar. Se vc é um cara confiante, pode montar até um servidor de vm com nenhuma interface. ai é contigo.
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline thiagorabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Montar servidor de testes
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2010, 10:03 »
valeu pela dica irmão!  : ;D
Vou tentar fazer funcionar no final de semana.
Eu tinha lido no dia ki vc postou... Mas como tava mó correria aqui no serviço acabei não respondeno...
Vou fazer algumas tentativas aqui de tentar configurar e volto pra postar o andamento.
Você acha ki é melhor eu colocar varias maquinas virtuais ou uma só rodando todos os serviços?

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Montar servidor de testes
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2010, 12:01 »
valeu pela dica irmão!  : ;D
Vou tentar fazer funcionar no final de semana.
Eu tinha lido no dia ki vc postou... Mas como tava mó correria aqui no serviço acabei não respondeno...
Vou fazer algumas tentativas aqui de tentar configurar e volto pra postar o andamento.
Você acha ki é melhor eu colocar varias maquinas virtuais ou uma só rodando todos os serviços?

acho q o melhor são varias maquinas virtuais...

pq em uma rede normal, não vai ter 1 servidor q faz tudo saca.
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Montar servidor de testes
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2010, 14:16 »
valeu pela dica irmão!  : ;D
Vou tentar fazer funcionar no final de semana.
Eu tinha lido no dia ki vc postou... Mas como tava mó correria aqui no serviço acabei não respondeno...
Vou fazer algumas tentativas aqui de tentar configurar e volto pra postar o andamento.
Você acha ki é melhor eu colocar varias maquinas virtuais ou uma só rodando todos os serviços?

acho q o melhor são varias maquinas virtuais...

pq em uma rede normal, não vai ter 1 servidor q faz tudo saca.

Concordo com você. Ele tem de instalar o VirtualBox OSE no desktop, e criar 4 ou 5 máquinas virtuais:
  • Um firewall
  • Um proxy HTTP
  • Um servidor HTTP (eu uso o Apache + PHP 5)
  • Um servidor de bancos dados
  • Um servidor de arquivos
  • E tornar o hospedeiro um servidor de impressão

Offline thiagorabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Montar servidor de testes
« Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2010, 16:18 »
 :D Acho que saquei a jogada!
Como eu num tenho muita exp. com linux acho ki só agora peguei...
Seria montar uma rede mesmo neh? Com dhcp e tudo mais certo? Embora estejam todas sobre o mesmo hardware... A rede funcionaria certo? Da pra pringar e tudo mais e fazer as maquinas conversarem entre si neh?
Se isso der certo serio muito bom pra mim aprender mais sobre o assunto!
Agora no feriado então da pra fazer mta coisa....

Offline fabiojansen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Montar servidor de testes
« Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2010, 17:51 »
Porque ao invés de instalar várias maquinas virtuais, como você não tem muita experiência, poderia utilizar o EBOX PLATAFORM. É uma distribuição baseada no ubuntu server 8.04 e possui tudo isso que você precisa. Proxy, firewall, samba, email etc.
Seria legal dar uma olhada. www.ebox-plataform.com
Baixa ele e baixa também o guia para administrador que tem no próximo site. Utilizo ele aqui na empresa e não me arrependo nem um pouco.. vlw

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Montar servidor de testes
« Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2010, 18:52 »
fabiojansen, se for fácil não tem graça.

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Montar servidor de testes
« Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2010, 18:57 »
fabiojansen, se for fácil não tem graça.

tbm acho! tem q penar um pouco!
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline danielrsj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Montar servidor de testes
« Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2010, 13:07 »
fabiojansen,

Sabe me dizer se esse produto é totalmente gratuito?
meu inglês não é muito bom....


Valeu... até +

Offline matrixcorleone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Montar servidor de testes
« Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2010, 13:24 »
Este software é gratuito?
será possivel implemantar em estrutura windows