Intalação via wine

Iniciado por py8elo, 27 de Março de 2010, 21:01

tópico anterior - próximo tópico

py8elo

Olá todos,
após atualizar o driver de video Nvidia 8400 comecei a ter uma série de problemas com o meu Ubuntu.
Primeiro, não queria mais entrar no modo gráfico e congelava numa tela preta.
Agora, após várias tentativas consegui que ter novamente o modo gráfico rodando mas, só consigo rodar programas rwindows como root.
Já tentei o chmod 777 mas, não adiantou.
Quando verifico minhas permissões, elas aparecem como administrador do sistema mas,  não posso rodar nem instalar programas rwindows.
Eu rodava Ubuntu 9.04 e por conta desse problema, acabei atualizando para o 9.10 mas, o problema continua. Antes, tudo rodava direitinho, salvo alguns poucos softwares que eu não conseguia rodar pelo wine.
Eu uso um E7400 + 4Gb de ram + Gforce 8400 512Mb de ram + 1 HD SATA de 160Gb Ext3 com linux + 1HD IDE NTFS de 400Gb com rwindows + 2 HD SATA de 500Gb NTFS para armazenamento de dados.
Já pesquisei em vários sites e forums sem encontrar uma solução.
Alguem aqui já passou por isso?
Alguem tem alguma dica?
Agradeço antecipadamente.

[]'s,

Silva.

Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Hqxriven

Vc está dizendo que só consegue executar programas com wine se for root??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

py8elo

Isso mesmo meu caro Hqxriven.
Aliás, eu gostaria de parabeniza-lo por seu trabalho como o kernel omnislash.
Eu o experimentei antes de dar esse pau no meu Ubuntu que era 9.04 até ontem pois atualizei para 9.10.
Compilou em pouco mais de 15 minutos no meu E7400 e rodava muito estável alem de carregar muito rápido.
Agora infelizmente, tenho esse problema. Desde que atualizei o driver de video foi uma sucessão de problemas.
Hoje compilei um novo kernel ( 2.6.32.8 ) e funciona direitinho. Mas, o problema continua.
Espero que possas e ajudar.
Agradeço antecipadamente!!!

[]'s,

Silva.
Ubuntu 16.04 LTS

Hqxriven

Quem não teve até agora pasta corrompida do wine que atire a primeira pedra...

Em primeiro lugar vamos fazer alguns testes para comprovar se só o wine é o culpado

1 - Faça um backup da pasta .wine (oculta) para algum lugar

2 - Apague a pasta (já que vc fez backup)

3 - Com a pasta .wine apagada abra um terminal e digite winecfg

4 - Tente instalar um programa

5 - Volta aqui e posta o resultado
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

py8elo

Ah!!! Lembrei que já não consigo sequer configurar o wine.
E continuo não conseguindo instalar ou executar qualquer programa rwindows.
Ubuntu 16.04 LTS

Hqxriven

CitarAh!!! Lembrei que já não consigo sequer configurar o wine.
E continuo não conseguindo instalar ou executar qualquer programa rwindows.

É por isso mesmo que te passei aquelas informações....

O objetivo é fazer o sistema recriar a pasta de configurações do wine

py8elo

Ok meu caro Hqxriven...
Mas, eu fiz o que vc indicou e o problema continua.
Tambem usei apt-get para remover e reinstalar o wine sem sucesso.
A versão instalada em meu pc é Versão:1.1.42-Ubuntu1(wine).
Já tentei tambem pelo adicionar/remover programas.
Eu realmente já penso em começar tudo do zero novamente mas, infelizmente a minha conexão é uma droga... Apenas 68Kbps e quando estou baixando algo não dá nem pra navegar pois eles usam um controle de banda muito escroto que não me permite sequer abrir uma página. Então eu levaria dias para ter tudo atualizado novamente.
Já até salvei minha pasta home em outro JD pensando em fazer isso mas, desisti por hora.
Espero encontrar uma solução com a ajuda de colegas mais experientes como vc!!!

[]'s,

Silva.
Ubuntu 16.04 LTS

Hqxriven

Tente o seguinte:

1 - Dá um sudo (navegador de arquivos) - como no meu caso eu uso dolphin ou konqueror ficaria sudo dolphin ou sudo konqueror

Vá até a pasta do root e veja se tem alguma pasta oculta .wine e apague

2 - Repita o processo que passei na mensagem anterior e faça o teste

3 - Lembre-se de não usar sudo wine nomeprograma.exe pois isso estraga as permissões. Instale como seu usuário mesmo

4 - E se não resolver até agora siga a dica do wine

http://wiki.winehq.org/FAQ#head-f60a1aeeb2e4ef08a9b26dd38fd4ea2b1608f358

7.12. So, I ran wine with sudo or as root, how do I fix my permission errors?

You need to fix the permissions on your ~/.wine directory, this is where all Wine state, configuration and any important data you might have such as installed programs, saved data within Wine programs, etc. are stored. Once you delete or fix the permssions on this directory, rerun Wine as a regular user always! Run the following to fix the permissions on your ~/.wine directory if it now has root permissions.

cd ~
sudo chown -R $USER:$USER .wine

E tente mais uma vez e tente dar um boot

Infelizmente não conheço mais nenhum processo, espero que ajude...

Hqx

py8elo

Ok meu caro Hqxriven...
foi exatamente o que eu já fiz várias vezes sem sucesso... Mas inexplicavelmente,
a poucos minutos atrás eu resolvi refazer todos os passos já feitos seguindo a filosofia do meu antigo mestre de Tae Kuon Do que dizia " A prática leva à repetição".
Então, eu dei os seguintes comandos:
#sudo su
#chown -R myuser.root .wine
Tornando minha a propriedade da pasta .wine.
E para minha surpresa, desta vez funcionou e eu já estava vindo te avisar que resolvi quando vi sua última mensagem.
Agora eu tenho acesso ao wine e aos programas instalados nele.
Continue com esse espírito altruista!!! Assim tenho certeza conseguiremos fazer com que muitos outros façam como eu e passem a usar o Linux deixando o rwindows para os acomodados.
Eu já fui usuário do SCO Unix que rodavan em servidores Cisco e IBM a muitos nos atrás quando trabalhava numa grande empresa de construção civil. Mas, já esqueci muita coisa após tanto tempo (desde 1993) sem utilizar um sistema Unix. Quando surgiu o Linux na década de 90 após minha saida da empresa, eu conheci através da revista geek uma distro Debian que rodava apartir de um disquete de 1.44Mb. Mas, eu apenas testei e voltei para o OSX que era minha pesquisa naquele momento e havia acabado de sair.
Após muitos anos acostumado a usar mais DOS e Win311,  era um novo desafio para mim aprender a usar um novo OS e preferi ficar com Win95 que saiu logo em seguida e depois win98 com o qual permaneci até uns 5 anos atrás, quando finalmente migrei pro XP.
Mas, ele não me satisfazia e eu vivia testando várias distros do Linux até que experimentei Ubuntu 8.04 e passei a acompanhar suas atualizações. A meu ver, a 9.10 não é tão boa quanto a 9.04 que usei até alguns dias atrás... Posso ainda mudar de opinião. Mas, por hora sinto saudades do meu 9.04 e os scripts do Ubuntu Perfeito.
Considero portanto resolvido o problema.
Mais uma vez eu te agradeço por sua ajuda!!!

[]'s,

Silva.
Ubuntu 16.04 LTS