Agradeço a vcs que me responderam, porém não sei se me fiz entender...
Bem, é que eu vou ensinar a todos instalar o Ubuntu de uma vez só. Como vou fazer isso com
apenas um LiveCD? Por isso que perguntei se terei que ter tantas cópias quantas forem as máquinas, ou
poderia instalar da ISO que baixo do site? Para mim ainda não ficou claro, posso instalar o Ubuntu da ISO ou não?
Tenho mesmo que expandi-la para um CD para prosseguir com a instalação?
Vou fazer a instalação em MV sim, mas a dúvida ainda é se terei que ter um CD para cada máquina.
Será que ficou mais claro agora?
Muito obrigada desde já
abraço a todos
Ada
Ada,
isto está parecendo o "samba do crioulo-doido"
Vamos por partes como dizia jack o estripador:
1) Voce quer ensinar oa instalar o Ubuntu OK;
2) você vai fazer isto via maquina virtual, OK
Pergunto:
O sistema operacional das maquinas é Windows? Qual maquina virtual pretende executar?
Então vamos lá.
Para entender:
Num cenário hipotético, Maquina com Windows foi instalado o Virtual box como ambiente virtual.
Neste caso o virtual box aceita uma imagem ISO montando como um live cd ( nas opções de configuração do virtual box => montar ISO )
desta forma basta apenas uma ISO do Ubuntu baixada dos
repositórios.
você instalaria as maquinas virtuais nos computadores, criaria uma partição virtual de digamos 10 gigabytes em modo fixo, ext3 partição Linux, copiaria a ISO baixada ( CD ou pendrive ou hd portátil, só um meio de copia ) em cada maquina num diretório do windows ( pode chamar de Ubuntu por ex )e a seguir selecionaria a montagem da ISO no cd rom virtual do Virtual box, finalmente escolha boot pelo cd rom em primeiro lugar.
Feito isto, é só bootar o Windows, acionar o virtual box, selecionando o disco virtual Ubuntu e começar a aula de instalação.
Para sua aula ser um sucesso, as maquinas deveriam ser idênticas, e testadas previamente antes da aula. Se hardware diferente, teste em cada um dos hardware, pois se o Ubuntu não encontrar algo ( algum dispositivo, etc. ) vai ficar embaraçoso.
Se seu cenário for diverso por favor avise.
[],s