Autor Tópico: Problema com placa de rede  (Lida 2038 vezes)

Offline alsantosss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Problema com placa de rede
« Online: 25 de MAR?O de 2010, 14:46 »
Bom dia amigos,
Eu sou novo no mundo Linux, mas como se tem ouvido muito falar nesse S.O. resolvi me aventurar...
Acontece que instalei ontem o Ubuntu 9.10 em HD diverso daquele onde tenho o Windows xp funcionando, porem depois de baixar as atualizações e reiniciar o micro o windows não localizava mais a placa de rede, emitindo a informação de que o cabo estava desconectado, mas no ubuntu a rede funciona normalmente... algém poderia me ajudar a compreender o que ocorre e solucionar este problema por favor? agradeço a força.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Problema com placa de rede
« Resposta #1 Online: 25 de MAR?O de 2010, 15:08 »
Vc atualizou o Windows ou o Ubuntu? Se foi o Ubuntu, essa do Windows não achar a placa de rede não tem nada a ver com o Ubuntu, é problema do sistema Windows...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline alsantosss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Problema com placa de rede
« Resposta #2 Online: 25 de MAR?O de 2010, 16:12 »
Pois é Velox256, eu imaginei que fosse, então reinstalei todos os drives da placa mãe, pois a placa de rede é onboard, antes de reinstalar o windows... pra testar, e me ocorreu se o ubuntu poderia, por conta de uma configuração errada da rede, impedir o acesso do xp que está em outro HD, à placa... vc saberia me responder?
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2010, 16:14 por alsantosss »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema com placa de rede
« Resposta #3 Online: 25 de MAR?O de 2010, 16:35 »
Olha, tem a ver sim.

Algumas placas de rede têm problemas ao passar de um sistema pro outro. Se não me engano, é um problema relacionado com a interface ACPI.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alsantosss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Problema com placa de rede
« Resposta #4 Online: 25 de MAR?O de 2010, 17:41 »
Bom pessoal, navegando atras de respostas, achei um tópico que descreve exatamente o que estou passando, acredito que o problema possa ter relação, vou tentar a solução,  http://www.guiadohardware.net/comunidade/placa-windows/1005649/

Offline alsantosss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Problema com placa de rede
« Resposta #5 Online: 27 de MAR?O de 2010, 19:23 »
Resolução do problema... ou quase.

Bom pessoal, seguindo as informações do tópico da página acima, eu consegui reestabelecer a comunicação do xp com a placa ethernet, mas assim que usei o Ubuntu de novo, e na sequência acionei o Xp a conexão foi cortada novamente. Então fiz o seguinte:

-Reetabeleci a comunicação da placa com o Xp;
-Alterei o Boot da Máquina para que começasse o boot sempre pelo Xp;
-e para usar o Ubuntu, teclo F8 e altero o boot da máquina para que o Xp não tenha que passar pelo Dual boot do Ubuntu.

Aí dá pra usar os dois normalmente, porém quando você tiver que usar o Xp em sequência após o Ubuntu, tem que desligar a máquina, pois pelo que percebi, quando o Ubuntu faz o desligamento do sistema aparece algo como "desligando o sistema de bus" (é uma tradução + ou - ok), e se for feita apenas a reinicialização da máquina o Xp não consegue religar. 

Obrigado aos que tentaram ajudar.