Autor Tópico: Internet lenta no Ubuntu 9.10  (Lida 4772 vezes)

Offline Fran_Pierri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Online: 24 de MAR?O de 2010, 12:48 »
Seguinte, já vi que tem vários tópicos aqui sobre isso, mas nenhum realmente resolve meu problema, se tiver algum me indique, por favor. Deixa eu explicar.

A internet está disposta da seguinte maneira:

Um PC com Windows XP com moden D-Link 500B [eu sei, é uma porcaria], roteador TP-Link TL-WR642G.

Meu note conectado pelo wireless a isso tudo, com uma conexão de banda larga da Brasil telecom turbo 2Mbps.

Minha internet sempre foi muito lenta, apesar da velocidade. Comecei a realmente me chatear com isso quando na casa de um amigo, sua internet de 1 Mbps faz downloads a 90kbps e a minha não passa de 15 kbps.

É sempre um parto pra usar o torrent, ou qualquer outro tipo de download. E o Firefox anda meio lento também.

Não sei se isso ajuda: [peguei nas especificações do meu note]

Wireless - Wireless 802.11 B/G (Até 54Mbps)

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2010, 13:29 »
a) Quando você faz conexão via XP, a internet continua lenta?
b) Caso positivo, já contatou seu provedor e / ou assistência para verificar seu hardware de conexão?
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 24 de MAR?O de 2010, 14:08 »
Minha primeira sugestão é que ligue o modem diretamente à porta WAN do roteador, se já não tiver feito isso.

Configure o roteador pra fazer a autenticação por PPPoE, fornecendo seu usuario e senha no provedor.

Depois é só conectar um cabo de uma das portas LAN do roteador ao PC com windows, que imagino que seja uma máquina fixa.

Todas as máquinas de sua rede devem se conectar ao roteador usando IP automático (DHCP).

A segunda sugestão é que desative o IPv6 do Ubuntu. Isso é feito adicionando o parâmetro "ipv6.disable=1" aos parâmetros de Boot. Se não me engano, vc tem que mexer no arquivo /etc/grub.conf pra isso, e depois usar o comando "sudo update-grub" pra efetivar as mudanças.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Fran_Pierri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 24 de MAR?O de 2010, 14:19 »
a) Quando você faz conexão via XP, a internet continua lenta?
b) Caso positivo, já contatou seu provedor e / ou assistência para verificar seu hardware de conexão?


Não lembrava como era no XP, de tanto tempo de uso e fui ali fazer uns testes. Assim qeu abri o torrent a taxa de upload já foi lá em cima, bem maior que aqui no Ubuntu.

Coloquei justamente o que estava tentando baixar aqui nesse note, pra não ter diferença de seeds e tudo mais, e foi quase a 100kbps ...

Eu realmente não sei o que pode ser!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 24 de MAR?O de 2010, 14:42 »
Eu estou suspeitando do firewall...

Vamos desativá-lo temporariamente (isso se for um baseado no iptables) só para saber:

Dê o comando: sudo iptables -F e feche e abra o torrent novamente.

Se ficar normal ou não volte a postar
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Fran_Pierri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #5 Online: 24 de MAR?O de 2010, 14:47 »
A segunda sugestão é que desative o IPv6 do Ubuntu. Isso é feito adicionando o parâmetro "ipv6.disable=1" aos parâmetros de Boot. Se não me engano, vc tem que mexer no arquivo /etc/grub.conf pra isso, e depois usar o comando "sudo update-grub" pra efetivar as mudanças.

Não consegui fazer isso.

Tentei de várias formas com os comandos e não consegui.

E a primeira dica que vocẽ me deu, sobre os cabos no moden e roteador, já estão dispostos dessa forma.

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #6 Online: 24 de MAR?O de 2010, 15:25 »
Não sei se tem relação, mas o network-manager não pode estar bagunçando as coisas.
Aqui em casa por exemplo esle está desativado. Só assim consigo configurar meu interfaces e resolv.conf
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Fran_Pierri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #7 Online: 24 de MAR?O de 2010, 15:45 »
Eu estou suspeitando do firewall...

Vamos desativá-lo temporariamente (isso se for um baseado no iptables) só para saber:

Dê o comando: sudo iptables -F e feche e abra o torrent novamente.

Se ficar normal ou não volte a postar

Não deu, não passa de 15 kbps ... claro que o torrent é apenas uma base. Desde as atualizações a pequenos downloads são sempre assim, com baixa velocidade. O upload também fica mais difícil no meu note.

Valeu a ajuda, mas infelizmente não foi.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #8 Online: 24 de MAR?O de 2010, 16:42 »
Já tentou ir no velocímetro do rj.net e ver a velocidade??

http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Fran_Pierri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #9 Online: 24 de MAR?O de 2010, 20:28 »
Testei:

VELOCÍMETRO - RJNET


Velocidade média registrada

223.98 kbps
(sua velocidade atual)

Estatísticas da sua conexão:
Taxa de transferência: 27.45 KB/s

Qualidade da Conexão
Streaming de áudio/vídeo: alta/alta
   
 



Exemplos de download:
Adobe Reader (20,2MB): 12 minutos e 33 segundos;
Mozilla Firefox (4,9MB): 3 minutos e 2 segundos;
WinRAR (1,1MB): 41 segundos.

- Feche as transferências que estiverem ocorrendo.
- Teste baseado na velocidade média de tráfego atual.

Informações:
- Dia: 24/03/10.
- Hora: 20:52:33.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #10 Online: 24 de MAR?O de 2010, 23:31 »
vc está numa conexão wireless, não? Tem como ver como fica conectando por cabo?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #11 Online: 25 de MAR?O de 2010, 00:27 »
Eu ainda acho que é alguma questão de firewall... eu penei aqui para resolver e só consegui quando desativei o meu firewall e implementei o iptables, aí que as coisas mudaram???

Vc usa o firestarter?? Se sim vc tem as portas do bittorrent abertas??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline arturararipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Ruindows Xp
    • Ver perfil
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #12 Online: 30 de MAR?O de 2010, 09:40 »
Baixa algum programa que acelera conexão... No Baixaki você acha alguns para Linux. Dica: Use o Orbit Downloader com o Wine :D
Tenho um blog, logo existo
arturandrade.wordpress.com

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #13 Online: 30 de MAR?O de 2010, 10:08 »
Pergunta besta, o modem dlink por acaso não estaria como roteador? Se sim, temos 'duas camadas' de firewall que podem estar atrapalhando a sua conexão, pois roteador já é um firewall 'natural'. Nesses casos o modem adsl tem que estar em modo bridge e este conectado ao router sem fio, que fará a conexão adsl no provedor de serviços. Pra melhorar ainda mais, vc deve fazer um redirecionamento de portas para o ip do router, assim vc consegue conexões decentes.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet lenta no Ubuntu 9.10
« Resposta #14 Online: 30 de MAR?O de 2010, 10:58 »
Citar
Pra melhorar ainda mais, vc deve fazer um redirecionamento de portas para o ip do router, assim vc consegue conexões decentes.
Isso só é necessário pra torrent e emule. Download normal não é influenciado por isso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D