Autor Tópico: Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema  (Lida 22072 vezes)

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema
« Online: 12 de MAR?O de 2010, 13:23 »
Como sempre vamos por partes...

1. O que é backup ou Ghost?
O correto mesmo é backup, Ghost é um termo que foi utilizado por conta da ferramente "Norton Ghost"que faz exatamente isso: cópias de HDS / PArtições e restauração das mesmas.

2. Para que serve?
Vamos supor que você acabou de formatar e instalar uma distro Ubuntu (com certeza). Tudo funcionando bem, certinho, level... Então você faz as coisas que precisa, instala novos softwares, etc.... E dai vc decide fuçar em alguma configuração que não manja muito e pronto: ferrou tudo... o sistema ficou esquisito, sumiu um ícone, uma função ficou maluca.... Vem o desespero, vc tenta de tudo mas o sistema não volta a ficar como era.... Pronto, entendeu tudo né? Se você tem uma cópia de segurança, não tem problema, pode fuçar a vontade... se der problema vc restaura e ponto final.

3. Vantagens?
A vantagem é a de recuperar o sistema no ponto que foi salvo, tudo certinho, funcionando perfeito. O tempo de restauração também é importante, pois é menor do que formatar, reinstalar tudo de novo...

4. Ok já entendi e quero fazer, como é?
Aqui temos que ter 3 etapas distintas

4.1. Criando o Backup
Abra o gedit, copie e cole o conteúdo abaixo e salve como backup.sh

tar cvpzf 2010.tgz --exclude=/proc --exclude=/lost+found --exclude=/dev --exclude=/mnt --exclude=/sys --exclude=/home --exclude /usr/share/metacity/icons /

Vamos entender o que ele faz
tar cvpzf 2010.tgz   <--- aqui estamos mandando criar uma cópia compactada para dentro do arquivo 2010.tgz  Pode ter outro nome? sim, pode ser qualquer coisa com a extensão tgz Seja prudente com o nome evite espaços, se for o caso coloque o "_" ex.: meu_backup.tgz
para saber outros parâmetros do tar abra o terminal e escreva tar -help ele listará as opções
c: cria um arquivo novo
v: verbose, lista os arquivos que estão sendo usados (compactando / descompactando)
p: vai preservar as permissões dos arquivos originais
z: filtra pacotes com gzip
f: usar arquivo de dados
--exclude=/proc  <--- o comando deixará de fora do backup a pasta referenciada, aqui no caso a pasta deixada de fora é a proc

Atenção1: algumas pessoas recomendam NÁO retirar a pasta /dev  no geral ela ocupa 400 megas.... Fica a seu critério

Atenção2: o recomendável para sistemas é ter uma partiçao com o Sistema Operacional, outra para SWAP e outra para arquivos pessoais (home).

Aqui no nosso comando retiramos a pasta HOME do backup pois está em outra partição.

Atenção3: ANTEs de começar o backup, limpe as pasta "temporárias" como a /temp e a de cache de programas
sudo apt-get clean

Ao rodar o script ele começará a indicar as pastas que estão sendo adicionadas, isso leva algum tempinho.

4.2. Movendo o arquivo para outro local
Ao realizar o backup o arquivo 2010.tgz foi criado na pasta / (raiz)
Se você deseja mover para outro lugar, outra partição, etc faça o seguinte:

cd /
sudo mv -f 2010.tgz /home

vai até o diretório raiz, e em seguida o comando vai MOVER forçando (-f) para a pasta especificada, aqui no caso é a /home/   Aqui nosso arquivo se chama 2010.tgz que é o mesmo nome que demos ao criar o arquivo.

4.3. Restaurando o backup
Pronto, necessita restaurar? no terminal ou por meio de um script faça:

tar xvpfz backup.tgz -C /

O que ele faz?
x: extrai arquivos de um pacote
v: verbose, vai listar o que está fazendo
p: vai extrair com as permissões originais
f: filtra os arquivos
z: usa o gzip


Bom basicamente é isso ! Se algum colega puder opinar, sugerir ou melhorar, agradeço.
Abraço e bom proveito a todos.

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema
« Resposta #1 Online: 12 de MAR?O de 2010, 15:33 »
Acho que o Remastersys faz isso de uma maneira mais prática...
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2010, 11:49 por aniquilator »

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema
« Resposta #2 Online: 12 de MAR?O de 2010, 23:56 »
Acho que o Remasterys faz isso de uma maneira mais prática...

Na verdade acho que não, explico:

1. o remastersys deve ser baixado e instalado junto várias libs:
http://www.geekconnection.org/remastersys/repository/karmic/

2. após instalado na hora de fazer o backup NÀO há opção para remover pastas, então ele vai compactar TUDO, o que não é bom...

3. por fim, por conta dele compactar tudo ele não consegue concluir o processo pois ele ultrapassa o limite por ele mesmo criado...
http://img695.imageshack.us/img695/415/remaster.jpg

Não achei nenhum lugar no programa que permitisse escolher o que compactar, ou nenhuma outra opçao nesse sentido... Se vc puder esclarece agradeço !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema
« Resposta #3 Online: 13 de MAR?O de 2010, 00:14 »
Otimo tutorial companheiro mkleber parabens estava precisando mesmo de umas dicas de back-up. Ja foi para os favoritos.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema
« Resposta #4 Online: 13 de MAR?O de 2010, 00:36 »
Boa dica amigo!!  ;)


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Holmes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Usuário Linux desde final de 2009.
    • Ver perfil
    • holmeslinux
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema
« Resposta #6 Online: 13 de MAR?O de 2010, 11:07 »
Oi pessoal,

Encontrei isto, talvez possa ajudar na discussão sobre backup:

1) http://www.muylinux.com/2008/11/19/como-crear-copias-de-seguridad-de-tu-ubuntu-y-luego-restaurarlas/

2) http://www.muylinux.com/2009/01/15/21-herramientas-de-backup-para-linux/

Vlw, Viva 8)

Alguém testou essas alternativas ???

Amigo, parabéns pelo seu Artigo !!!!!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema
« Resposta #7 Online: 13 de MAR?O de 2010, 11:22 »
Essa dica é tipo um backup geral de todas as pastas, igual o Time Machine da Apple?

Ou faz backups só dos arquivos mais importantes do sistema, tipo a restauração do sistema do Windows?

Se for igual a restauração do sistema, igual no Windows, é melhor. Legal a dica!  ;)
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema
« Resposta #8 Online: 13 de MAR?O de 2010, 11:48 »
Usei o Remastersys como teste, e ele tem todas as opções que vc listou acima, mas com interface gráfica, não tive problema algum e criei uma ISO perfeita, não inclui a /Home, limpei o cache e o /Temp, fiz isso com o U 9.10, acredito que o Remastersys seja a interface gráfica para os comandos do terminal, não estou desmerecendo o uso do terminal, só dei mas uma opção....

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema
« Resposta #9 Online: 14 de MAR?O de 2010, 10:42 »
Usei o Remastersys como teste, e ele tem todas as opções que vc listou acima, mas com interface gráfica, não tive problema algum e criei uma ISO perfeita, não inclui a /Home, limpei o cache e o /Temp, fiz isso com o U 9.10, acredito que o Remastersys seja a interface gráfica para os comandos do terminal, não estou desmerecendo o uso do terminal, só dei mas uma opção....

Opa, fucei mais no bicho e é verdade, ANTES de mandar fazer a cópia ele tem uma opção Modify, que permite mudar o nome da iso e excluir o que não se quer na ISO. Infelizmente mesmo assim enquanto minha compactada ficou com 1.1 GB na iso ele ficou com 6.5 GB !!! não cabe numa mídia a não ser uma dual-layer....

Mesmo assim valeu a dica !

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
melhor programa para GHOST
« Resposta #10 Online: 18 de MAR?O de 2010, 00:43 »
Bom, testei o link de programas para backup informado pelos amigos.... testei UM POR UM...

Na minha opinião o CloneZilla é o melhor... ele tem a mesma pegada do GHOST....  ou seja, você cria um disco de boot com ele,
boota, escolhe se vai montar direto em um disco com várias partições o ponto de backup, ou escolhe outro disco ou recurso (usb, etc). Em seguida, escolhe o que quer duplicar (disco inteiro ou partição) e salvar para imagem. Escolhe então qual partição vai duplicar. Senta e relaxa....  Em uma partição que tenho com quase 7 gigas de dados ele fez o backup para um arquivo com 1.1 GB !!! excelente redução de espaço e isso em modo NORMAL, não fucei em nenhuma opção avançada (ele permite fazer isso).

Basicamente é bootar, escolher aonde vai gravar, escolher o que vai gravar (disco ou partição) e escolher qual vai salvar...

Fica a dica, com certeza minha solução de backup é essa

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema
« Resposta #11 Online: 19 de MAR?O de 2010, 12:54 »

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema
« Resposta #12 Online: 19 de MAR?O de 2010, 13:42 »
Eu particularmente gosto do Back in time
já que só faço backup do /home e do /etc, nunca fiz de outros diretórios do sistema para ver se é bom.


Offline Holmes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Usuário Linux desde final de 2009.
    • Ver perfil
    • holmeslinux
Re: Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema
« Resposta #13 Online: 19 de MAR?O de 2010, 15:12 »
Xterminator,

Ótima dica! Encontrei um tutorial de uso do Back in Time:

http://ubuntu-br.ning.com/profiles/blogs/fazendo-backups-automaticos

Vlw, Viva 8)
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Backup - ghost - Fazendo cópias e restaurando o Sistema
« Resposta #14 Online: 19 de MAR?O de 2010, 18:05 »
Não consigo fazer backup completo com o meu remastersys, no lugar que era pra aparecer a .iso aparece só umas pastas, alguém sabe o porque?

Eu particularmente gosto do Back in time
já que só faço backup do /home e do /etc, nunca fiz de outros diretórios do sistema para ver se é bom.
Boa dica, esses backup são salvos em que formato? Posso criar um liveCD de restauração com ele?

Xterminator,

Ótima dica! Encontrei um tutorial de uso do Back in Time:

http://ubuntu-br.ning.com/profiles/blogs/fazendo-backups-automaticos

Vlw, Viva 8)
Valeu pela dica do tuto!!  ;)
Esse Back in time é bem intuitivo! ^^


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real