Autor Tópico: Partição do ubuntu particionada  (Lida 2050 vezes)

Offline Raizdecimal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Partição do ubuntu particionada
« Online: 09 de MAR?O de 2010, 19:23 »
Queria saber o motivo pelo qual a partição do meu ubuntu está dividida em várias outras como aparece aqui:http://img198.imageshack.us/img198/9175/screenshot0012u.png.

Offline Banys

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Partição do ubuntu particionada
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2010, 20:24 »
É porque foi definina na instalação do linux esta área como partição extendida quando na verdade deveria ter optado por primária. Não sei explicar ao certo porque a extendida funciona assim mas, aproveitando, quem puder dar uma explicada, qual a diferença entre partição extendida e primária? 

Online platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Partição do ubuntu particionada
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2010, 20:47 »
Ola, em um disco rigido vc pode criar somente 4 partiçoes primarias e nada mais, entao se vc quer ter mais partiçoes no seu disco tera que criar uma partição estendida, que e como se fosse um "conteiner" em que serao guardadas as partiçoes logicas, entao temos que criar a partição estendida obrigatoriamente para podermos criar uma partição logica.

particoes primarias por disco --->4
partiçoes estendidas por disco --->1
particoes logicas por disco --->mais de 50
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2010, 20:49 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Raizdecimal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Partição do ubuntu particionada
« Resposta #3 Online: 09 de MAR?O de 2010, 20:55 »
hmmm... então existem mais que um S.O. naquela partição?
É verdade que, de um tempo para cá, quando eu inicio o meu pc aparecem opções mais ou menos assim:

 -> ubuntu 9.10
 -> ubuntu 9.10 recovery mode
 -> ubuntu 9.10
 -> ubuntu 9.10 recovery mode
 -> memory test
 -> windows xp pro sp 3

E quando eu tento iniciar a primeira partição do ubuntu dá um erro. Eu só consigo entrar iniciando a outra, eu acho.
Isso tem alguma coisa a ver?

Online platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Partição do ubuntu particionada
« Resposta #4 Online: 09 de MAR?O de 2010, 21:16 »
Ola, olhando a imagem da para ver claramente o seu particionameto a primeira partição sda1 esta o Uindows depois vc observa que vem a estendida que o "conteiner" que falei como exemplo sda2 e depois vem a instalação do linux com o diretorio raiz e depois a swap. Cada partição tem o seu sistema de arquivos.

Vc so tem 2 sistemas operativos instalados, nao tem 2 ubuntu's instalados isso e um erro do menu do grub.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997